Ultimas

TNA: Os 10 melhores combates de Samoa Joe

Samoa Joe lutou na TNA entre 2005 e 2015
Figura incontornĂ¡vel dos anos dourados da Total Nonstop Action (TNA), Samoa Joe esteve na promotora entre 2005 e 2015 e conquistou tudo o que havia para ganhar, depois de ter despontado em vĂ¡rias companhias, nomeadamente a Ring of Honor (ROH).
 
Nascido a 17 de março de 1979 em Orange County, no estado norte-americano da CalifĂ³rnia, Nuufolau Joel Seanoa de seu nome verdadeiro praticou judo e futebol americano e foi um corretor de hipotecas antes de debutar nos ringues da UIWA West Coast Dojo em dezembro de 1999.
 
No ano seguinte assinou pela entĂ£o plataforma de desenvolvimento da WWF, a Ultimate Pro Wrestling (UPW), tendo protagonizado uma rivalidade com John Cena. ApĂ³s uma passagem pela japonesa Pro Wrestling Zero-One, e numa altura em que era uma das caras da ROH, assinou pela TNA a 14 de junho de 2005.
 
AlĂ©m de nĂ£o ter sofrido qualquer derrota por assentamento ou submissĂ£o no primeiro ano e meio na promotora, The Samoan Submission Machine conquistou o TNA World Heavyweight Championship (uma vez), o TNA Television Championship (uma), o TNA X Division Championship (cinco) e o TNA World Tag Team Championship (duas, uma sozinho e outra com Magnus) ao longo de uma dĂ©cada.
 
Vale por isso a pena recordar os dez melhores combates de Samoa Joe na TNA, por ordem cronolĂ³gica.
 
 
Samoa Joe vs. Chris Sabin
Em estreia pela TNA, Samoa Joe venceu facilmente Sonjay Dutt no Slammiversary 2005. Cinco dias depois, no Impact! de 24 de junho, bateu Delirious.
No episĂ³dio de 8 de julho, Joe apareceu apĂ³s uma vitĂ³ria de Chris Sabin sobre David Young para atacar e aplicar uma submissĂ£o em Sabin. Nessa mesma noite, The Samoan Submission Machine derrotou Elix Skipper e Shark Boy num combate ameaça tripla.
Na semana seguinte, Sabin interferiu num combate entre a Team Canada (Petey Willams e Eric Young) e a dupla composta por Joe e Christopher Daniels, atacando Joe, com quem foi lutar para os bastidores, o que levou Ă  marcaĂ§Ă£o de um combate entre ambos para o No Surrender.
 
 
 
Sacrifice 2005
Final do torneio TNA Super X Cup 2005 para determinar o candidato principal ao TNA X Division Championship:
No verĂ£o de 2005, a TNA levou a cabo o torneio de oito homens Super X Cup para determinar o candidato principal ao TNA X Division Championship.
Samoa Joe qualificou-se para a final apĂ³s eliminar Sonjay Dutt e Alex Shelley, marcando encontro com AJ Styles, que tinha afastado Matt Bentley e Petey Williams.
 
 
 
Unbreakable 2005
TNA X Division Championship:
Christopher Daniels (c) vs. AJ Styles vs. Samoa Joe
Na final do torneio TNA Super X Cup 2005, no Sacrifice, Joe bateu Styles via submissĂ£o apĂ³s interferĂªncia de Christopher Daniels para ganhar uma oportunidade pelo tĂ­tulo.
No episĂ³dio de 19 de agosto do TNA Impact!, foi anunciado que Daniels ia defender o tĂ­tulo diante de Joe no Unbreakable. Contudo, nessa mesma noite Daniels atacou Joe atĂ© Styles aparecer e atacar Daniels, em retaliaĂ§Ă£o pela interferĂªncia no Sacrifice.
Daniels exigiu aos responsĂ¡veis da NWA que suspendessem Styles, mas, em vez disso, o dirigente Larry Zbyszko adicionou Styles ao combate pelo X Division Championship.
 
 
 
Turning Point 2005
TNA X Division Championship:
No Unbreakable, num combate descrito como de sonho e que atĂ© mereceu a rara atribuiĂ§Ă£o de cinco estrelas pelo jornalista Dave Meltzer, AJ Styles conquistou o X Division Championship ao bater o atĂ© entĂ£o campeĂ£o Christopher Daniels e Samoa Joe num three way match.
Entretanto, Styles defendeu o tĂ­tulo com sucesso diante de Christopher Daniels num Ironman match de 30 minutos, no Bound For Glory.
Semanas depois, no Genesis, Styles bateu Petey Williams para reter o cinturĂ£o. No mesmo evento, Samoa Joe e Christopher Daniels foram os Ăºnicos sobreviventes da Team Ministry num 4 vs. 4 Tag Team Elimination match frente Ă  equipa de Austin Aries, Chris Sabin, Matt Bentley e Sonjay Dutt. No entanto, apĂ³s o Joe atacou brutalmente Daniels, deixando-o lesionado e afastado dos ringues durante algumas semanas.
Contudo, Styles acusou Joe de violar o cĂ³digo de conduta nĂ£o escrito da X Division e quis defender o tĂ­tulo frente ao Samoan Submission Machine no Turning Point, lançando o desafio no episĂ³dio de 19 de novembro do Impact!. Joe aceitou e, duas semanas depois, atacou Styles, afirmando que nĂ£o quer saber do cĂ³digo de conduta da X Division.
 
 
 
Final Resolution 2006
TNA X Division Championship:
Samoa Joe (c) vs. Christopher Daniels
No Turning Point, Samoa Joe conquistou o TNA X Division Championship ao bater AJ Styles. ApĂ³s o combate, Joe tentou atacar Styles de forma semelhante Ă  que fez com Daniels no Genesis, mas Daniels apareceu para salvar Styles.
Isto levou Ă  marcaĂ§Ă£o de um combate pelo tĂ­tulo entre Samoa Joe e Christopher Daniels para o Final Resolution.
 
 
 
Impact! (13 de abril de 2006)
TNA X Division Championship:
Christopher Daniels (c) vs. Samoa Joe
No Against All Odds, Samoa Joe reteve o tĂ­tulo diante de Christopher Daniels e AJ Styles ao fazer o assentamento em Styles apĂ³s um Muscle Buster.
No pay-per-view seguinte, o Destination X, Christopher Daniels conquistou o TNA X Division Championship num Ultimate X match.
No episĂ³dio de 25 de março do Impact!, Larry Zbyszko anunciou que Samoa Joe seria retirado da X Division no evento Lockdown. 
PorĂ©m, no episĂ³dio de 1 de abril, Joe bateu Alex Shelley, Sonjay Dutt e Chris Sabin para se ganhar o direito de defrontar o campeĂ£o Christopher Daniels pelo TNA X Division Championship quase duas semanas depois, no primeiro Impact! a uma quinta-feira Ă  noite, a 13 de abril.
 
 
 
Genesis 2006
Kurt Angle fez a sua estreia na TNA a 19 de outubro de 2006, confrontando Samoa Joe, que se recusou a abrir mĂ£o do cinturĂ£o do NWA World Heavyweight Championship que havia roubado a Jeff Jarrett. Angle e Joe acabaram por se envolver numa rixa, o que permitiu a Jarrett recuperar o tĂ­tulo.
TrĂªs dias depois, no Bound For Glory, Angle e Joe voltaram a envolver-se numa brawl durante o combate entre Jarrett e Sting pelo NWA World Heavyweight Championship, no qual Kurt Angle desempenhava as funções de special enforcer.
No episĂ³dio de 16 de novembro do Impact!, Angle debutou nos ringues da TNA com uma vitĂ³ria sobre Abyss alcançada via submissĂ£o, atravĂ©s de um Ankle Lock, mas foi atacado por Joe apĂ³s o combate.
 
 
 
Turning Point 2006
No Genesis, Kurt Angle venceu Samoa Joe via submissĂ£o, atravĂ©s de um Ankle Lock, impondo a primeira derrota de Joe na TNA, em 18 meses na companhia. ApĂ³s o combate, Joe disse que Angle foi o melhor homem naquela noite, mas pediu uma desforra e propor um aperto de mĂ£os, mas o pedido foi recusado por Angle, que deixou o ringue.
No entanto, acabou por ser mesmo marcado novo combate entre ambos para o Turning Point.
 
 
 
Lockdown 2008
Six Sides of Steel Cage match pelo TNA World Heavyweight Championship
ApĂ³s The Unlikely Alliance (Christian Cage, Kevin Nash e Samoa Joe) ter vencido The Angle Alliance (AJ StylesKurt Angle e Tomko) no Destination X 2008, foi marcado um Six Sides of Steel Cage match para o Lockdown 2008 entre o campeĂ£o Kurt Angle e Samoa Joe pelo TNA World Heavyweight Championship durante o episĂ³dio de 13 de março do TNA Impact!. No mesmo episĂ³dio, Joe afirmou que abandonaria a TNA caso nĂ£o conquistasse o tĂ­tulo.
Entretanto, Joe nĂ£o foi visto na programaĂ§Ă£o semanal da TNA durante vĂ¡rias semanas, por estar a treinar especificamente para o combate.
No episĂ³dio de 10 de abril, foi assinado o contrato do combate entre Angle e Joe, que jĂ¡ se tinham defrontado no Genesis e no Turning Point em 2006 e no Final Resolution e no Hard Justice em 2007.
 
 
 
Turning Point 2009
AJ Styles (c) vs. Daniels vs. Samoa Joe
No Bound for Glory 2009, AJ Styles bateu Sting para reter o TNA World Heavyweight Championship, colocando um ponto final Ă  invencibilidade do The Icon no maior evento do ano da companhia.
Nas semanas que se seguiram, Styles foi atacado por um atacante anĂ³nimo no backstage, o que o levou a acreditar que teria sido Samoa Joe ou Christopher Daniels a atacĂ¡-lo, o que levou Ă  marcaĂ§Ă£o de um combate entre os trĂªs, com o tĂ­tulo em jogo, para o Turning Point.
No episĂ³dio de 5 de novembro do Impact!, Daniels confrontou Styles e disse que era tĂ£o bom wrestler quanto ele, mas que nĂ£o lhe eram dadas as mesmas oportunidades.
 




 

Com tecnologia do Blogger.