Ultimas

OH YOU DIDN'T KNOW? #10 | CAPITOL SPORTS PROMOTIONS - A JOIA PERDIDA DO ATLÂNTICO

 



“Capitol Sports Promotions – A joia perdida 

do Atlântico



A nível mundial, as grandes referências no ProWrestling no que toca tanto à cultura como às companhias mais influentes são o Japão, Estados Unidos da América, México, Canadá, Reino Unido e Alemanha. No entanto há outros países/estados onde a História do ProWrestling é riquíssima e ainda não lhes é reconhecida a devida importância, sendo Porto Rico um dos mais importantes. Apesar de Porto Rico ser um território administrado politicamente pelos Estados Unidos, é uma Estado Livre com cultura predominantemente de origem latina.

            Apesar de atualmente existirem duas grandes companhias na ilha, sendo elas a World Wrestling Council (WWC) e a International Wrestling Association Puerto Rico (IWA-PR), hoje vamo-nos focar na WWC e naquela que foi uma das grandes promoções a nível mundial nos anos 70 e 80 do século passado.

            A actual World Wrestling Council foi criada em 1973 por Victor Jovica, Carlos Colón e Gorilla Monsoon com o nome original de Capitol Sports Promotions. Até final da década de 80 foi afiliada da National Wrestling Alliance (NWA) o que permitiu que várias lendas (principalmente) norte americanas atuassem em território porto-riquenho durante mais de 15 anos.



Posters de eventos da Capitol Sports Promotions

(fonte: Pinterest e WrestlingClassics.com)


            Inicialmente a promoção contava com 4 títulos principais, o WWC Puerto Rico Heavyweight Championship, o WWC Caribbean Heavyweight Championship, o WWC North American Heavyweight Championship e o WWC Tag Team Championship. Bruno Sammartino, Randy Savage, Terry Funk, Dory Funk, Carlos Colón, Abdullah the Butcher, Pedro Morales, Ox Baker, Ernie Ladd, Chief Jay Strongbow e Mr. Fuji são alguns dos nomes sonantes que detiveram alguns destes títulos.                                                

            Alguns anos depois foram acrescentados o WWC Universal Heavyweight Championship, o WWC Junior Heavyweight Championship e o WWC Women’s Championship. Para além de muitos dos nomes acima, campeões notáveis destes títulos foram Hercules Ayala, Jerry Brisco, Bertha Faye e Wendi Richter.




Carlos Colón e Hercules Ayala como WWC Champions, respetivamente

(fonte: Shitloads Of Wrestling e Slam Wrestling)


A Capitol Sports Promotions apostou num estilo brawl e hardcore como marca tradicional da empresa, o que gerou uma enorme onda de popularidade em volta da promoção. A companhia começou assim a ter capacidade para realizar eventos em toda a ilha, incluindo nas cidades menos habitadas e sempre com grandes resultados a partir do final da década de 70.

            Com cada vez mais assistência, quer ao vivo quer televisiva, a Capitol Sports Promotions era considerada um dos “hot territory” da NWA (termo muito utilizado nas décadas de 50-90), o que levou que o NWA Worlds Heavyweight Championship tivesse sido disputado no terreno por diversas vezes; Ric Flair foi o wrestler que mais vezes atuou na Capitol Sports Promotions como Campeão Mundial da NWA. 





Posters de eventos da Capitol Sports Promotions

(fonte: Reddit e Twitter)


Em 1988, com o infame episódio do homicídio do lendário Bruiser Brody a companhia sofreu perdas avultadas de receita entrando num período de declínio. A recuperação da empresa só se verificou a meio da primeira década dos anos 2000, mas nunca com o sucesso que outrora registou.


E assim acabo o 10º artigo da minha rubrica no WrestlingNotícias! Prometo voltar com mais novidades e até lá… OH YOU DIDN’T KNOW?


Com tecnologia do Blogger.