Ultimas

OH YOU DIDN'T KNOW? #3 | A MELHOR INTERPROMOTIONAL FEUD DA HISTÓRIA


“A melhor interpromotional feud da História: Ring Of Honor vs. Combat Zone Wrestling” 


O meu nome é João Sousa e a rubrica "Oh You Didn't Know?" está de regresso! Em cada edição vou abordar um acontecimento marcante da História do ProWrestling ou uma tema para debatermos as nossas opiniões. Espero que gostem!  

Como já é hábito vou realizar um breve resumo para assim criar uma atmosfera histórica indispensável ao assunto desta edição.

Vou começar pela Combat Zone Wrestling (CZW) uma vez que foi a promoção, das duas, que foi fundada primeiro. De volta a 1999, influenciados por companhias como a Extreme Championship Wrestling (ECW) e a Frontier Martial-Arts Wrestling (FMW) John Zandig, Lobo, T.C.K, Ric Blade e os irmãos Nick Gage e Justice Pain criaram a CZW. Sediada inicialmente em cidades de Nova Jérsia, como Mantua e Sewell, passou a ser residente em Filadélfia na Pensilvânia, em 2001, utilizando a Viking Hall (também conhecida como ECW Arena, Alhambra Arena, Asylum Arena, 2300 Arena, entre outros) para realizar os seus eventos. A CZW procurou implementar nos Estados Unidos da América a vertente de “Deathmatch” e “Ultraviolent” que no Japão já era um sucesso mas no continente Americano ainda não tinha ganho uma forte notoriedade. Através do uso recorrente de objetos como pioneses, arame farpado, lâmpadas, vidros ou até do recurso ao fogo, a Combat Zone Wrestling rapidamente começou a ser conhecida, gerando reações de todos os tipos desde os fãs “quase religiosamente” fiéis aos críticos que consideravam este tipo de ProWrestling descabido e demasiado perigoso.
Lobo após se tornar o primeiro campeão Iron Man da CZW, “CZW Opening Night”, 1999. (fonte: CZWrestling


Relativamente à Ring Of Honor (ROH) esta foi fundada em 2002 por Rob Feinstein. Numa perspetiva totalmente oposta à da CZW, a ROH implementou com o seu pilar fundamental o aspeto “Puro” do ProWrestling, formando lutadores especializados em Técnica, Submissões, Striking e Strong Style e tendo como principais influências companhias como a All Japan Pro Wrestling (AJPW), a New Japan Pro Wrestling (NJPW) ou até a Pro Wrestling NOAH (NOAH). Com sede, originalmente, em Filadélfia, a ROH realizava os seus eventos em arenas como o Murphy Recreation Center e o Pennsylvania National Guard Armony. A ROH facilmente criou uma grande falange de fãs e rapidamente agitou o panorama do ProWrestling não só no estado da Pennsylvania como também pelo país inteiro, à semelhança da CZW.
Low-Ki como o primeiro campeão Mundial da ROH, “ROH Honor Invades Boston”, 2002. (fonte: WordPress

Como já foi referido o estilo bem vincado das duas companhias gerou um enorme foco de atenção e uma legião de fãs cada vez mais numerosos e leais; os eventos principais de cada promoção davam grande enfoque nas vertentes de ProWrestling que enfatizavam; relativamente à Combat Zone Wrestling torneios como o “Tournament Of Death” (TOD), torneio de “Deathmatch” que durante anos foi o mais prestigiado nos EUA, ou o seu evento anual principal a “Cage Of Death” (COD), onde acontecem combates dentro de uma jaula de grande altitude, com a presença de todo o tipo de objetos exteriores e onde aconteceram muitos dos spots mais infames da História do Wrestling; no que toca à Ring Of Honor, competições como o “Survival Of The Fittest” (SOFT), torneio que se baseava sobretudo nos estilos de Striking e Strong Style, ou o seu evento anual primordial o “Final Battle” ou o “Anniversary Show”, contando já com inúmeros combates altamente cotados e de proporções lendárias.

Sick Nick Mondo após perder na final do primeiro TOD, “CZW Zandig’s Ultraviolent Tournament Of Death”, 2002. (fonte: DeviantArt)

Team Ca$h contra Team BLKOUT, “CZW Cage Of Death VI”, 2004. (fonte: CZWstudios)

Os posters dos primeiros Survival Of The Fittest da ROH, respetivamente, 2004, 2005. (fonte: Letterboxd e Inside Pulse)

Combate Triple Threat entre Paul London, Low-Ki e AJ Styles, ”ROH One Year Anniversary Show”, 2003. (fonte: ROHfans

O contraste extremo de estilos e a proximidade geográfica começou a despoletar o crescimento de uma rivalidade entre as duas companhias, que se começou a fazer sentir em meados de 2004 até que no final de 2005 a guerra, oficialmente, rebentou! Tudo começou na “Cage Of Death VII” quando Chris Hero (que na altura era um dos CZW World Tag Team Champions juntamente com Claudio Castagnoli) cortou uma shoot promo em Bryan Danielson. Hero disse que Danielson defendia o título mundial da ROH (ROH World title) contra vários wrestlers do Japão e da Total Non-Stop Action Wrestling (TNA) mas que tinha receio de o defender contra qualquer lutador da CZW. Nas semanas seguintes à COD, no seu podcast, Hero continuou a sublinhar os medos de Danielson até que numa das emissões (esta realizada em direto) recebeu uma “encomenda” da ROH onde tinha um contrato com a assinatura de Bryan e o nome do adversário num espaço em branco para um combate pelo título mundial da ROH.



Excerto da reação de Chris Hero ao ter recebido a encomenda da ROH, ”Chris Hero Live Journal”, 2006. (fonte: Chris Hero Live Journal

No dia 14 de janeiro de 2006, tanto a CZW como a ROH realizaram eventos na New Alhambra Arena (ECW Arena), atuando a CZW (“CZW An Afternoon Of Main Events”) na parte da tarde e a ROH (“ROH Hell Freezes Over”) à noite. Hero no decorrer do evento da CZW continuou a denegrir Danielson, mas este que se encontrava no meio público, interrompeu-o e deixou a atmosfera de “Main Event” a pairar na arena. Já durante o evento da ROH, Bryan ainda antes de lutar com Hero derrota Homicide e Roderick Strong para se tornar no novo campeão mundial da FIP (FIP World Heavyweight title); no Main Event Bryan derrota Chris (acompanhado no seu canto por Bryan Remsburg, Necro Butcher, Adam Flash e Nate Webb) num clássico de quase 30 minutos para reter o seu título mundial da ROH. De salientar que durante todo o combate a equipa de comentadores da ROH, composta por Dave Prazak, Jimmy Bower e Lenny Leonard, tentou diminuir o talento de Hero dizendo que ele não era bom o suficiente para estar ali e que nunca teria lugar na ROH.
Bryan Danielson contra Chris Hero, ”ROH Hell Freezes Over”, 2006. (fonte: Medium

Duas semanas depois, dia 27 de janeiro, no evento “Tag Wars 2006” da ROH, Chris Hero e Necro Butcher sentaram-se na primeira fila da plateia. Tudo correu sem sobressaltos até Ace Steel que estava a combater contra Sterling James Keenan (aka Corey Graves) pegar num micro e insultar Hero e Necro, chegando mesmo a dizer que Necro era uma "wrestler de m*rda", fazendo assim com que Hero e Necro saltassem as barreiras e tentassem invadir o ringue; mal isto aconteceu o plantel da ROH correu para o ringue e conseguiu demover os dois lutadores da CZW, enquanto o público exaltava cânticos como “F*ck you Hero” ou “F*ck CZW”, começando-se a adensar a rivalidade tanto entre as duas companhias como entre os próprios fãs. Ainda durante os confrontos, Jim Cornette levou um soco que resultou na perda de um dente. Após conseguirem expulsar os wrestlers da CZW do edifício, Cornette fez uma duríssima shoot promo na CZW e nos estilos Hardcore e Deathmatch de ProWrestling.

 
Necro Butcher e Chris Hero prestes a invadir o ringue da ROH, ”ROH Tag Wars”, 2006. (fonte: YouTube)

Jim Cornette ensanguentado enquanto fazia a shoot promo, ”ROH Tag Wars”, 2006. (fonte: YouTube

Um dia depois, dia 28 de janeiro, no evento da ROH “Dissension”, Adam Pearce tinha acabado de vencer enfaticamente Jay Fury, e Jim Cornette encontrava-se no ringue. Eis então que Cornette consegue ver Necro Butcher no meio do público e começou a berrar com ele, chegando a dizer: "Eu vou lutar contigo porque mesmo que eu não seja um wrestler tu também não o és". Necro após ouvir as palavras de Cornette salta as grades e começa uma violenta brawl com Adam Pearce. Após esta altercação Chris Hero no seu diário/jornal online afirmou que uma invasão estava para acontecer.

 
Brawl entre Necro Butcher e Adam Pearce, ”ROH Dissension”, 2006. (fonte: YouTube

Um mês depois, dia 25 de fevereiro, durante o “ROH Fourth Anniversary Show”, seis wrestlers da CZW invadiram o ringue e começaram a lutar com os wrestlers da ROH. Chris Hero liderou as tropas da CZW. Mais uma vez, os lutadores da CZW foram escoltados para fora do edifício.
Brawl entre Chris Hero e Samoa Joe, ”ROH Fourth Anniversary Show”, 2006. (fonte: YouTube

No mês seguinte, mais precisamente no dia 11 de março, a CZW e a ROH realizaram outro evento duplo na ECW Arena. No evento da CZW, “CZW When 2 Worlds Collide” aconteceram dois combates que puseram talentos da CZW contra talentos da ROH; no primeiro combate Justice Pain (CZW) derrota El Generico (ROH) e no Main Event, num combate Six-Man Tag Team, os Generation Next (Austin Aries, Matt Sydal e Roderick Strong) (ROH) derrotaram os BLKOUT (Eddie Kingston e Ruckus) juntamente com Necro Butcher (CZW). No decorrer da noite já no evento da ROH, “ROH Arena Warfare”, BJ Whitmer estava programado para lutar contra Necro mas este ainda não tinha aparecido, e então começou a insultar a CZW; eis que aparece Super Dragon ataca Whitmer, e em seguida mais wrestlers da CZW apareceram e amarraram Whitmer às cordas; enquanto isto apareceu o patrão e fundador da CZW, John Zandig, que agrafou bilhetes da ROH à testa de BJ Whitmer e no fim pintou CZW por cima do logótipo da ROH.
John Zandig agrafa bilhetes do evento da ROH na testa de BJ Whitmer, ”ROH Arena Warfare”, 2006. (fonte: YouTube)

John Zandig pinta CZW por cima do logo da ROH, ”ROH Arena Warfare”, 2006. (fonte: YouTube


Dia 22 de abril, no evento “ROH The 100th Show”, houve o primeiro grande combate CZW vs. ROH; para garantir a imparcialidade houve um árbitro da CZW e outro da ROH no combate Six-Man Tag Team No-Disqualification, onde a Team CZW composta por Chris Hero, Super Dragon de Necro Butcher derrotou a Team ROH composta por Samoa Joe, BJ Whitmer e Adam Pearce. Este foi provavelmente um dos combates mais intensos da História, onde a rivalidade até entre fãs das duas companhias se fez sentir pois houveram imensos desacatos.
Samoa Joe verifica o estado de Adam Pearce, ”ROH The 100th Show”, 2006. (fonte: Desconhecida)

Super Dragon a provocar os fãs da ROH após da vitória da Team CZW, ”ROH The 100th Show”, 2006. (fonte: CZWfans

No fim do combate alguns wrestlers da ROH tentaram salvar os seus companheiros como foi o caso de Claudio Castagnoli. Claudio chega ao ringue e tudo indica que ia atacar o seu antigo parceiro de equipa, Chris Hero, mas quando nada o fazia esperar ataca Samoa Joe e passa para o lado da CZW, voltando assim à sua companhia original e voltando a formar junto com Hero, os Kings Of Wrestling.
Claudio Castagnoli atraiçoo-a ROH e regressa à CZW, ”ROH The 100th Show”, 2006. (fonte: YouTube

Depois de constantes interferências nos shows das duas companhias foi revelado que no evento da ROH, “Death Before Dishonor”, que a CZW iria enfrentar a ROH num combate “Cage Of Death”! Nada mais épico, o combate mais característico da CZW realizado num ringue da ROH, é guerra no seu auge! A Team CZW era constituída por Chris Hero, Claudio Castagnoli, Necro Butcher, Nate Webb e Eddie Kingston e a Team ROH era composta por Samoa Joe, Bryan Danielson, BJ Whitmer, Ace Steel e Adam Pearce. Durante o combate aconteceu de tudo, incluindo Bryan Danielson a atacar o próprio elemento de equipa Samoa Joe abandonando a Cage Of Death em seguida num coro de insultos por parte de 90% do público. Homicide faz uma aparição surpresa para substituir Bryan Danielson e acaba por ser o elemento decisivo no combate pois é ele que após um “Cop Killer” em Nate Webb numa placa de arame farpado que acaba por fazer o pinfall no wrestler da CZW, ganhado assim o combate para a Team ROH. Tanto dentro como fora do ringue foi o caos total, pois há relatos de inúmeros confrontos físicos entre os fãs, chegando a haver algumas detenções, de tal era o fervor da rivalidade entre as duas companhias.
BJ Whitmer aplica um Brainbuster a Chris Hero numa cadeira, ”Death Before Dishonor”, 2006. (fonte: YouTube)
Homicide com o pinfall vitorioso em Nate Webb, ”Death Before Dishonor”, 2006. (fonte: YouTube

E desta forma terminou mais uma página de glória da História do ProWrestling. Tudo aqui foi perfeito, os timings, os contrastes entre as companhias, os fãs incrivelmente devotos, a qualidade dos combates, das promos, de tudo. Um especial obrigado à Combat Zone Wrestling e à Ring Of Honor por todas estas incríveis memórias. Acabo assim o meu terceiro artigo da minha rubrica no WrestlingNotícias! Espero que tenham gostado e tenham conhecido um pouco mais sobre o “Invasion Angle” mais bem sucedido da História do ProWrestling. Prometo voltar com mais novidades e até lá… 

OH YOU DIDN’T KNOW?
Com tecnologia do Blogger.