Ultimas

Oh You Didn't Know? #1 | Parceria WCW - NJPW



“A parceria World Championship Wrestling x New Japan Pro Wrestling”

Para dar início ao artigo, irei contextualizar histórica e cronologicamente, de forma ténue e breve, as duas companhias de forma a oferecer uma maior compreensão sobre o assunto e, assim, permitir uma abordagem mais abrangente a esta temática.

Iniciando pela promoção norte americana, a World Championship Wrestling (WCW) teve o seu início como afiliada da National Wrestling Alliance (NWA) ainda sob o nome de Georgia Championship Wrestling (GCW) em 1982.

Em 1988 começa a operar como WCW sob a alçada de Ted Turner, vindo a atingir o estatuto de uma das duas companhias mais importantes dos Estados Unidos da América a par da World Wrestling Federation (WWF, atual WWE), que protagonizaram a maior rivalidade televisiva de sempre entre duas companhias de Pro Wrestling, as denominadas “Monday Night Wars”.

A WCW viria a perder a “guerra” com a empresa de Vince McMahon e em 2001 foi adquirida por este, findando assim as suas funções com 13 anos de história.

Relativamente à companhia japonesa, a New Japan Pro Wrestling (NJPW) foi fundada em 1972 por uma das maiores lendas do ProWrestling mundial, Antonio Inoki.

Entre 1975-1985 e 1992-1993 a NJPW foi membro integrante da NWA e com o decorrer dos anos foi-se estabelecendo como a maior companhia de wrestling no Japão, superando a concorrência da All Japan Pro Wrestling (AJPW) principalmente durante a década de 80 e 90 e da Pro Wrestling NOAH na primeira década deste milénio.

A NJPW tem um vasto historial de parcerias com outras promoções, desde a World Wrestling Entertainment (WWE), a Total Non-Stop Action Wrestling (TNA, actual IMPACT! Wrestling), a Consejo Mundial de Lucha Libre (CMLL) entre muitas outras. Hoje venho-vos falar sobre a parceria com a WCW pois foi incrivelmente marcante para o wrestling a nível global e raramente é mencionada de tal forma.

A 21 de março de 1991 decorreu o primeiro evento promovido em conjunto pela WCW e a NJPW, com o nome “WCW/New Japan Supershow”, nos Estados Unidos da América e denominado no Japão por “Starrcade”.

O Pay-Per-View decorreu no Tokyo Dome com uma assistência a rondar os 65 mil espectadores. Deste evento podem-se destacar 3 combates:
  • Os Steiner Brothers (Rick e Scott) derrotaram Kensuke Sasaki e Hiroshi Hase para se tornarem nos novos campeões de equipas da NJPW (IWGP Tag Team Champions) num combate muito bom, recheado de talento
  • The Great Muta (Keiji Muto) derrota Sting num combate cheio de ritmo
  • O main-event foi de proporções gigantescas uma vez que, Ric Flair que era o detentor do título mundial da NWA (NWA World Heavyweight Title) e Tatsumi Fujinami, campeão de pesos-pesados IWGP (IWGP Heavyweight Title), defrontam-se com os dois títulos em jogo! Fujinami consegue fazer o pinfall a Flair e para além de reter o título IWGP também se sagra o campeão mundial de pesos-pesados da NWA
Esta mudança de título esteve envolvida numa grande controvérsia pois para o público japonês a conquista do título mundial da NWA por parte de Tatsumi Fujinami foi declarada legítima mas para o público americano que assistia à WCW foi dito que Fujinami foi desqualificado neste combate e Ric Flair continuava como campeão mundial da NWA.

Dois meses mais tarde, já em solo americano, Flair derrota Fujinami no evento “SuperBrawl I” e recupera o título mundial da NWA, apesar da WCW ter promovido toda a storyline como somente uma defesa do título bem sucedida por parte do “Nature Boy” pois, segundo a promoção norte americana, este nunca teria perdido o seu título no Japão.



Tatsumi Fujinami como campeão mundial IWGP e NWA
“WCW/New Japan Supershow”, 1991
(Fonte: Views from the Hawke's Nest)

Para dar início ao ano de 1992, no dia 4 de janeiro, decorreu o 2º grande evento co-protagonizado pela WCW e a NJPW, o “WCW/New Japan Supershow II”. Foi realizado, de novo, no Tokyo Dome e contou com uma assistência de cerca de 50 mil espectadores. Deste evento dou destaque, novamente, a 3 combates:
  • Lex Luger derrota Masahiro Chono retendo assim o título mundial de pesos-pesados da WCW (WCW World Heavyweight Title) num combate onde Chono começa já a revelar indícios que um dia se iria tornar numa estrela do wrestling mundial
  • Num combate por 2 títulos, Riki Choshu derrota Tatsumi Fujinami retendo assim o seu título Greatest 18 (também conhecido como WWF World Martial Arts Heavyweight Title) e tornando-se, também, no novo campeão de pesos-pesados IWGP
  • No main-event decorreu um combate de equipas onde Sting e The Great Muta venceram os Steiner Brothers naquele que foi, sem sombra de dúvida, o melhor combate da noite, num Pay-Per-View em que a nível da qualidade dos combates deixou muito a desejar


Masahiro Chono prestes a executar um “Backdrop Driver” a Lex Luger
“WCW/New Japan Supershow II”, 1992
4 (Fonte: YouTube)

A 4 de janeiro de 1993, realizou-se o “WCW/New Japan Supershow III” também conhecido como “Fantastic Story in Tokyo Dome”, sendo este o último Pay-Per-View da saga “Supershow” produzidos pela WCW e NJPW.

Como o próprio nome indica, e à semelhança dos 2 eventos anteriores, foi realizado no Tokyo Dome com cerca de 64 mil espectadores. Deste evento podem-se destacar imensos combates, pois num prisma totalmente contrastante do Supershow II, este evento foi muito bom tanto na quantidade como na qualidade de wrestling apresentado.
  • Um dos combates da noite foi sem dúvida o que opôs Jushin "Thunder" Liger contra Ultimo Dragon pelo título de pesos-cruzeiro IWGP (IWGP Junior Heavyweight Title), combate este que foi o mais longo de todo o card (ultrapassando os 20 minutos de duração) e que culminou na vitória de Jushin "Thunder Liger" que reteve o seu título
  • Num combate bastante elogiado onde The Great Muta (campeão de pesos-pesados da IWGP) lutou contra Masahiro Chono (campeão mundial de pesos-pesados da NWA) no qual Muta ganhou e para além de reter o seu título, sagra-se também campeão de pesos-pesados da IWGP
  • No main-event tivemos o lendário Genichiro Tenryu a sobrepor-se vitorioso sobre Riki Choshu, num combate que recebeu também imensas críticas positivas.


Os logótipos de todos os “WCW/New Japan Supershow” por ordem cronológica, 
1991, 1992 e 1993
(Fonte: Wikipédia)

Quando se pensava que a parceria WCW-NJPW já teria terminado, surgiu uma oportunidade para, literalmente, fazer história! A WCW e a NJPW conseguiram a oportunidade de realizar um Pay-Per-View na Coreia do Norte.

Tendo em conta todo historial geográfico-político da Península da Coreia, onde ocorreu a Guerra da Coreia (1950-1953) com a invasão da Coreia do Norte à Coreia do Sul e como todo o afastamento e “repulsa” do mundo “ocidental” por parte da Coreia do Norte aliado ao regime político em vigor, esta não permitia praticamente qualquer aproximação a “produtos” vindos dos Estados Unidos da América, incluindo (como é óbvio) produtos de entretenimento desportivo.

Sendo assim, a WCW foi a primeira companhia norte americana a organizar um evento de Pro Wrestling na Coreia do Norte, escrevendo assim um capítulo histórico na página deste desporto.

Para ainda aumentar as dimensões deste feito, este PPV, de nome “Collision in Korea” ou também conhecido como “Pyongyang International Sports and Culture Festival for Peace” foi o evento da história do wrestling com a maior audiência ao vivo, contando com mais de 160 mil espectadores, tendo sido realizado no May Day Stadium em Pyongyang, a capital norte coreana.

Este evento durou entre 28 e 29 de abril de 1995 e teve como principais atrações, os combates entre Shinya Hashimoto contra Scott Norton pelo título de pesos-pesados da IWGP, que acabou num empate por chegar ao tempo limite (20 minutos) e o super main-event que contou com Antonio Inoki a combater contra Ric Flair.

Para “apimentar” toda esta atmosfera em plena combustão, a storyline para este combate baseou-se em uma das maiores estrelas de cada país (Inoki – Japão / Flair – EUA) irem representar o orgulho da sua nação à Coreia, o que ainda deu um “fator-extra” para o evento que já por si foi, o maior show de wrestling de todos os tempos... o combate termina com a vitória de Antonio Inoki.


Antonio Inoki e Ric Flair
WCW/New Japan “Collision in Korea”, 1995.
(Fonte: WhatCulture)

Acabo assim o meu primeiro artigo para o Wrestling Notícias! Espero que tenham gostado e tenham aprendido factos curiosos e que, relativamente, pouca gente sabe sobre o desporto que tanto gostamos. Prometo voltar com mais novidades e mais artigos e até lá…

OH YOU DIDN’T KNOW?
Com tecnologia do Blogger.