Ultimas

Cara ou Coroa #3 - Daniel Bryan


Para a terceira edição do Cara ou Coroa, trazemos uma superstar bem presente no panorama atual do wrestling, não fosse ele, o atual Campeão da WWE, Daniel Bryan!



Com 37 anos, Daniel Bryan conta com um extenso currículo distribuído de 20 anos de carreira, sendo dez desses anos, passado nos indies (1999 a 2009) e os outros dez, na WWE (2009 a 2019). Na WWE encarnou os mais diferentes papéis, desde membro dos Nexus, a membro da equipa Hell No!, ao famoso Yes Movement!, membro dos Wyatt Family, a GM do SmackDown e atualmente assume a gimmick de The 'New' Daniel Bryan.

Uma vez mais, cabe ao Nélson Mota e ao Luís Barros, a árdua tarefa de escolher a melhor versão da ilustre carreira de Daniel Bryan na WWE. Leiam com atenção as próximas linhas, em que tentaremos escolher e explicar qual a melhor gimmick da carreira de Daniel Bryan para nós.

"Yes Movement!" 
(2011 a 2012 - Heel
2013 a 2014- Face
Escolha de Nélson Mota


O Yes Movement! foi provavelmente, um dos momentos mais altos, se não o mais alto, da WWE nos últimos anos. Este fenómeno continua até aos dias de hoje, apesar de o mesmo Daniel Bryan querer a todo custo 'matar' este movimento criado por ele. 

Mas como começou este fenómeno bizarro? Qual foi o momento exato em que nasceu o 'yes chant'?

É difícil precisar o momento, mas o 'yes movement' surgiu durante o primeiro reinado de Daniel Bryan em 2011, depois deste ter cobrado a sua pasta Money in the Bank, derrotando Big Show após este ter ganho o World Heavyweight Championship sobre Mark Henry numa luta de cadeiras no TLC.

Durante esse reinado, Daniel Bryan desempenhava um papel de heel insuportável que os fãs tinham particular interesse em provocar, já que viam que isso tinha efeito em Bryan. Mesmo na Wrestlemania 28, quando Daniel Bryan perdeu o título em 18 segundos para Sheamus, toda a arena entoava os 'yes chants'. Apesar de sair derrotado e humilhado, Daniel Bryan tinha a atenção do público do seu lado e o seu futuro parecia prometedor. E foi!

O Yes Movement continuou e a primeira paragem foi a formação da equipa Hell No! com Kane. Juntos formaram uma dupla inesquecível e apesar dos problemas de raiva de ambos, conseguiriam mesmo assim conquistar os WWE Tag Team Championship. Durante o seu reinado tiveram batalhas inesquecíveis, tal como aconteceu no TLC em que Bryan, Kane e Ryback foram derrotados pelos membros do Shield. Foi para com os mesmos Shield que viriam a perder os títulos Tag Team. Pouco depois a equipa Hell No! viria a desfazer-se.

O barulho do Yes Movement era cada vez mais ensurdecedor e apesar da WWE querer ignorar o movimento, tornou-se por de mais evidente que, não dar uma oportunidade a Daniel Bryan era ignorar completamente os fãs. E num dos poucos momentos da história, o Universo WWE foi ouvido!

No primeiro Raw antes do SummerSlam de 2013, o então Campeão da WWE John Cena, ao som de cânticos ensurdecedores para Daniel Bryan juntamente com Yes Chants, escolheu Bryan como seu oponente no SummerSlam 2013. No maior evento do ano, Bryan derrotou Cena para conquistar o título num combate com Triple H como árbitro. Após a luta, Bryan foi atacado por Triple H, que permitiu que Randy Orton usasse o seu Money in the Bank, derrotando Bryan e se tornando campeão.

A Authorithy queria a todo custo abafar o movimento e apostaram numa feud antiga entre Orton e Cena, enquanto que 'empurraram' Bryan para os Wyatt Family. Mas mesmo assim, os fãs não desistiram de Bryan, Bryan era o escolhido do Universo WWE.

No Raw de 10 de março, a feud entre Bryan e a Authorithy assumiu contornos de revolução. Nessa noite, vários fãs ocuparam o ringue e recusaram-se a sair para que Triple H concordasse com a exigência de Bryan para um combate na WrestleMania XXX, com a condição de que o vencedor seria inserido na luta pelo WWE World Heavyweight Championship no evento.

Nessa noite Bryan fez o impensável! Na mesma noite, Daniel Bryan venceu primeiramente Triple H e no main event, derrotou Batista e Orton conquistando o Título, num combate que foi praticamente um handicap contra Bryan. Bryan derrotou três futuros Hall of Famers na mesma noite. Foi o pináculo do Yes Movement! A história em que o Underdog venceu! A história em que David derrotou os Golias! A história em que o lutador escolhido pelos fãs, venceu e vingou! A prova que, por vezes, a WWE ouve os seus fãs! 

The New Daniel Bryan 
(2018- Atualmente- Heel)  
Escolha de Luís Barros 

Eu adoro o Daniel Bryan, adoro os combates dele, adoro a história tanto da personagem como da pessoa real, é só um dos melhores wrestlers de todos os tempos e uma das figuras mais influentes do mundo do wrestling, mas, sim, existe aqui um “mas”, sempre achei que ele não era muito bom com personagens, não me interpretem mal, ele mostrou algo positivo com os Hell No, mas nada de absolutamente fantástico, e como não posso deixar de mencionar, o Yes Movement é fantástico, mas aquilo não era de todo uma personagem, aquilo que víamos era o Bryan Danielson a vir ao de cima e a conquistar-nos, algo muito fácil porque o Danielson era daquelas pessoas que eu idolatro que não pensaria duas vezes antes de fazer uma churrascada e beber umas cervejas com ele, ou talvez não, uns hamburgers de soja serviam.

Onde eu quero chegar é simples, o Yes Movement funcionou porque aquilo era uma pessoa real com a qual nos podíamos identificar, e como tal, apoiávamos até à morte, no entanto, nunca houve uma personagem criada por Daniel Bryan, como existe do The Rock, ou do Chris Jericho, pelo menos até ao Smackdown antes da Survivor Series.

Daniel Bryan luta pelo título da WWE contra A.J Styles e vence o título, mas com um low blow e depois do fim do combate, agride violentamente A.J Styles. Foi um heel turn completamente inesperado, mas que deixou todo o mundo do wrestling a pensar no que iria sair dali. Havia suspeitas de que Bryan iria enfrentar Brock Lesnar ainda como babyface, mas não, entrou com uma arrogância gigantesca perante a “besta”, acabando por perder, mas não sem antes dar muita luta.

A especulação ainda continuava no ar sobre o que é que aquilo significava, sobre se ia funcionar, no final de contas, Daniel Bryan é uma das personagens mais adoradas de sempre, e no Smackdown a personagem dele ainda não estava gasta. O que aconteceu foi que Daniel Bryan pegou nas suas convicções reais sobre o mundo, e as amplificou até ao nível mais alto possível, basicamente, o “Novo” Daniel Bryan é um vegan, ambientalista, que considera toda a gente à sua volta uns autênticos burros porque não tem a mesma noção que ele sobre o mal que fazem ao ambiente, e eu acho isto lindo.

As gimmicks do tipo “sou muito melhor que tu e por isso devo dar-te sermões” já existem à muito, mas esta versão criada por Bryan, é muito diferente de tudo o que a WWE tem neste momento, e pega num assunto muito atual, a poluição, e usa isso como arma. Aliás, vamos lá ser honestos, o homem tem razão no que diz, só que é um parvalhão na forma como o aborda, e isso faz-me adorar odiá-lo, que era o sentimento que eu tinha sobre grandes heels como o Edge, ou o CM Punk.

Isto fez-me perceber que afinal o Daniel Bryan não só é muito bom com personagens, como é excelente, ele fez algo extremamente difícil que é passar do melhor babyface da WWE para um dos melhores Heels no espaço de uma semana, isso não devia ser possível, mas é, e só prova que tudo o que o American Dragon cria, é ouro puro.
Com tecnologia do Blogger.