Ultimas

Cinco Combates Clássicos Pelo WWE Championship Que Tens De Ver

Boas, malta. Eu sou o Tomás e hoje vou apresentar-vos cinco combates clássicos da WWF pelo seu principal título, o WWF Championship, que foram algo esquecidos e vocês não podem morrer sem vê-los pelo menos uma vez na vida. É óbvio que alguns combates maravilhosos não estarão aqui (ex: Bret-Shawn), mas volto a lembrar-vos: a ideia da lista é de apresentar combates que foram algo esquecidos ao longo do tempo.

Não comparem as notas de cada combate nem levem as notas muito a sério, não sou o Meltzer! Até eu às vezes acho estranho as notas que dou, mas não mudo. Todas as notas foram dadas imediatamente após ter visto o combate.

É óbvio que gostos não se discutem, isto é uma lista com as minhas preferências e vocês podem não gostar de algum/alguns combates que estiverem aqui, mas também se fossemos todos iguais não teria piada nenhuma! Vou deixar-vos a nota que atribuiría. Boa leitura e vamos lá a isso...

5. Bret Hart vs. Owen Hart - Steel Cage Match (SummerSlam 1994)



Para poder fazer esta lista, como o bom profissional que sou (*tosse*!) passei os últimos dois ou três fins-de-semana a rever os combates desta altura. Vi alguns que me surpreenderam (já vou mencionar mais tarde no blog), outros que me desiludiram (ex: Warrior-Savage) e depois há o Bret Hart vs. Owen Hart no SummerSlam 1994 - "simply the best, better than all the rest".

Alguns meses antes, no Survivor Series 1993, a Team Hart venceu um combate de equipas em que o Owen foi o único membro da equipa a ser eliminado. Irritado, Owen envolveu-se numa pequena confusão com o seu irmão, Bret, confusão essa que acabaria por ser resolvida num episódio do Superstars of Wrestling em dezembro.

Na Royal Rumble 1994, Bret e Owen perderam um combate pelo WWF Tag Team Championship frente aos campeões, The Quebecers, após o qual Owen acabaria por atacar Bret. Mais tarde nessa noite, Bret foi o co-vencedor da Royal Rumble Match e no main-event da WrestleMania X, acabaria por finalmente conseguir a sua tão desejada vitória sob o imparável Yokozuna e recuperar o WWF Championship.

No entanto, no primeiro combate dessa mesma noite, Bret havia sido derrotado por Owen num combate maravilhoso. Owen, agora ainda mais descontente apesar da sua vitória, meteu a família ao barulho - com Jim Neidhart do seu lado - e venceu o King of the Ring em junho, tornando-se agora no desafiante pelo WWF Championship de Bret no SummerSlam.

Com toda a família Hart na fila da frente (e um comentário excelente de Vince McMahon e, particularmente, Jerry Lawler) os dois irmãos participaram no melhor combate Steel Cage de sempre, com os fãs aos saltos e aos gritos cada vez que tentavam escapar a cela.

Senti que o título era importante neste combate, algo que raramente sinto hoje em dia. Mais importante ainda, consegui-me envolver emocionalmente e a acreditar mais do que uma vez que estava a chegar o fim, num combate de há quase 25 anos atrás e em que eu já sabia quem era o vencedor!

Isso só pode querer dizer uma coisa: *****.

4. Bret Hart vs. Diesel (King of the Ring 1994)

Este surpreendeu-me! Nunca fui fã do Kevin Nash e estava à espera que este fosse o típico combate do Nash. Mas não achei, ultrapassou todas as minhas expectativas e não foi só graças ao Bret Hart!

A história é simples: O Bret é o WWF Champion, o Diesel é o WWF Intercontinental Champion. WWF Championship do Bret em jogo. O Diesel tem o Shawn Michaels no seu canto, o Bret tem um manager surpresa para anular o HBK.

Comecei logo a gostar quando, logo antes do combate numa entrevista, o Bret pôs o Diesel over ao afirmar que não sabe se consegue sobreviver a um Jacknife Powerbomb do Diesel, mas garante que não vai precisar pois vai fazer de tudo para não sofrer o finisher do adversário.

A surpresa é Jim Neidhart, ex-parceiro de equipas de Bret, com quem foi WWF Tag Team Champion em duas ocasiões anos antes. Este é um combate em que todos os envolvidos fazem de TUDO para mostrar o quão bom e poderoso o Diesel é, mas também para mostrar a inteligência de Bret naquele ringue, que ataca as pernas de Nash e leva-o ao chão, onde ali "são os dois da mesma altura" - palavras de Bret.

Shawn Michaels faz o seu papel de forma brilhante (novidades!?) fora do ringue como heel manager enquanto que, dentro do ringue, após algumas tentativas falhadas, Diesel consegue aplicar o Jacknife Powerbomb e... Jim Neidhart entra no ringue e causa uma disqualificação.

Há pessoas que não vão gostar pois não são fãs de DQ finishes. Eu também não sou, quando eles não fazem sentido. Mas este? O Owen Hart tinha contratado Jim Neidhart para garantir que o Bret era ainda campeão. Mais tarde na mesma noite, no final do torneio King of the Ring, Jim Neidhart revela-se ao ajudar Owen a vencer Razor Ramon.

Não é nenhum fora de série, logicamente, mas no fim de tudo isto o Diesel estava over, o finisher dele era agora uma ameaça incrível, o Owen Hart era um homem inteligente com os olhos no WWF Championship e o Bret Hart tinha acabado de sacar este combate a um atleta muito inferior. Umas sólidas ***3/4.

3. Bret Hart vs. The British Bulldog (In Your House 5 : Season's Beatings 1995)


Bret, estás cá outra vez? Só se surpreende quem não conhecer o trabalho desta lenda!

Depois de um 1995 duro para o Bret (e para todos naquela empresa), em que tivemos Diesel como WWF Champion todo o ano(!) enquanto que o Bret lutava com o Bob Backlund no pior combate da sua carreira, segundo o próprio Bret na WrestleMania XI, Hart finalmente terminou com o reinado de Diesel no Survivor Series em novembro de 1995.

O reinado de Diesel não trouxe bons combates, não ajudou a WWF a melhorar em termos económicos e, para piorar, a WCW tinha estreado o Monday Nitro em setembro desse ano. Ups! "Vamos lá então tirar o título ao rapaz", acabou por decidir o Vince McMahon.

O plano era agora colocar o WWF Championship no atleta mais popular da empresa na altura - Shawn Michaels - na WrestleMania XII. Mas até lá faltavam ainda alguns meses, meses esses que o Bret Hart aproveitou para ter mais um par de combates notáveis.

Um deles foi logo no mês seguinte, em dezembro, quando defendeu o título frente ao "British Bulldog" Davey Boy Smith. Com a irmã de Bret e esposa de Smith, Diana, sentada ao pé do ringue (bom trabalho de Diana, que até chorou a meio do combate!) os dois fantásticos wrestlers tomaram conta do recado dentro do ringue.

Para mim, foi um alívio ver um combate destes depois de um ano de combates de Diesel (imagino para quem viveu isto mesmo em tempo real...) e após estes 15/20 minutos de wrestling fantástico e inteligente, já estava o reinado do Diesel mais que esquecido.

Não está ao nível do combate dos mesmos Hart e Bulldog no SummerSlam 1992 pelo WWF Intercontinental Championship, mas mesmo assim é muito bom - principalmente tendo em conta que não passava de uma queimadela de tempo até à WrestleMania. ****

2. Hulk Hogan vs. King Kong Bundy - Steel Cage Match (WrestleMania II)


É importante termos em conta, ao vermos este combate, que se trata de uma era completamente diferente no wrestling. Não tem nada a ver. Este combate não é um Bret Hart vs. Owen Hart e é, de longe, o pior desta lista. Mas tal como disse, é importante ter em conta a altura em que cada combate acontece.

Nunca tinha visto este combate e estava à espera de mais um combate "à Hogan". Público excitado, Bundy domina, comeback, Legdrop e xau, até logo, brother. Não é que fuja muito à regra mas há em particular um fator que contribui imenso para o sucesso deste combate - Bobby Heenan.

De todos os combates que vi do Hogan - todos em PPV literalmente, sorte é que haviam poucos PPVs na altura! - este foi o que mais gostei e mais me ficou na memória. Aceito que vocês achem ridículo, já que não vivi no tempo dele e todos os combates parecem iguais para um "outsider" como eu.

O papel do Heenan fora do ringue é simplesmente espetacular, ao mandar a porta da cela contra a cara de Hogan e não se calar um segundo! Logicamente, o Hogan faz o seu típico comeback depois de alguns minutos e escapa a cela, acabando por atacar o Bobby Heenan depois do combate.

Tendo em conta aquilo que disse no início, nada mais do que **3/4, mas que para o típico combate do Hogan já é um fora de série. Peço desculpa aos super-fãs do Hogan, mais uma vez.

1. Ric Flair vs. Randy Savage (WrestleMania VIII)


Mas este sim, este é um fora de série!

Quando as pessoas falam nos melhores combates de sempre na história da WrestleMania, há uns que vêm sempre ao de cima: Undertaker vs. Shawn Michaels, The Rock vs. Steve Austin, Bret Hart vs. Steve Austin, Shawn Michaels vs. Razor Ramon, etc.

Depois de ter visto este combate, que por alguma razão ou outra nunca tinha visto antes, posso dizer seguramente que este combate pelo WWF Championship na WrestleMania VIII merece ser mencionado nessa lista.

A história aqui é que o Ric Flair, para evitar perder o título para o "Macho Man", usa jogos psicológicos ao afirmar que teve um caso com Miss Elizabeth através do recurso a imagens dos dois juntos. Eram montagens. Savage recusou dar entrevistas até à WrestleMania enquanto que Flair e Mr. Perfect (seu manager) aproveitavam para se gabarem sempre que possível.

O combate começa num ritmo não muito rápido, mas a partir do momento em que o Perfect e o Flair começam a fazer batota até ao final, isto é um combate de cinco estrelas na minha opinião.

Nos últimos minutos, a Elizabeth vem ao ringue e o Savage acaba por conseguir a vitória com um roll-up. Depois do combate, Flair beija Elizabeth o que leva a ainda mais problemas, até que Flair e Perfect abandonam o ringue.

O casamento entre Savage e Elizabeth acabaria por terminar pouco depois na vida real, o que levou o "Macho Man" a rejeitar algumas ideias para este combate por não se sentir à vontade para fazer - o que o colocaria ainda noutro patamar mais acima, não tenho qualquer tipo de dúvida. Mesmo assim, ****1/2.


Obrigado por lerem! Volto a lembrar que isto é 100% baseado na minha opinião. Deixem a vossa opinião na caixa de comentários. Vou deixar os links para poderem ver os combates. Até ao próximo artigo!

- Bret Hart(c) vs. Owen Hart (SummerSlam 1994) - https://www.dailymotion.com/video/x365g6c

- Bret Hart(c) vs. Diesel (King of the Ring 1994) - https://www.dailymotion.com/video/x40xwoh (parte 1, a partir do 25') https://www.dailymotion.com/video/x411i35 (parte 2)

- Bret Hart(c) vs. British Bulldog (IYH 5 : Season's Beatings 1995) - https://www.dailymotion.com/video/x36ez7q

- Hulk Hogan(c) vs. King Kong Bundy (WrestleMania II) - https://www.dailymotion.com/video/x3aq9lq

- Ric Flair(c) vs. Randy Savage (WrestleMania VIII) - https://vimeo.com/208099468

Com tecnologia do Blogger.