Ultimas

Lucas Headquarters #4 - Guerra é Guerra


Boas a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do "Lucas Headquarters" aqui no WrestlingNotícias! Porra, quem diria que 2020 ia ser um ano mesmo estranho... estamos a braços com uma pandemia, licenciei-me à frente de um computador e agora dizem que a Maddie pode estar viva! Daqui a nada ainda o D. Sebastião aparece...

Ora bem, amanhã é noite de NXT Takeover: In Your House e parece que o espírito Revenge of the 90’s também já chegou à WWE. Mas já que hoje a brand amarela vai brindar-nos com a qualidade a que sempre nos habituou, gostava de vos falar de algo que certamente tem sido objeto de muita discussão dentro do universo do wrestling: As “Wednesday Night Wars”.

Para a malta que só agora se está a familiarizar com o mundo do wrestling, as “Wednesday Night Wars” são a "guerrinha" entre o NXT e a AEW pela audiência das noites de quarta-feira. 

No fundo isto parece uma espécie de briga entre irmãos: O mais novo aproveita-se dos brinquedos do mais velho quando este já não brinca com eles. O mais velho nunca ligou muito a esses brinquedos, mas só para o caçula não lhes tocar ele deixou-os lá estar, sem fazer algo de jeito com eles.

Até agora, está à vista de todos que a novata AEW tem dominado completamente esta “guerrinha” por uma larga margem, apesar de uma semana por outra, lá ser o NXT a ganhar a batalha.  Mas isso acontece com uma frequência semelhante ao surgimento de uma pandemia mundial, ou seja, a cada cem anos ou assim…

A questão aqui não será prever que vai ganhar esta “guerra” ao fim de 2, 3, 5 ou 10 anos, mas tentar perceber porque é que a AEW está a levar vantagem sobre o NXT neste aspeto. A meu ver, estas são algumas das razões:

Primeira razão: Excitação geral à volta da AEW

A AEW é a mais recente “menina bonita” do wrestling. É uma empresa com apenas pouco mais de um ano e meio de existência, com cerca de uma dezena de PPV’s realizados mas que cada vez atrai mais e mais público. Ora isto é perfeitamente natural.

A WWE já é uma empresa mundialmente conhecida e usufrui de uma fama que ultrapassa o propósito para que foi criada. Para além disso, existe sempre o desejo de ver alguma empresa concorrer com a companhia de Vince McMahon pelo monopólio do wrestling e desde que há mais de 20 anos, a WCW mordeu os calcanhares da WWE que isso não se via.

Tudo isto cria uma excitação e expectativa que é alimentada pela curiosidade de ver se Tony Khan, Cody Rhodes e companhia conseguem obrigar a WWE a fazer (muito) mais e melhor. E até agora têm conseguido, mas o Tio Vince parece não querer saber...

Segunda razão: Aproveitar as sobras


Brodie Lee, Jon Moxley, BROKEN Matt Hardy, FTR… Alguns destes nomes foram (ou eram para ser) as figuras de proa da WWE, mas não o foram. Ou então até eram wrestlers minimamente bem-sucedidos mas o seu booking, a certa altura, deixou muito a desejar, o que lhes fez desejar experimentar outras paragens, relançar carreiras.

A AEW viu nestes nomes o que a WWE não conseguiu ver e deu-lhes o protagonismo desejado, levando mais fãs consigo. Brodie Lee é o “Exalted One” dos Dark Order, Jon Moxley é Campeão Mundial da AEW, BROKEN Matt Hardy esteve recentemente entretido com membros dos Inner Circle e os FTR estrearam-se há pouco tempo, alinhando-se com os Young Bucks e causando impacto como babyfaces.


Com tudo isto, a AEW conseguiu, sem grandes dificuldades, dar uma lição à WWE sobre como aproveitar wrestlers com potencial, enquanto Vince McMahon andou preocupado com o que lá se passava. Prioridades...

Terceira razão: Hakuna Matata

“Hakuna Matata/É tão fácil dizer/Hakuna Matata/Sim, vais perceber/Os teus problemas/São para esquecer…”. Esta terceira razão é talvez o grande “trunfo” que a AEW possui: A sua curta existência ainda não lhe deu tempo para se deparar com os problemas que a WWE tem neste momento.

Neste momento, na AEW, tudo corre às mil maravilhas: Há storylines interessantes para todos os gostos e feitios, há wrestlers que antes não tinham destaque e que agora estão nas bocas dos fãs...

A AEW é, atualmente, uma empresa que apresenta um produto fresco e despreocupado, contrastando com a WWE que, muitas vezes, é demasiado rígida e picuinhas em muitos aspetos. E esta ausência de problemas, esta "frescura" de produto, atrai fãs, gera curiosidade, traz sucesso e consolida a diferença de pontos de vista das duas empresas.

Enquanto uma bane quase tudo (e quase tudo é demais) a outra dá liberdade aos seus wrestlers, o que acaba por resultar em feuds mais interessantes e personagens cativantes.


E vocês, quem acham que está a ganhar as "Wednesday Night Wars" e porquê?

É com esta pergunta que hoje fecho as portas dos meus Headquarters até à próxima semana. Não se esqueçam de passar pela página do WrestlingNotícias, deixar a vossa opinião nos comentários, e acima de tudo protejam-se e desfrutem do Takeover de amanhã. Para a semana cá estarei com novo artigo. Peace and love, y'all!

Com tecnologia do Blogger.