1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte III
Se em 1998 a WWE entrou numa nova atitude e apresentou grandes mudanças, o ano de 1999 foi quando começou a colher os frutos desse trabalho. Enquanto a WWE continuava a apresentar algo novo e interessante, a WCW continuava a apresentar storylines repetidas e recicladas com estelas do passado que teimavam em não sair do main-event. Eles tornaram-se obsoletos em 1999 e não se mostravam uma verdadeira competição para a WWE....
Muitos até questionavam se a ECW iria ultrapassar a WCW como a segunda maior promotora nos Estados Unidos, mas infelizmente a ECW não tinha o poderio financeiro para conseguir tal feito.
Assim e após terem estado em risco financeiros em meados da década de 90, a WWE fechava o milénio mais forte que nunca. Apesar de ter vários problemas a nível de relações públicas, a WWE terminou o ano de 1999 numa grande forma, algo que nunca vinham visto e que certamente não deverão voltar a experimentar.
__________________________________________________________
A morte de Owen Hart
23 de Maio de 1999 é o dia do pay-per-view Over the Edge que será sempre relembrado como um dos dias mais negros da história da WWE e do wrestling profissional.
Desempenhando a sua nova gimmick de Blue Blazer, Owen Hart ia fazer uma entrada especial na arena. Ele era suposto vir até ao ringue desde o tecto da arena e sendo seguro por um arnês uma corda e quando estivesse perto do ringue ele iria se soltar e cair de cara conforme mandava a sua gimmick de comedia. Contudo, ele acidentalmente caiu de uma altura de 23 metros de peito em cima da corda superior antes de ser devolvido ao ringue. Minutos depois, Hart era declarado morto com a idade de 34 anos.
Apear de isso não ter sido anunciado na televisão, Jim Ross e Jerry Lawler tiveram de anunciar aos espectadores a situação. Vince McMahon tomaria a controversa decisão de continuar com o show mas este já era de todo inconsequente.
Não sendo tão forte a como a trágica morte de Owen Hart, a WWE recebeu inúmera má publicidade em 1999. Eles foram processados em 100 milhões de dólares. Darren Drosdov ficou permanente paralisado do pescoço para baixo num ringue da WWE por D`Lo Brown. Para além disso, a WWE era questionada sobre a natureza violenta e sexual da sua programação que afectava negativamente as crianças que assistiam aos seus shows.
Devido a problemas como estes, a WWE haveria de fazer uma transição apra uma programação mais familiar, um produto PG mas isso ainda demoraria dez anos. Para além disso haveria de banir o piledriver, move que de todos, era o que mais provocava pescoços partidos, paralisas e até mesmo mortes. No futuro imediato, o produto não sofreria grandes mudanças a não ser a WWE nunca mais usar um arnês e uma corda numa entrada.
Original de L. Randall com tradução de Wolve