Ultimas

A Alternativa Fenomenal #43: The Match Beyond






Saudações a todos e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Neste sábado, a WWE exibirá o último NXT: Takeover deste ano, sendo que esta edição conta com um combate extremamente simbólico. Uma luta brutal, e que serviu como modelo para várias cage matches que vemos até hoje em diversas promotoras norte-americanas, e que permaneceu em desuso por quase 20 anos.

Até por ter sido utilizada pela última há tanto tempo, que muitos dos leitores de hoje podem não conhecer seus conceitos, regras e história. Portanto, com a proximidade do evento, acredito que seja interessante apresentar a todos os que não estão familiarizados, o que seria este combate conhecido como War Games. Então, sem mais delongas, vamos ao texto;



Logo do NXT Takeover: War Games


O conceito dos War Games foi criado em 1987, pelo WWE Hall of Famer "The American Dream" Dusty Rhodes, após (segundo o próprio) ter assistido ao filme Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão, onde ocorrem combates até a morte em uma arena fechada. 

A luta consistia em dois ringues rodeados por uma jaula retangular de teto baixo, onde inicialmente competiam duas equipes de cinco integrantes, sendo que a jaula possuía portas nos cantos opostos do ringue para evitar qualquer interação indevida entre os participantes. Dois membros da equipe iniciavam o combate, e passados cinco minutos, um lutador de uma das equipes entrava na jaula.




A ordem de entrada dos lutadores era decidida através de cara-ou-coroa, porém em outras edições houveram lutas ou algum outro tipo de competição (tal como queda de braço) para determinar que equipe teria a vantagem inicial. Passados dois minutos, um membro da equipe adversária entraria, e assim seguia-se até todos os wrestlers adentrarem a jaula.

Por questões de storyline, usualmente os heels mantinham a vantagem inicial, para construir mais eficientemente  o comeback do time face. Com todos os lutadores nos ringues, o combate efetivamente começava, onde a única forma de vencer era fazendo um dos adversários declarar rendição, ser submetido ou ser nocauteado. Não havia pinfalls, desqualificações ou count-outs, e o uso de armas e outros auxílios era completamente legal.





Este serviu como o combate de especialidade dos lendários Four Horsemen (Ric Flair, Arn Anderson, Tully Blanchard, J.J. Dillon, e parceiros anteriores como Barry Windham e Lex Luger), grupo com maior número de participações nos War Games (16 combates), e que estava em uma guerra por supremacia na antiga NWA. Sua edição inaugural ocorreu no Great American Bash, em julho de 1987, onde os Horsemen foram derrotados pela equipe dos Road Warriors, Paul Ellering, Dusty Rhodes e Nikita Koloff, após os Warriors submeterem J.J. Dillon.

Os War Games ainda foram realizados outras três vezes naquele ano, enquanto que no ano seguinte fizeram parte da tour Great American Bash, sendo apresentados em 11 house shows. Em 1989, duas edições ocorreram, estas já sob a bandeira da WCW, que havia feito uma parceria com a NWA, que veio a ser a "dona" do combate nos anos seguintes.





Em 1991 outros seis War Games foram realizados, porém a partir de 1992 o combate passou a ser anual, tendo a edição deste ano sido apresentado durante o WrestleWar, e as demais como parte do ppv de setembro da WCW, o Fall Brawl, até 1998.

As regras do combate permaneceram inalteradas nos 11 anos em que esteve inicialmente ativa, sendo modificados apenas o número de participantes, que flutuava entre dez e oito competidores. Em 1998, ocorreu o primeiro War Games sob a forma de 3-Way match, com equipes de três lutadores cada, colocando frente-a-frente a New World Order, a NWO Wolfpac e o Team WCW. O método de entrada permaneceu, mas agora pinfalls eram permitidos, e o lutador que marcasse a vitória receberia uma title shot ao WCW World Heavyweight Championship. Esta foi a última edição oficial dos War Games.




Em 2000, ocorreu um combate denominado "WarGames 2000", considerado como uma versão não-oficial da estipulação, com regras completamente díspares das normalmente vistas e valendo o WCW World Title. Reformulada por Vince Russo, a luta foi realizada em um único ringue cercado por uma jaula de três andares, onde no topo estava o cinturão. Após os todos os  lutadores entrarem, um deles deveria pegar o título e, com este em posse, sair da jaula para obter a vitória e ser declarado campeão. O lutador não precisava ser aquele que recuperou o cinturão para vencer a luta, precisava apenas tê-lo em posse quando saísse da cela.




Aquela foi a última vez que alguma versão dos War Games foi vista, pelo menos até o anúncio feito mais cedo este ano por Triple H, via Twitter. Havia relutância da parte de Vince McMahon para realizar uma luta sob esta estipulação, devido à logística de manter dois ringues em uma mesma arena, bem como pela mudança de público alvo da companhia (a PG-Era). Porém, HHH, líder do NXT, conseguiu enfim encontrar algum espaço para trazer os War Games novamente, com o anúncio oficial do combate tendo sido feito há duas semanas atrás.

Para este War Games, teremos três equipes competindo : The Undisputed Era (Adam Cole, Kyle O'Reilly e Bobby Fish), a equipe de Roderick Strong e dos Authors of Pain (Akam e Rezar, com Paul Ellering), e os NXT Tag Team Champions SAnitY (Eric Young, Alexander Wolfe e Killian Dane). Porém, regras diferenciadas foram aplicadas à esta edição do combate.


Imagem promocional do War Games deste sábado, entre Authors of Pain/Roderick Strong, Undisputed Era e SAnitY


Primeiro, as três equipes ficaram contidas em jaulas separadas, com um elemento de cada iniciando o combate nos ringues. Passados cinco minutos, os membros restantes de uma das equipes serão liberados e poderão entrar na jaula dos War Games. Três minutos depois, os membros de outra equipe serão liberados, e após mais três minutos os lutadores restantes. Com todos os lutadores na jaula, o combate começa efetivamente e a vitória irá para a equipe que conseguir efetuar pinfall ou submissão sobre um dos elementos dos outros times.

Ao todo, 30 edições oficiais (e uma não oficial) dos War Games foram realizadas, sendo 15 na NWA,  13 na WCW, e duas com atuação conjunta das empresas, com Sting sendo o lutador com mais participações, tendo competido em 19 combates.


Sting, na sua época pré-NWO


Os War Games são eventos que podem ser considerados únicos no mundo do wrestling. De sua concepção original, foram criados diversas outras gimmick matches como a Elimination Chamber, o Hell in a Cell, o Lethal Lockdown e a Cage of Death. A importância de trazer novamente tal combate à programação da WWE é alta, visto que será a introdução de muitos espectadores a esta histórica luta, bem como uma aposta da WWE em voltar a usar um conceito criado pela sua antiga rival.

Finalizada a apresentação da estipulação, deixo o convite para os espectadores acompanharem o NXT Takeover: War Games conosco no Wrestling Notícias, neste sábado a partir das 23:00 do Brasil (horário de verão), ou 1 da manhã de Portugal. Deixo também para que digam nos comentários se possuem alguma experiência de ter visto os War Games antes e o que acham deste combate. Uma boa leitura a todos, um bom show, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.