Ultimas

(Un)Popular Opinion #4 | Shane McMahon é uma personagem importante na WWE



Olá a todos! Deste lado vos escreve o Ruim e esta é a minha segunda passagem pelo Wrestling Notícias. Anteriormente usei os nomes de “Soulsick” e “Dead Wyatt” e além de notícias de wrestling, fui co-autor do artigo “Rivalidades (In)Esquecíveis” juntamente com o Fábio (admin do WN), autor dos artigos “Road To” relativos aos eventos realizados pelas promotoras do Wrestling Nacional, autor de reviews dos shows nacionais, co-autor do podcast/videocast (como quiserem chamar) Roundtable, juntamente com os ex integrantes do WN Miguel (ideia original), Carla e Fábio (admin do WN), e agora autor do (Un)Popular Opinion.

Este (Un)Popular Opinion será um espaço onde de duas em duas semanas, irei trazer um tópico e expressar a minha opinião sobre o mesmo. Não quero dizer que todos os tópicos sejam sempre de uma opinião impopular, mas sempre me considerei uma pessoa de ideias fixas e geralmente (quase sempre) não alinho no politicamente correcto.
Como disse, será um espaço de opinião, com ligeiro (para não abusar muito) sarcasmo e onde espero que se divirtam a ler e que dêem a vossa opinião, nem que seja mandar-me abaixo (eu aguento).

Para esta quinta edição do artigo, resolvi escrever um pouco sobre uma personagem que, ultimamente tem irritado muito os fãs da WWE. Diga-se de passagem, com razão. Eu próprio já reviro os olhos quando a musica dele começa, e isso é um problema.


O que pretendo aqui explicar (no meu ponto de vista, obvio) é o porquê da sua personagem ser importante na actualidade da WWE, e também explicar um pouco o porquê de me irritar assim tanto. Talvez vocês desse lado também sintam o mesmo.

No meio disto tudo, uma coisa é óbvia. Shane McMahon aparece demasiadas vezes no que toca à programação semanal da companhia. Isto é um claro erro.

Numa altura em que a companhia tem tanto talento para usar e trabalhar, estão sempre a usar os mesmos (Wild Card Rule Rules). Desde o Shane, ao Roman Reigns, ao The Miz, ao Drew McIntyre, etc…


Segundo o kayfabe, as brands estão separadas, mas existe agora esta regra do “Wild Card” que faz com que estrelas do Raw, possam aparecer no Smackdown. Isto por si só é um erro de booking. E é muito simples perceber isso.

Até o Roman Reigns que quando regressou depois de lutar contra a Leucemia, regressou com um apoio dos fãs como nunca teve. Todos estavam atrás dele e a apoiar o “Big Dog”, mas com o over booking, já se começa a reparar que os fãs já estão a recuar. Também ajuda o facto de as rivalidades dele terem sido uma valente bosta. Lá está, lasy booking. Não só a preguiça, mas também o mau booking. Porra… Shane McMahon venceu o Roman Reigns!! 1… 2… 3…!
Ok, foi após interferência do McIntyre, mas neste caso, ele nem interferiu assim tanto no combate na Arábia Saudita. Porra… o Shane dominou o Roman Reigns dentro do ringue!

Isto só não faz mal ao Shane, porque, digamos que é irrealista, como o próprio Big Dog fica mal na fotografia!

O gajo que venceu o The Undertaker na Wrestlemania, que FINALMENTE ganhou ao Brock Lesnar. Lesnar que anteriormente tinha acabado com a Streak do The Undertaker na Wrestlemania.
Este homem, este lutador, perdeu contra Shane McMahon. Pior que isso (até porque sim, McIntyre interferiu), Roman Reigns foi dominado por Shane McMahon. Isto é simplesmente irrealista.

Isto é o que não gosto no Shane. Não tem lógica. Seria bem diferente se o Roman tivesse o domínio do combate, como seria a lógica, e depois após a interferência de McIntyre, Shane ganhar. Já seria diferente, só com esta ligeira alteração.

Não é só isso. A ultra saturação.


A programação da WWE é de 5h semanais. 3h do Monday Night Raw mais 2h no Smackdown Live.

Na semana passada, se não me falha a memória, Shane McMahon, dessas 5h semanais, ocupou o tempo entre 1h a 1h e 30m. Isto é absurdo.

Shane estava em rivalidade com The Miz e de repente passou a estar envolvido em duas rivalidades ao mesmo tempo, em ambas as brands, usando vários lutadores para essas duas rivalidades.

Porra, se o Raw tem 3h de duração, usem-nas para usar o enorme talento que eles têm no backstage. Façam histórias com sentido, usem os lutadores “perdidos” e formem estrelas! Deveria ser assim, no meu ponto de vista.

Agora vamos ao outro factor. Shane McMahon é uma personagem que faz falta e é importante na WWE? Sim. E vou dar o meu ponto de vista.

A figura da autoridade na companhia já vem desde os anos 90 até aos dias de hoje. Umas vezes mais activa, outras nem tanto, mas de qualquer maneira, desde essa altura sempre existiu.


Antes de Shane voltar a aparecer na programação da WWE, quem fazia mais este papel era a sua irmã, Stephanie McMahon e Triple H. Com o aparecimento em cena de Shane, as coisas mudaram um pouco e até mesmo na altura, foi uma lufada de ar fresco para os fãs, pois ai tivemos o oposto de Stephanie e Hunter. Shane era a autoridade babyface e que lutava contra a sua irmã e os seus maléficas tentativas de domínio da companhia.

Falando a verdade, já havia um ponto de saturação em relação a Stephanie, por isso a adição de Shane foi uma boa manobra de Vince McMahon. Mais cedo ou mais tarde, Stephanie teria de se retirar de cena, mesmo que por um período de tempo antes de voltar, e havia a necessidade de haver alguém presente para representar a autoridade.


Triple H seria um bom candidato, mas digamos que, o seu papel também já estava gasto e também havia um ponto de saturação em relação a ele. Por mim, prefiro que ele tenha aquele controlo no backstage para orientar as coisas. Também sabemos que ele é a principal cara por detrás do NXT, e não havia necessidade de o ver todas as semanas no papel de heel terrivelmente mau, enquanto andava a tirar fotos risonhas com os talentos do NXT. Sempre gostei do kayfabe e de o manter real, porque isso é uma das essências do Pro Wrestling.

Por isso, esse espaço estaria destinado a Shane, que está na companhia desde 2016. Nesta altura, ele é a única figura de autoridade presente na programação da companhia e sim, gosto do seu papel. Sabe interpreta-lo quase na perfeição.

Numa empresa como a WWE, tem que haver um personagem destes. Tem que haver a autoridade. Tem que haver aquele que manda.

Após ler muita coisa acerca deste assunto, assumi uma posição que é partilhada por algumas pessoas. Shane McMahon está a assumir o papel que Vince pensava para ele próprio.


Todos nós sabemos da paixão que Vince tem por este mundo, pela sua companhia e eu acredito que ele adoraria estar envolvido nestas rivalidades, ter estes combates (como teve no passado) e ter esta envolvência toda, por isso acredito que Shane está a interpretar o papel que estaria destinado ao seu pai, Vince McMahon.

É obvio que, por questões de booking, algumas coisas não tem corrido bem, aliás como falei nuns parágrafos mais acima, e acredito que isto esteja a levar a uma saturação da sua personagem, o que é bastante mau.

O seu papel é tão fundamental, que o estão a desperdiçar com demasiado tempo de antena, enquanto deveria ter o mínimo possível, podendo de vez em quando ter uns combates.

Bastava acabar com o Wild Card e as coisas melhoravam significativamente.

Mas quando pensam em Shane McMahon, sei que muitas pessoas pensam fora do kayfabe. Isto é uma questão que tem invadido as redes sociais e muitas pessoas ainda não compreenderam.

O contrato de Shane com a companhia é de performer e não tem poder de decisão sobre o que se passa na companhia. Sendo filho de Vince, é natural que ele tenha uma pequena quota da empresa, mas isso não tem nada a ver. Também é natural que ele próprio tenha alguma palavra a dizer sobre o caminho que a sua personagem faz, mas o último a decidir, será sempre o Tio Vince e ai, ninguém escapa ao lápis azul!


Por isto tudo, Shane McMahon é uma personagem importante na WWE, precisa é de ter um booking mais preciso e a companhia ter noção de que, ele não está ali para brilhar. Ele está ali para ajudar os outros brilhar.

Espero que tenham gostado de mais esta edição. Usem e abusem da caixa de comentários para dizer o que pensam de Shane McMahon, do seu papel actual na companhia e também o que fariam para mudar.

Não se esqueçam de fazer “like” nas redes sociais (o coraçãozinho no facebook também é fofinho) e se vos apetecer, partilhem também.

Até à próxima ;)

Com tecnologia do Blogger.