Ultimas

Análise: PROGRESS Chapter 20 : Thunderbastard Beyond Thunderbastard

Estava aqui a pensar qual seria o tema do Trono do Fã deste fim-de-semana, até que decidi que não haveria Trono do Fã. E pela mesma razão que não vai haver Trono do Fã, também não serei eu o responsável pela análise quer do SummerSlam quer do Takeover: Brooklyn. Porque desta vez, quero falar de algo novo, quero falar do último grande show da PROGRESS. Ora, antes de iniciarmos isto, a PROGRESS é indy inglesa que aposta imenso em lutadores da Grã-Bretanha e que possui um ambiente bastante underground e britanico. Os bilhetes para os shows costumam esgotar em muito pouco tempo, o que é uma prova da qualidade que os shows têm. 

Eu não costumo seguir regularmente os shows desta companhia, tendo apenas assistido a Chapter 13 ( conta com a presença de Prince Devitt e está disponível no youtube) e aqui há uns tempos apanhei uma stream no taima.tv/r/wooo de show qualquer deles. Ainda assim, não quis perder a oportunidade de assistir a este evento.


O grande destaque para este Chapter 20 é obviamente o Main Event que opôs Jimmy Havoc ao jovem high-flyer Will Ospreay. Jimmy Havoc é o lider dos REGRESSION e o PROGRESS Champion, tendo sido um verdadeiro heel chegando ao ponto de ser considerado o homem mais odiado no Reino Unido. Havoc tem conseguido manter o titulo por mais de 600 dias e agora tem de defender novamente o titulo contra Will Ospreay. Ora, Osprey já teve anteriormente uma oportunidade pelo titulo de Havoc num combate que girou em torno do 630º Senton do Ospreay ( anteriormente o rapaz quase partiu o pescoço devido à manobra) enquanto Havoc não tinha qualquer problema em recorrer a qualquer coisa para vencer Ospreay. Com venceu o torneio Super Strong Style 16, Ospreay garantiu uma nova oportunidade pelo titulo apresentado-se agora como um contender muito mais confiante das suas capacidades. Este é portanto o capitulo definitivo de uma rivalidade que tem sido muito bem construída pela companhia inglesa. Poderão ver os melhores momentos aqui.

Noam Dar vs Pastor William Eaver



Jimmy Smallman abre o show, e desde o primeiro minuto que podemos dar-nos conta do ambiente espectacular e único da PROGRESS que nos dá a vontade de estar presentes nos espectáculos da companhia inglesa. 

Pastor William Eaver está a substituir Dave Mastiff que não pode estar presente neste Chapter 20. Dar é dos wrestlers mais promissores da PROGRESS, mas fiquei igualmente impressionado com Pastor William Eaver que está envolvido no wrestling à menos tempo nesta industria que Noam Dar. Não só têm uma gimmick única como provou ser um lutador competente. Ele chega mesmo a obter uma vitória surpreendente após atingir Noam Dar com um clothesline. Um combate curto, com acção rápido e com Noam Dar a dominar a maioria do combate com recurso à sua velocidade e técnica. 

Rating : **1/2

Kyle Ashmore vs Wild Boar vs "Flash" Morgan Webster vs Bubblegum


Morgan Webster foi o vencedor do último Natural Progression Series Match, o que lhe garante uma oportunidade pelo titulo máximo da PROGRESS. Então era um pouco óbvio que seria ele a conquistar a vitória. 
Diverti-me bastante a assistir a este combate. Acção rápida e quase sem pausas, spots incríveis e uma boa dose de comédia! Bubblegum foi a estreia deste combate, mostrando um grande atletismo e um à vontade para integir com o público.

Rating: **3/4

Natural Progression Series III Quarterfinals - Sebastian vs Damian Dunne


Este primeiro combate da Natural Progression Series III é marcado também pelo debut de Damian Dunne na PROGRESS num combate contra Sebastian dos GRZS. Quase toda os lutadores da PROGRESS têm recepções da parte dos fãs, mas os GRZS tiveram uma ovação monstruosa! Não achei o combate nada de especial, apesar de o público ter estado bastante interessado nele mas isso deve-se bastante ao facto de Sebastian e Tom Irvin estarem bastante over sendo claramente os babyfaces do combate. Achei que faltaram mais momentos engraçados como o tributo feito aos Dudleys.

Sebastian conquista a vitória após um GTS e avança assim para a meia-final do torneio. Os GRZS estão bastante over e em parte fazem-me lembrar Enzo Amore e Colin Cassady.

Rating : **

PROGRESS Tag Team Champions : Summerian Death Squad (c) vs Hunter Brothers


Os Summerian Death Squad são provavelmente a coisa mais badass que a PROGRESS tem para oferecer. Principalmente Tommy End que é um dos wrestlers europeus mais talentosos da actualidade. Este combate marca a primeira defesa dos Summerian Death Squad e acaba por ser um dos melhores confrontos da noite.

Michael Dante e Tommy End são dois lutadores muito maiores e mais físicos que os Hunter Brothers, logo os contenders procuram neutralizar a vantagem dos campeões separando os Summerian Death Squad e apresentando um leque de double moves bem interessantes, até que a acção se vai tornando cada vez mais espectacular e caótica com ambas as equipas a terem várias oportunidades de conquistar a vitória.


Num combate altamente previsível, e em que todos os sabiam que os Summeriam Death Squad sairiam vencedores, os comentadores fazem também um grande trabalho ao mostrar que os Hunter Brothers nunca cederam apesar de enfrentarem os SDS vendendo também a possibilidade de um reencontro entre estas duas equipas. A equipa de Jim & Lee sai de cena sobre uma enorme salva de palmas quer do público quer dos Summeriam Death Squad.

Não é o melhor combate de tag team wrestling do ano, mas é seguramente um dos melhores que vi este ano. Ambas as equipas ganharam com este confronto.

Rating : ****



Glen Joseph, um dos donos da PROGRESS informa o público que Ali Armstrong um dos lutadores formados na ProJo não poderá mais competir devido a lesão e como tal irá retirar-se. Ali junta-se a Glen e Jimmy Smallman no ringue sobre uma enorme ovação, até que são interrompidos por Nathan Cruz que vêm ao ringue para gozar com Ali Armstrong. Glen Joseph não gostou da "brincadeira" e faz de Nathan Cruz o primeiro participante do Thunderbastard Match, chamando Damon Moser dando assim inicio ao combate.


Thunderbastard Match : Nathan Cruz vs Damon Moser vs El Ligero vs Rampage Brown vs Mark Haskins vs Marty Scrull vs Eddie Dennis vs Tom Irvin



Um Thunderbastard Match é basicamente uma Royal Rumble. A única diferença é os participantes são eliminados através de pinfall, desqualificação ou submissão. E o vencedor deste combate terá uma oportunidade de competir pelo PROGRESS Championship. Nathan Cruz e Moser são os homens encarregados de dar inicio ao combate e eles têm uma história juntos. Ambos faziam parte dos Faceless, até que a Cruz expulsa Moser e os Faceless tornam-se os Origin. Então o combate começa com esta batalha pessoal, com Moser a tentar castigar e eliminar Cruz. Infelizmente para Moser, El Ligero - outro membro dos Origin - junta-se ao combate e Damon Moser é o primeiro a ser eliminado.

El Ligero e Nathan Cruz aguardam pelo próximo participante de modo a trabalharem a equipa para o eliminarem, mas o quarto participante entra completamente a matar. Rampage Brown, um anterior PROGRESS Champion, entra no combate completamente a matar. Quando parecia que Nathan Cruz poderia começar a levar o melhor de Brown, eis que Mark Haskins  ( antigo parceiro de Brown e Cruz nos Team Screw Indy Wrestling) e consequentemente Nathan Cruz acabou por sofrer as mãos dos seus antigos parceiros. Depois disto, Rampage Brown e Mark Haskins trocam golpes e os Origin deixam de ter o dominio que tiveram no inicio do combate.

A partir daí, a acção torna-se mais rápida e os restantes participantes vão-se juntando ao combate. Lembram-se de ter tido que o GRZS estavam over? Tom Irvin é o último participante, bebe uma cerveja, distribui Stunners e elimina El Ligero com um roll up. Nathan Cruz vinga o seu parceiro logo de seguida, eliminando assim Tom Irvin. Brown e Denis batalham, até que Eddie Dennis consegue eliminar Rampage Brown. Não há tempo para festejos para Eddie, porque mais uma vez Nathan aparece vindo sabe-se lá donde e elimina Eddie Dennis.

A melhor parte do combate acontece após Marty Scurll eliminar Nathan Cruz. Haskins e Scurll mostraram o porque de serem dois dos mais dotados wrestlers britânicos. Haskins vence Scurll após transformar o Chicken Wing do seu oponente num roll-up. Após isso, Mark Haskins anuncia que irá enfrentar o campeão no Chapter 21 em Setembro!

Rating : ***1/4

PROGRESS Championship: No Disqualification - Will Ospreay vs Jimmy Havoc ( c )


Antes dos lutadores envolvidos no combate entrarem, Jimmy Smallman chama os London Riots ( antigos aliados de Havoc) de modo a neutralizar o resto da REGRESSION se necessário. Quer Ospreay quer Havoc tiveram direito a entradas especiais, que combinadas podem ter durado perto de 10 min. O "Aerial Assassin" teve uma entrada ao estilo de Assassin's Creed enquanto que Havoc entrou com uma face paint e o resto da REGRESSION mascarada e coberta em sangue.

Desde o inicio do combate, que o clima na Electric Ballroom é altamente intenso e este ambiente mantém-se até ao final. Logo no inicio, Ospreay mostra estar muito mais confiante que outrora e está profundamente focado em castigar Havoc e tornar-se PROGRESS Champion, mas os comentadores falam do passado em torno do seu 630º fazendo assim um tease para a possibilidade de uma grande conquista do herói com recurso à arma que no passado ele não dominava correctamente ou para a possibilidade de novamente Havoc reter.


Tendo em conta o estado emocional do contender e que o campeão é alguém frio, provocador, com um temperamento doentio e com um passado em combates de deathmatches, estavam reunidas todas as condições para termos acção absolutamente caótica. A meio do combate, os REGRESSION tentariam ajudar o seu líder, mas os London Riots acabaram por intervir expulsando-os assim do combate. Geralmente, acho que este tipo de interferências torna os combate menos cativantes, mas foi algo tão curto e que fez sentido que acaba por ser perfeitamente aceitável.

Por vezes em companhias mais pequenas quando existem combates hardcore, esquece-se por vezes a importância de os combates contarem uma histórias e dos lutadores desempenharem um papel. Não é o caso. Ospreay vai-se apercebendo que por as suas principais manobras não estão a ser suficientes para terminar o combate e que provavelmente terá de usar o 630º sento e  Jimmy é um heel demente, chegando ao ponto de após Ospreay sobreviver ao seu finisher o Acid- Rainmaker, Havoc atinge dois dos árbitros com o seu finisher pois deseja forçar o Jimmy Smallman a realizar o pinfall (foi assim que começou o reinado de Havoc), apenas para provocar o dono da PROGRESS. Isto é tão importante que quando Ospreay sobrevive ao segundo Rainmaker, Jimmy Smallman juntamente com todo o público têm uma explosão de alegria. Havoc chega ao ponto de quase usar um machado para acabar com Ospreay e é aí que o jovem inglês tem um novo comeback.


Os minutos finais são realmente de uma intensidade tremenda, com Havoc a entrar em desespero e não saber já que o que fazer e o babyface a continuar a renascer até que finalmente vence Havoc usando o seu 630º senton com Jimmy Smallman a realizar a contagem.

Rating: ****1/4

Gostei bastante deste Chapter 20! A maior parte dos combates não tiveram foram nada de especiais, mas existe um ambiente único que torna todo o evento muito mais especial. Muito disso deve-se essencialmente ao público fantástico da PROGRESS. Mas o mérito não é apenas deles, até porque praticamente todos os wrestlers, desde o low-card até ao Main Event, estão overs e têm grandes reacções.

O destaque vai obviamente para os combates pelos títulos. Summeriam Death Squad vs Hunter Brothers acabou por ser bem melhor do que esperava. Não conhecia os Hunter Brothers e como tal acabei por ter uma surpresa muito agrádavel.

O Main Event é a parte principal dos shows, e este foi extraordinário. Um combate com muito boa acção e óptimo storytelling, que termina com uma conquista emocional de Will Ospreay que põe assim fim ao reinado de mais de 600 dias de Jimmy Havoc enquanto PROGRESS Champion!



Combate da Noite : No Disqualification Will Ospreay vs Jimmy Havoc.
Figura da Noite: Will Ospreay
Nota PPV :15,75/20
Com tecnologia do Blogger.