Ultimas

A Alternativa Fenomenal #7: A Zona de Combate






Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Hoje destacarei uma das mais conhecidas e polêmicas empresas do cenário independente norte-americano, a (nem sempre) gloriosa Combat Zone Wrestling, ou CZW, famosa pelos seus combates extremamente violentos e seus lutadores com pouco apego à vida, e farei um pequeno resumo de sua criação, bem como algumas curiosidades à respeito desta promotora. Sem mais delongas, passemos ao artigo; 

Os primórdios da CZW se deram em 1998, com a criação de sua academia de wrestling, fundada por John Zandig em New Jersey, onde o mesmo atuou como head trainer. Em 1999, Zandig e sua primeira classe de alunos (que incluía nomes como Nick Gage, Lobo e Justice Pain), começaram a realizar shows de luta livre nos estados de NJ e Delaware, sendo estes shows de wrestling hardcore, num estilo apelidado de ultraviolence. Os combates destes shows contavam com o uso de todos os tipos de arma possíveis de serem usados em um ringue, desde as tradicionais cadeiras e mesas, até lâmpadas, aparadores de grama e fogo. Em 2000, a empresa firma uma parceira com a Big Japan Pro Wrestling (BJW), companhia japonesa especializada no mesmo estilo extremo de luta da CZW, e que ajudou a popularizar o trabalho da Combat Zone nos Estados Unidos. Esta parceira, no entanto, viria a ruir em 2001 por motivos ainda considerados por muitos como obscuros (nesta época, os próprios wrestlers ficaram sem entender o porquê de tal rompimento entre as duas companhias), mas que, como saldo positivo, serviu para difundir o nome da CZW no mundo. Zandig, o fundador da empresa, a gerenciou até 2009, quando seu colega (e também wrestler da CZW) DJ Hyde comprou a companhia, sendo que este ainda luta full-time na promoção. 

Uma das grandes curiosidades referentes à CZW é o grande número de casas que a empresa já possuiu. Inicialmente, a companhia tinha como base a cidade de Mantua, NJ, até que em Fevereiro de 2000 moveu-se para a Champs Soccer Arena, em Sewell, NJ. Entretanto, o estado de New Jersey em 2002 veio a proibir o uso das armas comuns ao estilo ultraviolent no wrestling, o que fez com que a empresa saísse do estado e se fixasse em Delaware, onde ainda hoje ocorrem os seus shows mais violentos. Mas com certeza sua arena mais famosa (e sua casa por muito tempo) foi o antigo Viking Hall (ou New Alhambra Arena), conhecido mundialmente como a ECW Arena, na Philadelphia. A famosa arena foi o alvo de cobiça na chamada Indy War, onde a CZW, a XPW e a 3PW (estas últimas, também empresas especializadas em hardcore wrestling) competiram pela sua posse, que veio a ser da Combat Zone. Após o fechamento da arena em 2012, a empresa realizou shows país afora sem um local fixo para se estabelecer, até finalmente retornarem para New Jersey, onde montaram base na Flyers Skate Zone, localizada na cidade de Voorhees. 

A companhia também é bastante conhecida por suas parcerias com outras empresas independentes. Além da BJW, a CZW também teve parcerias com a IWA-Mid South, em 2003, numa rivalidade interpromocional, com a Chikara, em 2005, onde as duas companhias se juntaram para criar uma escola conjunta de treinamento, chamada de “The Wrestling Factory” (esta parceria durou até 2007, quando a CZW retirou-se para formar uma escola própria) e com a Ring of Honor em 2006, em mais uma feud entre promoções. Esta parceria com a RoH foi bastante conturbada para a CZW, levando à demissão do antigo booker Mike Burns, pelo mesmo ter feito o acordo de parceria sem que o dono da empresa na época, Zandig, tivesse conhecimento. Apesar destes problemas a parceira foi bem sucedida. 

Outro ponto interessante sobre a Combat Zone são os lutadores que já defenderam e ainda a defendem. Entre seus alumni constam grandes lutadores que atualmente defendem as cores das maiores empresas de wrestling americanas. Nomes como Shane Strickland e M-Dogg 20 (Killshot e Son of Havoc da Lucha Underground), Claudio Castagnoli, Brodie Lee, Jon Moxley e Sami Callihan (Cesaro, Luke Harper, Dean Ambrose e Solomon Crowe da WWE), Roderick Strong e Jimmy Jacobs da RoH, os TNA Originals Sonjay Dutt, Homicide e Petey Williams, além de Chris Hero, CM Punk e New Jack, entre muitos outros, tiveram suas carreiras iniciadas, ou continuadas na companhia ultraviolent, que atualmente ainda conta com lutadores famosos na cena Indy, como Drew Gulak, AR Fox e BLK Jeez (que lutou como Rashad Cameron na TNA), e lendas da modalidade como Nick Gage, e o próprio DJ Hyde. 



                                                                        Um pequeno exemplo do que ocorre em uma deathmatch da CZW


Passando agora aos eventos da CZW, seus três maiores ippvs são: 

  • Best of the Best, evento anual iniciado em 2001 e que, diferente dos demais supershows da empresa, é focado no wrestling técnico e no highflying, que inicialmente contava apenas com lutadores da categoria jr. Heavyweight, mas que a partir de 2005 passou a admitir lutadores de qualquer faixa de peso. O evento é realizado no formato de torneio e costuma ter entre 12 e 16 competidores por ano e suas formas de combate variam entre singles matches e 3-way matches, com ocasionais 4-way matches (mais vistos nas finais do torneio). 


  • Tournament of Death, evento iniciado em 2002, segue os moldes de um King of the Ring da WWE, onde, no entanto, todas as lutas são deathmatches, onde todos os tipos de armas são válidos. Este evento é famoso por ser extremamente violento e por ser um dos que registra a maior perda de sangue por seus lutadores. O número de participantes costumeiramente é de 8 lutadores, mas em outras edições a quantidade de competidores variou até 16 pessoas. 


  • Cage of Death, o maior ippv da CZW iniciado em 1999, conta com a infame Cage of Death match, luta realizada em uma steel cage de paredes eletrificadas e com variados tipos de armas e objetos dentro dela. CoD costuma ser uma singles match, mas muitos tipos de estipulação já foram acrescentados ao combate, tais como tornado tag team, gauntlet e até mesmo o formato dos War Games da antiga WCW. Este é um dos combates mais esperados do ano para uma boa parcela dos fãs de indys, bem como um dos mais importantes da empresa, onde usualmente é disputado algum dos títulos da empresa. 


Atualmente a CZW dispõe de quatro títulos para disputa entre seus lutadores: o CZW Wired TV Championship (atualmente de Joe Gacy), o CZW Medal of Valor (cujo campeão atual e inaugural é Connor Claxton), o CZW World Tag Team Championship (atualmente em posse dos irmãos Jake e Dave Crist, a OI4K) e o CZW World Heavyweight Championship (atualmente em posse de BLK Jeez). 

Como puderam notar, a Combat Zone não é exatamente uma empresa para qualquer fã de wrestling. Muitos (assim como eu) não conseguem apreciar seus combates justamente pelo estilo extremamente violento que a empresa adota. Mas, todos devem atentar ao fato de que a companhia forma excelentes wrestlers, dentre os quais podemos ver em todas as grandes empresas televisionadas atualmente. Com certeza os fãs do ultraviolent sentem-se orgulhosos com a possibilidade de vermos outro de suas crias, Dean Ambrose, se tornando campeão mundial de uma grande companhia (convém lembrar que Jay Briscoe, um dos originais da CZW, é o atual Ring of Honor World Champion). Portanto, por mais que possa parecer agoniante ver aquela “carnificina” promovida pela CZW, é interessante que procuremos conhecer seus lutadores, pois ente eles, pode estar aproxima grande estrela do wrestling mundial. Com isso convido os leitores para que acompanhem a transmissão do Tournament of Death XIV, o próximo evento em ippv da CZW, a ser transmitido no dia 13 deste mês (o WN tentará exibir o evento no dia, mas caso isso não seja possível, este será exibido no dia 21). Uma boa leitura a todos, e até a próxima.


PS: Gostaria de agradecer ao nosso colega Mateus de Souza (ou Mateus FILL, como é conhecido nos chats das livestreams) pela ideia para o artigo de hoje. Espero que fique do seu agrado.
Com tecnologia do Blogger.