Ultimas

Triple H - Os 14 Reinados, Do Pior Para O Melhor


Boas malta, eu sou Tomás e sejam bem-vindos ao artigo. Para aproveitar o facto de os DX terem sido anunciados para o WWE Hall of Fame, hoje vou avaliar todos os 14 reinados do Triple H como campeão mundial na WWE – 9x WWF/E Champion ; 5x World Heavyweight Champion – do pior para o melhor.

Espero que gostem, e caso discordem ou simplesmente queiram dar a vossa opinião sintam-se à vontade de o fazer nos comentários. Sem mais demoras, it’s time to play the game… Boa leitura!

14. WWE Champion – de 07/10/2007 a 07/10/2007 (11º reinado)


Antes de podermos olhar para todos os outros reinados do Triple H enquanto campeão mundial, seria injusto colocar este reinado em particular à frente de qualquer outro. Em outubro de 2007 o então-WWE Champion, John Cena, sofreu uma lesão que o afastou dos ringues durante alguns meses e deixou o título vago.

No No Mercy, Vince McMahon simplesmente atribuiu o título ao Randy Orton. O Triple H reclamou, recebeu uma oportunidade na hora contra o Orton e venceu com um roll-up o seu 6º WWE Championship (11º reinado mundial ao todo). Mais tarde na mesma noite, Triple H defendeu o seu novo cinturão em duas ocasiões. Começou por defendê-lo com sucesso frente a Umaga, antes de o perder de volta para o “Legend Killer” num combate Last Man Standing.

Foi engraçado ver o título trocar de mãos 3 vezes num PPV, mas tirando isso… o Orton ia ser campeão de qualquer das formas, não havia necessidade de perder se ia sair campeão e o Triple H acabou por ter o título por poucas horas. Por estas razões, vou considerar este o pior dos 14 reinados do Triple H como WWE/World Heavyweight Champion.

13. World Heavyweight Champion – de 15/12/2002 a 21/09/2003 (7º reinado)


Bem, por onde começar com este reinado? Teve os seus bons momentos, é lógico, mas foi longo demais (280 dias que mais pareceram 280 meses) e assistimos aqui aos piores combates da carreira do Triple H DE LONGE. Mas vamos por partes.

Depois de ter perdido o World Heavyweight Championship para o Shawn Michaels no primeiro combate Elimination Chamber no Survivor Series 2002, o “Game” recebeu a sua desforra frente ao HBK no Armageddon num combate “Three Stages of Hell”, em que o Triple H venceu por 2-1 (HHH venceu um Street Fight, Shawn venceu um Steel Cage Match e, finalmente, HHH venceu um Ladder Match) e recuperou o seu título.

De seguida, começou uma rivalidade com o Scott Steiner que os levou a um combate na Royal Rumble em 2003. O Steiner não estava em condições para lutar, e o combate acabou por ser muito mau e terminou com uma vitória por desqualificação do Steiner, de forma a continuar a história entre os dois. A desforra foi no No Way Out em fevereiro, que conseguiu ser ainda pior do que na Royal Rumble mas terminou com uma vitória decisiva do Triple H após um Pedigree.

O Scott Steiner saiu do main-event, nunca mais lá voltou até sair da WWE no ano seguinte, e o Triple H seguiu para uma rivalidade com o Booker T rumo à WrestleMania XIX. Esta rivalidade recebeu várias acusações de racismo, graças às promos em que o “Game” afirmou que homens “como o Booker” nunca estariam no topo mas, com certeza, o Booker vai conseguir a sua vingança e vencer o título, certo!?

Não. Não, e o Triple H demorou quase um minuto(!) a fazer o PIN depois de ter aplicado o Pedigree. Por esta altura o reinado estava a ser mau. Mas calma! Porque a seguir vem uma história com Kevin Nash, e que durou 4 MESES!! Sim, 4 meses de Triple H vs Kevin Nash na WWE pelo título mundial em 2003!

Os combates foram, no máximo, razoáveis e chegou finalmente ao fim em julho com o Triple H a vencer um Hell in a Cell. Finalmente, o Triple H ia perder o título. Após longos meses de histórias controversas, combates muito abaixo daquilo que o Triple H versão 1999-2002 nos tinha habituado, finalmente ia perder o título para o imparável e (até então) invencível na WWE, Goldberg.

No SummerSlam, Triple H defendeu o título no segundo combate Elimination Chamber da história frente a um muito novo Randy Orton, Shawn Michaels, Kevin Nash, Chris Jericho e Goldberg, que ia com certeza vencer. O Goldberg dominou o combate, eliminou 3 participantes (HBK, Nash e Y2J) e…. perdeu. Exato, com uma marretada.

Perdeu, e no mês seguinte acabou por derrotar o Triple H na mesma e vencer o título no Unforgiven em setembro. Ou seja, o plano da WWE era colocar o título no Goldberg, tiveram a hipótese de ter um campeão invencível, mas não… não fez sentido na altura e faz ainda menos sentido hoje ao olhar para trás. Mau reinado em vários aspetos e 280 longos dias.

12. World Heavyweight Champion – de 02/09/2002 a 17/11/2002 (6º reinado)


No SummerSlam em 2002, Brock Lesnar derrotou The Rock pelo WWE Championship e assinou um contrato exclusivo com o SmackDown, deixando o RAW sem um campeão mundial. Ora, isto levou a que Eric Bischoff (o então General Manager do RAW) trouxesse de volta um título que lhe era familiar, o World Heavyweight Championship.

No RAW de 2 de setembro, Bischoff deu o título a Triple H, que era o “number one contender” pelo título do Lesnar antes de ele ter assinado exclusivamente com o SmackDown. No Unforgiven, Triple H defendeu o título contra Rob Van Dam com a ajuda de Ric Flair. Em outubro, uma das histórias mais controversas de sempre levou a um combate entre HHH e Kane no No Mercy, em que o Triple H venceu.

Caso não se lembrem, o Triple H anunciou que o Kane tinha matado uma rapariga, a Katie Vick, na década anterior e que tinha feito sexo com o cadáver no caixão, tendo feito de Kane (com máscara e tudo) para “provar”. Sim, no RAW em 2002, passaram imagens do Triple H (vestido de Kane) a simular uma relação sexual dentro de um caixão. Porreiro…

Depois DISTO(!), seguiu-se o primeiro Elimination Chamber de sempre no Survivor Series, em que o campeão defendeu frente a Kane, Booker T, Rob Van Dam, Chris Jericho e Shawn Michaels. O Triple H lutou praticamente todo o combate lesionado, graças a um Five Star Frog Splash do topo de um pod do RVD que correu mal.

Apesar da lesão, Triple H conseguiu terminar o combate, perdendo no final para o Shawn Michaels naquele que era apenas o seu segundo combate em quatro anos. Caso nunca tenham visto este combate, vejam só pela reação do público no Madison Square Garden quando o HBK aplica o último Sweet Chin Music e ganha. Simplesmente arrepiante!

No entanto, o resto do reinado não foi nada por aí além e…. KATIE VICK. Porquê!?

11. WWE Champion – de 15/02/2009 a 26/04/2009 (13º reinado)


Conheço muita gente que adorou este reinado. Bem, eu não sou um deles por várias razões, razões essa que vos vou explicar. Já para não falar que de novembro de 2008 até fevereiro de 2009 houveram cinco reinados(!), divididos por Triple H, Edge e Jeff Hardy (Edge e Triple H com dois reinados).

Primeira razão: o WWE Championship por esta altura era do SmackDown, enquanto que o RAW tinha o World Heavyweight Championship. Pois bem, as rivalidades rumo à WrestleMania 25 foram entre Triple H (SmackDown) e Randy Orton (RAW) pelo WWE Championship (SmackDown) e pelo World Heavyweight Championship (RAW) foi entre o campeão Edge (SmackDown), John Cena (RAW) e Big Show (SmackDown). Grande confusão!

Segunda razão: o combate na WrestleMania não saiu da gigante sombra que foi o Undertaker vs. Shawn Michaels. Terceira razão: o Triple H ganhou ao Orton na WrestleMania, apenas para perder no PPV seguinte, num combate de equipas. Ahm?! É verdade, mas comecemos pelo início.

Em fevereiro no No Way Out, Triple H venceu o WWE Championship de Edge no combate Elimination Chamber do SmackDown(?), eliminando por último o Undertaker com um Pedigree. De seguida, Randy Orton (o vencedor da Royal Rumble) atacou os membros da família McMahon, Triple H invadiu a casa de Randy Orton e foi preso.

Na WrestleMania, com certeza, foi um combate Hardcore ou Extreme Rules ou algo assim do género, certo? Esperem, não?! Como assim, se o Triple H for desqualificado perde o título? Então, mas ele é da família da malta que manda naquilo tudo, que curiosamente foram atacados pelo adversário! Não faz sentido? Pois, mas foi exatamente esse o combate.

O Triple H manteve o título, apenas para o perder no Backlash no combate mais random que eu me consigo recordar: Randy Orton, Cody Rhodes & Ted DiBiase contra Triple H, Batista & Shane McMahon! Este reinado do Triple H não foi propriamente mau, mas foi bastante estranho e, para mim, pouca ou nenhuma lógica teve, por isso deixo de fora do meu top 10.

10. WWE World Heavyweight Champion – de 24/01/2016 a 03/04/2016 (14º reinado)


Este é o mais recente reinado de Triple H na sua carreira, como COO. Após ter sido atacado por Roman Reigns no Survivor Series e TLC 2015, e consequentemente lesionado, Triple H regressou no combate Royal Rumble pelo título mundial com o número 30. Triple H fez questão de eliminar Reigns e, finalmente, atirou Dean Ambrose para fora do ringue e venceu o seu (até à data) último título.

Nesta fase da carreira, o Triple H já não era um lutador regular há uma mão cheia de anos, e acabou mesmo por fazer apenas três combates depois da Royal Rumble. O primeiro aconteceu no Roadblock em março, onde o “Game” defendeu o título com sucesso frente ao Dean Ambrose num combate espetacular. Caso não tenham visto por alguma razão, vejam! É muito bom.

Dois dias depois, no Monday Night RAW, os The Authority foram interrompidos por Dolph Ziggler, que acabou por receber um combate frente a Triple H em que caso Dolph vencesse, teria a oportunidade de escolher o seu adversário para a WrestleMania – com a exceção do combate pelo WWE World Heavyweight Championship. Triple H, logicamente, derrotou Ziggler com um Pedigree naquele que foi o seu primeiro combate no RAW em três anos e, até hoje, o seu último.

A terceira e derradeira luta de Triple H com o título foi no main event da WrestleMania 32, em que perdeu o título de volta para Roman Reigns. Este reinado foi o que foi, o Triple H serviu apenas de “cabide” para o título (tal como o Sheamus tinha feito uns meses antes) com a finalidade do público ganhar simpatia pelo Roman Reigns, mas não resultou. Todos sabíamos que não ia resultar, mas eles mesmo assim tentaram. Podia ter sido pior.

9. WWF Undisputed Champion – de 17/03/2002 a 21/04/2002 (5º reinado)


De janeiro de 2000 até maio de 2001 o Triple H foi o dono e senhor da World Wrestling Federation. Combate épico após combate épico, rivalidades históricas com Mick Foley, The Rock, Kurt Angle, Steve Austin, etc.

Até que em maio de 2001, num episódio do RAW em que ele e ‘Stone Cold’ Steve Austin defendiam os títulos de equipas da WWF contra Chris Benoit e Chris Jericho, Triple H sofreu uma grave lesão no quadrícep que o afastou dos ringues até janeiro do ano seguinte. Mesmo lesionado, Triple H insistiu em terminar o combate até ao fim (tendo sido vítima de um Walls of Jericho, que afeta a zona do quadrícep).

Dessa noite até ao regresso do ‘The Game’ em janeiro de 2002, várias coisas mudaram, inclusive a história da invasão da WCW e ECW, na qual o atual COO não participou de todo. Triple H era agora babyface, Jericho era agora vilão e era o então-WWF Undisputed Champion.

Na Royal Rumble, Triple H venceu o combate e garantiu a sua presença na WrestleMania X8 frente ao Y2J, que entretanto havia defendido o seu título com sucesso frente ao The Rock e ‘Stone Cold’ Steve Austin na Royal Rumble e No Way Out, respetivamente. Parece uma história simples, certo? Sim, e era. O problema foi que a WWF quis complicar aquilo que era relativamente simples.

Colocaram a Stephanie McMahon ao barulho após o Triple H tê-la recusado em pleno altar. A Stephanie aliou-se ao Jericho como vingança, e de repente o campeão mundial era agora o terceiro elemento mais importante de um combate entre dois atletas no main event da WrestleMania X8. Nesse evento, que também teve um The Rock vs. ‘Hollywood’ Hulk Hogan a roubar toda a atenção e interesse do público, o Triple H venceu o título pela quinta vez na sua carreira.

Embora o reinado não tenha sido bastante memorável, assistimos à introdução de um novo cinturão (o Undisputed Championship, que ficou até ao spinner do John Cena em 2005). Apenas 35 dias após ter ganho o título na WrestleMania, o Triple H perdeu o título para o Hulk Hogan no Backlash num combate claramente abaixo daquilo que estávamos habituados ver o Triple H fazer até então. Foi curto, a história com o Jericho podia e DEVIA ter sido melhor, e o Triple H perdeu o título para um homem de 48 anos ter o seu momento nostálgico.

8. WWF Champion – de 23/08/1999 a 14/09/1999 (1º reinado)


Este é o primeiro de catorze reinados do Triple H até à data, reinado este que nunca devia ter acabado como acabou (especialmente se virmos que ele teve o título apenas 22 dias - equivalente a uma semana e um dia). Na WrestleMania XV em 1999, Triple H separou-se dos D-Generation X e começou a sua própria carreira rumo ao main event da WWF, acompanhado pela Chyna.

Em julho no Fully Loaded, o ‘The Game’ venceu um combate frente ao The Rock para garantir a sua presença no combate pelo WWF Championship no SummerSlam, em que estava combinado o Triple H derrotar o ‘Texas Rattlesnake’ e vencer o seu primeiro título. Só que houve um problema. Segundo aquilo que se consta, o Austin não estava muito interessado em perder o título para o Triple H, e então a WWF transformar o combate num Triple Threat ao introduzir o Mankind, que venceu o título.

No RAW da noite seguinte, tivemos Mankind vs. Triple H pelo WWF Championship, em que o Triple H derrotou o novo campeão e conquistou o seu primeiro título mundial. Neste primeiro reinado, o Triple H defendeu o título com sucesso frente ao The Rock no primeiro episódio do SmackDown em agosto, mas acabou por perdê-lo em setembro (curiosamente também no SmackDown). Para quem?

Vince McMahon! Como? Sim, Vince McMahon. Após interferência do ‘Stone Cold’, McMahon fez o pin ao Triple H e venceu o WWF Championship. No RAW da semana seguinte, o Vince colocou o título vago devido ao facto de não ser lutador, e apenas seis dias depois no Unforgiven o Triple H venceu o título de volta e começou o seu segundo reinado.

Consigo compreender que a troca de título tenha acontecido de forma a promover o SmackDown, que era um programa recente, mas foi completamente escusado. Embora tenha tido um início conturbado e um final estranho (senão mesmo ridículo), foi neste reinado que o Triple H defendeu o título contra o The Rock no primeiro episódio do SmackDown, com a ajuda do árbitro Shawn Michaels. Por essa razão e por ter sido o primeiro do Triple H é recordado, mas seria errado colocá-lo à frente de outros.

7. World Heavyweight Champion – de 12/09/2004 a 06/12/2004 (9º reinado)


Tal como o reinado anterior, este não ocupa também um lugar mais alto na lista devido ao facto de ter terminado de forma estranha, apenas para o Triple H vencer o título de volta.

Depois de ter perdido o World Heavyweight Championship para o Chris Benoit na WrestleMania XX (já vou falar disto mais lá para a frente!), o Triple H passou vários meses a perseguir o título do Benoit e não conseguiu vencer, nem mesmo com ajuda dos Evolution. Perdeu desforras no Backlash, Vengeance e num Iron Man Match no RAW.

No final de julho, Randy Orton (colega de Triple H nos Evolution) venceu uma Battle Royal e recebeu uma oportunidade pelo World Championship no SummerSlam. Naquela que foi a primeira tentativa do ainda muito novo “Legend Killer”, um RKO foi suficiente para fazer aquilo que Triple H passou meses a fazer e não conseguiu.

No RAW da noite seguinte, Orton voltou a derrotar Benoit numa desforra pelo título e teve uma celebração especial por parte dos seus colegas imediatamente a seguir. Uma celebração em que Triple H, invejoso, atacou o novo campeão e expulsou-o do grupo.

No Unforgiven, Triple H desafiou Randy pelo título e conseguiu sair vitorioso, vencendo finalmente o seu tão desejado World Heavyweight Championship de volta. No Taboo Tuesday, Triple H defendeu o título com sucesso contra o Shawn Michaels graças a um Spear de Edge, furioso por não ter recebido a oportunidade (HBK foi votado pelos fãs para desafiar Triple H ; Edge e Chris Benoit eram as outras duas opções).

No Survivor Series, houve um combate tradicional de equipas em que a Team Triple H (Triple H, Batista, Edge & Snitsky) foi derrotada pela Team Orton (Randy Orton, Chris Benoit, Chris Jericho & Maven). Os membros da equipa vencedora seria General Manager do RAW, uma semana cada um. No RAW de 6 de dezembro, Triple H foi obrigado a defender o seu título contra Edge e Benoit num Triple Threat Match.

Combate este que terminou com um empate, em que o Edge desistiu a um Crossface do Benoit ao mesmo tempo que o árbitro contou 3 (os ombros de Benoit estavam no chão durante o Crossface). Foi decidido que o World Heavyweight Championship de Triple H estava agora vago devido ao final controverso deste combate, e ia ser decidido no New Year’s Revolution em janeiro de 2005 num Elimination Chamber entre Triple H, Edge, Benoit, Chris Jericho, Batista e Randy Orton.

Adivinhem quem ganhou? Exato! Portanto, para quê tirar-lhe o título se ele o venceu imediatamente de volta!? De resto foi um reinado completamente aceitável, se bem que o público já estava bastante cansado de ver o Triple H com o título por esta altura.

6. WWF Champion – de 24/05/2000 a 25/06/2000 (4º reinado)


Este reinado fica de fora do top 5 por duas razões: fez parte de um jogo da “batata quente” entre HHH e The Rock, e o Triple H perdeu o título num combate de equipas (tal como em 2009), em que o Vince McMahon sofreu o pin!

Depois de ter perdido o seu terceiro WWF Championship para o Rock no Backlash (final de abril), o Triple H recebeu a sua desforra no Judgment Day (maio) num Iron Man Match de uma hora, com o Shawn Michaels como árbitro. O combate foi muito bom e chegou ao último minuto com o resultado empatado 5-5, o Shawn Michaels no chão e os aliados de Triple H a tentarem ajudá-lo. Até que o Undertaker regressou de uma lesão de vários meses, estreou a sua personagem de biker e destruiu tudo e todos (com a exceção do Rock).

A escassos segundos do fim, o HBK levantou-se, viu o ‘Taker aplicar um Tombstone ao Triple H e deu a vitória por 6-5 ao seu ex-colega, graças a uma desqualificação. No mês seguinte no King of the Ring, o Triple H defendeu o seu título (juntamente com Vince & Shane) frente ao The Rock, Kane e Undertaker num combate de equipas em que o Rock fez o pin ao Vince e venceu o título do ‘Game’.

O Triple H por esta altura transformava praticamente tudo aquilo que tocava em ouro, mas o facto de o reinado ter sido tão curto e no fundo, tão desnecessário, fica de fora do meu top 5. Só não fica mais para baixo porque o Triple H era, realmente, muito bom em 2000. Mas mesmo MUITO bom. Caso não acompanharam a WWF em 2000, não estou a exagerar! É só irem ver!

5. WWE Champion – de 27/04/2008 a 23/11/2008 (12º reinado)


Estávamos aqui numa fase, em 2008, em que o Triple H já não era claramente o mesmo que era dois ou três anos antes. Este é um reinado que tem os seus momentos positivos, dois pontos negativos (que curiosamente começam os dois pela letra K) e uma história bastante interessante que ajuda a colocar este reinado no top 5 – com o Jeff Hardy, claro está.

Os primeiros dois meses deste reinado são passados com Randy Orton, que perdeu o título para o Triple H no Backlash (num combate de eliminação que envolveu também John Cena e JBL). Orton recebeu a sua desforra num combate Steel Cage no Judgment Day, mas embora tenha perdido recebeu uma nova oportunidade no One Night Stand, desta vez num combate Last Man Standing em que não só o Orton voltou a perder, saiu também com uma lesão grave que tirou alguns meses à sua carreira.

No Night of Champions, o Triple H defendeu o título com sucesso num bom combate contra o John Cena. Depois disto, vimos o Triple H e o seu título serem transferidos do RAW para o SmackDown, enquanto que o World Heavyweight Championship passou a ser novamente propriedade do RAW, nas mãos do novo campeão CM Punk.

O antigo World Heavyweight Champion, Edge (a quem Punk usou o seu Money in the Bank) recebeu uma oportunidade pelo WWE Championship no Great American Bash, mas perdeu graças a uma distração da Alicia Fox e da Vickie Guerrero (isto foi durante a história em que o Edge beijou a Alicia Fox, que estava a planear o casamento entre ele e a Vickie).

De seguida veio o nosso primeiro problema, este K é de Khali! Uma história desinteressante levou a um combate não muito bom no SummerSlam, em que ao menos o Triple H venceu e continuou o seu reinado, que a partir daqui só melhorou (com a exceção de um segundo problema, que já vou discutir!).

No Unforgiven, HHH defendeu o seu título na Championship Scramble em que participaram também Jeff Hardy, MVP, Shelton Benjamin e The Brian Kendrick. O Triple H venceu literalmente no último segundo com um Pedigree ao MVP, “roubando” a vitória ao Jeff Hardy, que tinha feito o último pin até então e ia vencer o combate.

Isto levou a um combate pelo WWE Championship entre os dois no No Mercy, que viu o Jeff Hardy aplicar um Swanton Bomb ao Triple H e… o Triple H reverter para um roll-up que lhe deu a vitória, deixando mais uma vez Hardy a um mero segundo do seu sonho!

Houve uma desforra no Cyber Sunday, em que o Jeff Hardy aplicou um Swanton Bomb, mas não se deixou cair no mesmo erro e em vez de fazer o pin, aplicou um segundo Swanton Bomb… do qual o Triple H se defendeu, aplicou um Pedigree e venceu.

No Survivor Series, o Triple H ia defender o seu título num Triple Threat Match frente ao Jeff e ao segundo problema K (K de Kozlov!), mas o Jeff foi atacado por alguém no seu hotel e ficou impossibilitado de participar no combate. O combate prosseguiu então entre HHH e Vladimir Kozlov, foi absolutamente terrível, e no final a Vickie Guerrero interrompeu o combate (felizmente) e disse “este combate vai ser um Triple Threat como prometido, ele está aqui! Ele está aqui!!”.

O público estava de pé à espera dele até que ele apareceu mesmo… mas ele era o Edge! O Edge entrou num combate e nem uma invasão do Jeff Hardy (que pensava ter sido atacado pelo Edge no hotel) o impediu de vencer o WWE Championship. Em suma, foi um reinado longo de 210 dias com combates bons, uma história fantástica com o Jeff Hardy e que foi, tirando aqueles dois combates com o Vladimir Kozlov e o Great Khali, absolutamente sólido.

4. WWF Champion – de 26/09/1999 a 14/11/1999 (2º reinado)


Tal como já foi discutido anteriormente, o Triple H perdeu o seu primeiro WWF Championship nas gravações do episódio do SmackDown de 16 de setembro de 1999 para o Vince McMahon. No RAW da semana seguinte, o Vince deixou o título vago e marcou um Six Pack Challenge pelo título vago para o Unforgiven entre Triple H, The Rock, Big Show, British Bulldog, Kane e Mankind com ‘Stone Cold’ Steve Austin a auxiliar o árbitro.

O árbitro fica inanimado na parte final do combate, altura em que o Austin entra e começa logo a entrar em picardias com os participantes, acabando por atacar Bulldog com uma cadeira. HHH aproveita-se imediatamente para aplicar um Pedigree e o Austin é obrigado a contar e a dar a vitória e o título ao seu rival. O Triple H festeja na cara de Austin, que lhe aplica um Stunner e festeja com as suas cervejas.

Pessoalmente, sinto que este combate no Unforgiven foi algo esquecido e não é falado praticamente de todo nos dias de hoje, mas tendo em conta que o vi ainda na semana passada posso-vos dizer que, caso gostem da confusão da Attitude Era, este combate é espetacular. Caso tenham oportunidade, vejam! Não se vão arrepender.

Bem, voltando ao assunto. O final do combate no Unforgiven levou a um combate entre o novo campeão e Austin no No Mercy em outubro, que o Triple H aproveita-se de uma interferência do The Rock para derrotar o Austin. Esta interferência do Rock aconteceu de modo a que se começasse a preparar o combate Triple Threat no Survivor Series pelo WWF Championship entre o ‘The Game’, Rock e Austin.

Como todos sabemos, as lesões do Austin não permitiram que ele participasse na luta e foi criada a história em que ele foi atropelado no parque de estacionamento. No Survivor Series, o Big Show ficou com o lugar do Austin e acabou por conseguir a vitória com ajuda do Vince McMahon e de um enorme Chokeslam.

Este segundo reinado do Triple H foi fantástico, todos os combates são bons (o do Survivor Series é mesmo o menos bom dos três) e está repleto de confusão e caos que a Attitude Era nos habituou. No entanto, caso este reinado fosse ainda uma continuação do seu primeiro (caso não tivesse existido toda aquela com o Vince a ganhar em setembro) acredito que ainda estaria mais bem colocado na lista. De qualquer das formas, é um reinado muito bom e com momentos e combates dignos de recordar.

3. World Heavyweight Champion – de 14/12/2003 a 14/03/2004 (8º reinado)


Entramos agora no top 3.

Tenho a noção que esta entrada é bastante controversa, já que muita gente (e até mesmo eu) detestou o “reinado de terror” do Triple H que durou de 2002 a 2005 no RAW. Mas, olhando para trás, este reinado foi muito interessante e, no fundo, não passou de um reinado transicional.

Depois de ter perdido o World Heavyweight Championship para o Goldberg no Unforgiven e de ter perdido uma desforra no Survivor Series, Triple H recebeu uma nova oportunidade no Armageddon em dezembro, num combate Triple Threat que envolveu também Kane.

O combate em si não é nada por aí além, não passa de decente (um 5 de 0 a 10 é ser simpático) e termina com o Kane a aplicar um Chokeslam ao Goldberg, o Batista puxa o Kane para fora do ringue e o oportunista HHH aproveita para fazer o pin e vencer o seu (até então) oitavo título mundial na WWE.

Para além disto, este Armageddon de 2003 viu também o Randy Orton vencer o WWE Intercontinental Championship e viu Ric Flair e Batista vencerem o World Tag Team Championship, num dia que entrou para a história como o Evolution Day (desculpa, Rusev!).

No último RAW de 2003, em San Antonio, o Shawn Michaels recebeu uma oportunidade pelo World Heavyweight Championship contra o seu eterno amigo e rival. Naquele que foi um combate digno de se ter num pay-per-view, o Shawn Michaels acabou por conseguir aplicar um último Sweet Chin Music e derrotar Triple H pelo título, começando a festejar…

Só que, ao fazer o pin, Michaels tinha também os seus ombros no chão, o que levou Eric Bischoff a reverter a decisão e a entregar o título ao Triple H que, como campeão, manteve na situação de empate. Na Royal Rumble, uma desforra Last Man Standing terminou com um novo empate, já que ambos lutadores não se conseguiram levantar após um Sweet Chin Music do ‘HeartBreak Kid’.

Nessa mesma noite, na Royal Rumble, Chris Benoit venceu a luta de 30 homens e garantiu o seu lugar na WrestleMania XX pelo WWE Championship. Mas, pela primeira vez, o vencedor da Royal Rumble decidiu mudar de marca e desafiar o outro campeão mundial – Benoit saiu do SmackDown para o RAW de modo a poder desafiar Triple H pelo World Heavyweight Championship na WrestleMania XX.

Na assinatura de contrato para o combate na WrestleMania entre HHH e Benoit, Shawn Michaels aplicou um Sweet Chin Music ao novo membro do RAW e assinou na sua vez, o que transformou o combate num Triple Threat – Triple H vs. Chris Benoit vs. Shawn Michaels pelo World Heavyweight Championship no main event da WrestleMania XX, no Madison Square Garden.

O combate é pura perfeição. Sei que muita gente não consegue olhar para isto com os mesmos olhos devido ao que, infelizmente, aconteceu com o Benoit em junho de 2007. É compreensível. Mas independentemente de tudo isso, este é simplesmente um dos melhores main events de qualquer WrestleMania. Há drama, há sangue, há Pedigree’s, há Sweet Chin Music’s, há Diving Headbutt’s e há um último Crossface do ‘Rabid Wolverine’ que obriga HHH a desistir no meio do ringue e leva Nova Iorque à loucura.

Para terminar, o WWE Champion (do SmackDown) Eddie Guerrero vem ao ringue e celebra com Benoit, os dois novos campeões emocionados dentro do ringue num momento que foi na altura emocionante, e é hoje arrepiante devido às circunstâncias que todos sabemos.

Há pessoas que vão discordar, mas olhando para trás, este reinado levou a um dos melhores combates na história do RAW (Triple H vs. Shawn Michaels), contribuiu para a história da Royal Rumble (o vencedor passou a poder escolher o seu adversário) e resultou num dos melhores combates da história da WrestleMania e a melhor Triple Threat Match de sempre (Triple H vs. Chris Benoit vs. Shawn Michaels). Foi bom, muito bom!

2. World Heavyweight Champion – de 09/01/2005 a 03/04/2005 (10º reinado)


Este décimo reinado do Triple H marca o fim do “reinado de terror” que se viveu no RAW entre setembro de 2002 e abril de 2005.

Após ter perdido o World Heavyweight Championship em dezembro de 2004 devido a um empate (o título ficou vago), Triple H foi obrigado a participar num Elimination Chamber no New Year’s Revolution em janeiro de 2005 caso quisesse o seu título de volta.

No evento, HHH eliminou Randy Orton com um Pedigree no final e acabou mesmo por vencer de volta o seu tão desejado cinturão dourado.

A razão deste reinado estar na segunda posição é muito simples: crescimento de uma estrela, um senhor chamado Batista.

Depois de ter vencido o título, HHH começou a olhar para Batista como uma ameaça ao seu trono no RAW, tentando convencê-lo a não participar na Royal Rumble. Na Rumble, o ‘The Game’ defende o seu título com sucesso contra o Randy Orton e, mais tarde nessa noite, Batista acaba por entrar na luta e vence ao eliminar por último John Cena, garantindo uma oportunidade por um título mundial na WrestleMania 21.

Nas semanas seguintes, HHH tentou dar graxa a Batista e convencê-lo a ir ao SmackDown desafiar JBL pelo seu WWE Championship, chegando mesmo a simular um atropelamento a Batista com uma limusine igual à de JBL.

Na assinatura do contrato em que o Batista escolheu entre RAW ou SmackDown, Batista atira o contrato do RAW para o chão e faz o sinal com os polegares para cima, apenas para virá-los para baixo e destruir ambos Ric Flair e HHH, que acaba por sofrer um Batista Bomb para a mesa.

Batista assina o contrato com o RAW e, na WrestleMania 21, derrotou Triple H limpo com um Batista Bomb. No Backlash, Batista voltou a vencer uma desforra entre os dois. Triple H recebeu uma última oportunidade no Vengeance, num combate Hell in a Cell, em que o Batista vence e torna-se no primeiro homem a derrotar HHH dentro da Hell in a Cell.

Em termos de qualidade das lutas, o oitavo reinado (o nº. 3 desta lista) é bastante melhor, mas o trabalho que o Triple H fez ao longo de meses e a ajuda que deu na carreira do Batista foi tremenda e por essa razão, decidi colocar este reinado em segundo. Mas o primeiro, esse só pode ser mesmo um…

1. WWF Champion – de 03/01/2000 a 30/04/2000 (3º reinado)


Este reinado, se tivesse terminado na WrestleMania 2000 (o que devia ter acontecido) era simplesmente PERFEITO, sem nada a apontar.

Depois de ter perdido o WWF Championship para o Big Show no Survivor Series 1999 graças a Vince McMahon, HHH vingou-se do Vince ao derrotá-lo numa luta no Armageddon e ao revelar que ele e a sua filha, Stephanie, estavam juntos. Com isto começou a McMahon-Helmsley Era.

No RAW de 3 de janeiro de 2000, o primeiro RAW do corrente milénio, HHH recebeu finalmente a sua desforra frente ao Big Show pelo título e conseguiu-o de volta.

A rivalidade que se seguiu foi espetacular e, de facto, tirou todas as dúvidas se o HHH conseguia aguentar ou não no main event da World Wrestling Federation. Estou a falar, como é óbvio, do Mick Foley.

Tudo começou quando, no início de janeiro, Triple H e Stephanie despediram Mankind. Mick Foley acabou por regressar como Cactus Jack e, como forma de protesto, o resto do plantel da WWF obrigou o casal a assinar um Street Fight para a Royal Rumble entre HHH e Jack pelo WWF Championship, caso contrário ninguém iria aparecer ao trabalho.

Nesse combate na Royal Rumble, eles lutam por todo o lado – ringue, mesa dos comentadores, rampa, público – e o Jack ataca HHH com arame farpado, que deixa o campeão a sangrar não só da cara como das próprias pernas(!), e transforma o cabelo loiro em cabelo vermelho. No final, Jack introduz pioneses no ringue e acaba por ser ele quem cai nos pioneses, segue-se um Pedigree e… Jack escapa! O público não consegue acreditar, e gritam “Foley, Foley, Foley”.

O Triple H levanta o adversário, aplica-lhe um último Pedigree NOS PIONESES(!!!!) e consegue sair com o seu título. Caso nunca tenham visto este combate, larguem o que estão a fazer agora! Cinco estrelas, venha quem vier!

No final do combate, o louco do Cactus Jack está ainda de pé como se nada fosse, e ataca Triple H com o arame farpado mais uma vez. Furioso, Triple H aceitou uma desforra em fevereiro, no No Way Out, num combate Hell in a Cell com uma condição – o Cactus Jack teria de colocar a sua carreira em jogo.

Pessoalmente, gosto mais do combate na Royal Rumble, mas este esta só mesmo ligeiramente um pouco mais abaixo (estamos a falar um com 5*, outro com 4,5*!!).

No final da luta, mais uma vez incrivelmente violenta, Cactus Jack mete o arame farpado a arder no topo da cela, mas o Triple H escapa com um back body drop e Jack parte a cela, cai no ringue e abre um buraco no ringue!

Jack, sempre o mesmo louco, consegue-se levantar quando HHH volta ao ringue, mas vai ter direito a um Pedigree que o mete definitivamente no chão e dá a vitória ao Triple H, colocando um ponto final na carreira de Mick Foley.

Aqui começa a parte mais confusa: o The Rock venceu a Royal Rumble, mas o Big Show reclamou que os pés do Rock bateram primeiro no chão (e realmente bateram) portanto, o Big Show foi adicionado ao combate na WrestleMania. No entanto, a Linda McMahon trouxe o Mick Foley de volta (porquê!!!?) e colocou-o também a ele no combate, que era agora a eliminar.

Na WrestleMania 2000, todos os participantes tiveram um McMahon no seu canto (HHH – Stephanie, Foley – Linda, Show – Shane, Rock – Vince) e o The Rock eliminou o Big Show em poucos minutos com um Rock Bottom.

Alguns minutos depois, o Foley foi eliminado com um Pedigree do Triple H, deixando o Rock e o HHH (que devia ter sido o combate original) no final. Quando o Rock estava prestes a vencer, o Vince traiu-o e ajudou o Triple H a ganhar, mostrando que estava afinal estava com eles desde o início.

Isto levou a uma desforra no Backlash, que o The Rock conseguiu vencer com ajuda de uma interferência do ‘Stone Cold’ Steve Austin.

Se ignorarmos o facto que o HHH devia ter perdido o título para o The Rock na WrestleMania 2000 (qual a razão de o deixar nas mãos dele mais três semanas, apenas para perdê-lo para a mesma pessoa no Backlash?), a série de combates com o Mick Foley foi simplesmente bom demais e o Triple H perdeu o título para a pessoa certa, que no ano de 2000 estava mais popular do que nunca até então.

Tirando esse pequeno pormenor de ter perdido o título no Backlash e não na WrestleMania 2000, este terceiro reinado do Triple H é fantástico e é, sem dúvida alguma, o melhor da carreira do Triple H.



Espero que tenham gostado, caso tenham algo a acrescentar não hesitem em fazê-lo na caixa de comentários lá em baixo. Caso tenham também alguma sugestão, algum outro lutador que gostassem de ver uma lista destas, não hesitem em aconselhar nos comentários. Mais uma vez, eu sou o Tomás, e agradeço o vosso tempo a lerem o artigo!
Com tecnologia do Blogger.