Ultimas

Three Way Dance - O Regresso! :: Paul Bearer, Undertaker, CM Punk e TNA


Sejam bem-vindos ao Three Way Dance, o espaço que discutirá semanalmente os principais tópicos do wrestling, coordenados pelos pontos de vista de Johnmds, este que vos escreve, e Marcos, administrador do Pro Wrestling Tuga. Gostaria de em antes de mais, agradecer a parceria e partilhar do teu vasto conhecimento, rapaz.....

Marcos: Obrigado pela oportunidade John! Gosto de poder dar aso a esta parceria entre o blogue e o fórum. São duas plataformas diferentes, com indivíduos diferentes e tenho a certeza que a troca de opiniões vai ser excelente. Por principio não sigo as modas da internet, sou bastante objectivo naquilo que penso e apesar de saber que posso ser controverso, a verdade é que dou factos para suportar as minhas ideias sempre. Conhecendo o Johnmds, sei que vai haver um contraste de ideias!

Sendo assim, a partir desta edição falaremos aos moldes do three way dance já antigo, outrora com a lenda da IWC, Knuckles. E teremos também a publicação múltipla deste post no blog Wrestling Notícias e o fórum Pro Wrestling Tuga.

Vamos aos temas.


O mundo do wrestling foi tomado que em espanto no último dia 6, com o falecer de um dos maiores ícones da modalidade, Paul Bearer. Bearer se tornou famoso como manager, sobretudo ao lado de The Undertaker, com quem manteve uma relação estreita, auxiliando-o a se tornar famoso já no início da década de 1990, adicionando ainda mais a mítica sombria do Deadman. Nas feuds deste, Paul chegou a atuar também ao lado de lendas como Kane, Mankind e Big Van Vader. Dada sua biografia e importância geral, julgam correto que a WWE o adicione ao Hall of Fame ainda neste ano de 2013? Como reagir a todos os depoimentos surgidos no mundo do wrestling em respeito a Bearer e de que maneira a WWE deveria o homenagear?

Johnmds: É inegável que Paul Heyman deva estar no WWE Hall of Fame, pois está em uma lista seleta de managers que tem um papel importante para os lutadores, no seu caso e como afirma a pergunta, construindo um Undertaker (isto é, se tivermos em base seu período com o Deadman) ainda mais perigoso e sombrio. Seria uma grande honra e homenagem ao induzi-lo ainda neste ano, entretanto, penso que isto acabará não acontecendo, já que julgo que as classes são como que um pupilo para a empresa e são formadas e concluídas meses antes e apesar de ainda não termos os nomes completos, creio que estes já estão assinados para o próximo dia seis no Madison Square Garden. Isto não o faz menor de qualquer maneira pois em muitos casos a introdução é apenas formalidade, algo que não retira o fato de ser uma grande lenda e de ter se cimentado nos livros de história, algo provado devido a incontáveis manifestações positivas de todos os que consigo conviveram.

Marcos: Eu sempre apreciei o trabalho de Paul Bearer – apesar de ser um completo desconhecido para mim fora da World Wrestling Federation consigo entender a popularidade fácil de ganhar em qualquer promoção que tenha trabalhado. Foi um choque enorme saber da morte dele – neste momento estou a acompanhar e finalizar o ano de 1998 (ver todos os programas e PPV’s) e como devem imaginar ele é uma figura de topo, especialmente tendo em conta que é o ano em que Kane e Undertaker entram em rivalidade que literalmente dura quase o ano inteiro. Mas mais do que isso entendo a mistica que ele trouxe a Undertaker na época dourada, um homem irritante nas suas vestes, as suas feições eram excelentes e é um dado garantido que merece estar no Hall of Fame – foi sempre leal a partir do momento que colocou lá os pés e quando era necessário lá estava ele, logo não me surpreende nada o feedback positivo sobre a vida e carreira do manager que nos deixou. Agora a pergunta está, merece ser introduzido este ano? Pessoalmente acho que era boa publicidade para a WWE ao homenagear o homem com uma introdução pós-morte e mais do que isso, era algo que mostrava o agradecimento à sua memória e vou atirar a minha moeda ao ar, mas acredito que isso vá de facto acontecer ainda em 2013 – se isso não acontecer, não há duvidas que será no próximo ano – a verdadeira pergunta é: “Irão deixar Undertaker e Kane introduzi-lo?”…

Passamos a The Undertaker, fazendo um gancho em relação ao assunto do seu antigo tutor. O Deadman é um ícone e um dos poucos na história a ter papel de tal forma grandioso, mantendo-o ao longo de três décadas. Com tal jornada, em um esporte de alto esforço como o wrestling, é comum que o fenômeno esteja em desgaste físico e conseqüente fim de carreira, já que desde 2010 não realiza uma luta fora do evento da Wrestlemania. Assim e tendo em conta os anos seguintes, quanto tempo ainda para Undertaker e de que forma sua aposentadoria deveria ser feita? Sabendo que a grande maioria de lendas realizam regressos para segmentos numa base one night only após a reforma, acreditas que o homem morto poderá ainda ter momentos especiais em comemoração e por uma noite apenas, já que sua personagem é distinta de, por exemplo, Roddy Piper?

Johnmds: De fato a saúde de Undertaker não é das melhores e com combates de alto esforço como os que desempenha na Wrestlemania, isto deve ser mais tendencioso a diminuir cada vez anos a mais de sua carreira. Acho que a marca de 20-0 poderia ter sido o ponto alvo para que o último combate do Fenômeno ocorresse, mas como assim não foi, penso que a edição trinta do Big Daddy of them All seja a próxima marca grande. Tenho enormes dúvidas quanto a forma de sua retirada dos ringues acontecer, sobretudo pela segunda parte da questão, que remonta a um assunto fulcral. Undertaker é tecnicamente um morto e não lhe convem regressar em part time depois de se aposentar, a menos que venha a ser encarado como alguém que perderia uma mítica construída ao longo de toda sua carreira. Portanto, deveria ser um combate para marcar, mas acima de tudo deixar claro que ali se finalizava uma era. O fim da streak é uma opção, mas como creio que a onda de vitórias nunca terminará, defendo que uma construção envolvendo, por exemplo, Kane possa subsidiar com oxalá o Big Red Machine a acompanhar o Deadman as portas do inferno. Entretanto, a história mostra que Kane não rende com Undertaker, então porque não o pôr contra algum outro adversário do passado, como Randy Orton ou Brock Lesnar, com quem teve negócios inacabados?! De certeza, esta é uma incógnita que somente será descoberta no tão triste dia em que os sinos pararem de soar.

Marcos: O Undertaker está nas últimas, todos sabemos isso, mas também sabemos que enquanto ele poder fisicamente ele vai lá estar e isso é difícil de prever quando irá acabar. O Sting está com 53 anos de idade e a trabalhar uma agenda de full-time pela TNA, o Undertaker ainda não está na casa dos 50 e trabalha apenas cinco semanas e um combate por ano, logo vai tudo depender da vontade de Mark Calaway. Pessoalmente acho que a WrestleMania 30 seria um bom palco para nos pudermos despedir do nosso “Morto” – com quem? E que tal John Cena? Bem atirem o chapéu ao ar e deixem alguém como Randy Orton ou Ryback (se ainda se aguentar no main-event) desafia-lo e colocar um fim à Streak e à sua carreira. Há milhões de saídas possíveis, alguns querem que ele ganhe, outros querem que ele eleve alguém com a maior vitória de sempre da vida do seu oponente e eu vejo as duas saídas com bons olhos.


A streak de The Undertaker é tema de muita discussão no mundo do wrestling, sobretudo neste ano, em que o seu oponente foi ocultado por demasiado tempo. Na semana transacta, CM Punk conseguiu conquistar a posição de seu adversário no maior evento do ano na luta-livre. Esta será a oportunidade vez mais do auto-proclamado Best in the World se provar no cenário da WWE, já que apesar do mesmo ter estado no main event com um reinado longo como campeão mundial, nunca conseguiu alçar-se, isto é, em termos de venda. No que diz respeito a sua participação em shows semanais, Punk não conseguiu ainda ser um foco princial para a audiência. A que atribuis isto? Achas que a WWE erra em deixar alguém incapaz de se situar, no topo?

Johnmds: Penso que o problema de CM Punk em chamar a audiência é sobretudo o seu modo antagônico de levar a sua vida. E nisto não quero refletir sobre seu papel como vilão, que vem melhorando desde janeiro, mas sim em relação a sua distinção em relação aos demais lutadores, sua irresponsabilidade e rebeldia que não compactuam que por vezes podem levar a ser considerado alguém despojado que pouco liga para o que faz. Ou então talvez estejamos a considerar um ponto negro na carreira do mesmo e na WWE, quando estava estagnado como WWE Champion, repetindo discursos em um heel turn mal trabalhado numa época de início de um RAW de três horas conduzido às escuras, que obteve ratings também baixos, a beirar 2.5. Deixo claro, contudo, que sou fã do auto-proclamado Best in the World e não vejo problemas com isto. A visão da WWE é idêntica a minha, pois reconhece o bom trabalho e sabe que quanto mais forçar o mesmo perante os fãs, mais estes conseguirão compreender de forma congruente e assim elevar seus níveis de audiência (até porque merchandise e PPVs o mesmo já provou saber vender).

Marcos: Eu não acredito que a culpa tenha de ser atribuida à WWE pelo facto do CM Punk não ser uma “draw” aos niveis de John Cena, Batista e Randy Orton (recentemente). Eu acho que alguma culpa está nos oficiais, mas uma coisa que não se pode negar é que apesar de CM Punk ser facilmente o lutador com mais talento em toda a empresa, falta-lhe aquele factor que o distingue. Eu sei que isto vai custar ler, mas CM Punk não tem o “It factor” que se vê em nomes como Hulk Hogan (80’s/90’s), Steve Austin, The Rock, Mick Foley, Triple H, Brock Lesnar, Batista e John Cena. Eu tenho esta teoria, se trabalhassem num restaurante de fast-food e tivessem que servir o CM Punk, ele fazia-se parecer alguém que se destaque no mundo? Se por outro lado, alguém com  o look de Dave Batista vos aparecesse, voces provavelmente davam atenção e pensavam “porra que monstro é este?”. Mas e que tal pensarmos – será que o melhor lugar para CM Punk é ser um dos grandes nomes no que toca a chamar a atenção e ganhar espectadores? Shawn Michaels nunca foi um grande “draw” durante a sua longa carreira e um ou outro pode dizer que ele é o melhor de sempre – o mesmo vale para lutadores como Eddie Guerrero, Chris Benoit e Chris Jericho. Apesar de tudo, acho que CM Punk precisa de sair da rota do titulo e provar noutros campos que merece ser um foco de interesse, mas não deixem os números afectar-vos e apreciem o trabalho que CM Punk tem para oferecer porque isso é sempre o mais importante.

Bully Ray foi revelado no último domingo, no decorrer do Lockdown, como o líder do grupo conhecido como Aces & 8s, que vêm trazendo caos na TNA desde a sua estreia. A facção inicialmente de mascarados já revelou como membros, lutadores como o antigo Festus ou Luke Gallows e Mike Knox, ambos ex-supérfluos combatentes na WWE. Com a adição deste plantel relativamente sem importância e constantes derrotas, como analisas a stable em si, quanto a sua credibilidade? E de que forma colocas a construção e desenvolvimento nos últimos meses, contando com as reviravoltas e altercações?

Johnmds: A stable em si é muito fraca, com nomes sem qualquer importância no cenário e que dão total entendimento de que a montanha pariu um rato na maioria das ocasiões, com derrotas constantes que chegam a me dar impressão de que querem mandar bocas à WWE dizendo que os renegados de lá, quando competem na TNA são puro lixo. Mas no papel não tem sido tão mau, já que ao longo de seis meses, com alguns erros, as grandes ocasiões sempre se provaram acertos com swerves precisos e que contornaram a storyline e ajudaram-na a prosseguir com certa naturalidade, destacando-se o próprio Lockdown e o casamento de Bully Ray com Brooke Hogan – este em um momento que o grupo padecia. Agora com um líder, resta saber de que maneira a TNA se portará basicamente com todas as revelações feitas e com panos para desenvolver um novo grande vilão como campeão mundial, talvez sendo desta que se realmente faz alguma legitimidade para os motoqueiros.

Marcos: Eu sou suspeito neste tema porque eu abomino simplesmente os Aces & Eights – não a ideia do grupo de rebeldes, mas o grupo em si e o objectivo do mesmo. Apesar de ter gostado bastante do final do Lockdown, a verdade é que esta Stable está condenada ao falhanço desde que os seus membros começaram a ser revelados. O grupo é comparado aos NWO por estarem em guerra com a companhia que trabalham, mas não se pode comparar porque os NWO inicialmente era constituido por main eventers – os Aces são constituidos por midcarders sem carisma e por jovens lutadores muito fracos e com pouca margem de progressão. O DOC aka Luke Gallows é sempre um bom enforcer, mas alguém vê este lutador como algo relevante no mundo do wrestling? O mesmo vale para Mike Knox e Devon. São bons midcarders, mas não passam isso, apesar do Devon estar a ter o seu melhor trabalho individual de sempre. Pessoalmente achava imensamente mais proveitoso que utilizassem alguém como Crimson, que apesar de tudo tem uma grande margem de progressão ou até mesmo o Gunner que desapareceu. Os Aces & Eights tem os dias contados depois da revelação de Bully Ray como Presidente do grupo – agora nada mais misterioso tem para mostrar e o Bischoff sabe que as stables tem datas de validade e sabe que os NWO podem ter dado a grandeza à WCW, mas foram eles também que destruiram a companhia. Eu vejo o Bully Ray a comandar navio durante algum tempo ainda, possivelmente até ao Bound for Glory se o impeto se mantiver mas não vejo mais nada para o resto do grupo – pelo menos nada que valha a pena assistir.

Ainda mais sobre a TNA, as mudanças que a companhia passará nos próximos meses poderão ditar para sempre sua importância no cenário mundial da luta-livre. Com um produto de qualidade mas sempre subjugada pelo dito “segundo lugar” e território na Flórida, a empresa finalmente realizará seus programas nas mais diversas arenas do mundo, a começar por Chicago no Impact Wrestling. Como julgam as alterações: positivas ou negativas e de que forma efetivamente eles irão transformar a produção da federação?

Johnmds: Primeiramente, queria apontar que as mudanças são sempre positivas e este é um caso de riscos. Dizem que a vida é correr riscos e existem muitos casos de sucesso para certos riscos. Mas – e este sempre existe – há de se saber de antemão que a TNA jamais dominará o país como a WWE, que sabiamente irá bloquear a antiga “empresa de Orlando” ao menor sinal de crescimento. Partindo ao ponto em questão, é difícil dizer se efetivamente o Impact Wrestling na estrada será algo a vingar, mas apostando já agora, tenho de dizer sim. Acho que é uma chance para os públicos da federação se expandirem, mas visitarem os shows que sempre tiveram a vontade. É um passo para a proximidade dos fãs e nisto deve-se louvar. Aponto, contudo, que problemas podem surgir futuramente, com carência em vendas de ingressos, que não trariam uma renda para a empresa, que deveria dar muitos destes gratuitamente – e sendo a TNA propriamente uma instituição com dificuldades financeiras, o alarme vermelho deve estar sempre em alerta.

Marcos: Eu tenho um problema com a TNA quando toca a mudanças – o problema é o facto de publicitarem essas mudanças como se fosse algo fantástico apenas para mostrarem que são legitimos e que competem com a WWE. Embora entenda esse ponto de vista do Marketing, acredito vivamente que dá um ar patético à companhia – exemplo, alugar o Alamodome que podia albergar cerca de 65 Mil Espectadores e dar apenas entrada a 10 Mil para dar a ideia que são crediveis para estar naquela arena, o que não são e isso é simplesmente tentar por uma venda nos olhos dos fãs. Lembram-se quando a Dixie Carter fez o anúncio que o Impact ia para a estrada? Porque colocar isso no show televisivo? O que é que interessa ao espectador comum saber que o Impact vai agora visitar o Mississippi? Será que eles querem saber ou entendem isso? É uma atitude patetica de se tomar, mas apesar de tudo é um risco e uma aposta da empresa e um passo natural para se prosseguir se queremos crescer. Este ano vai ditar muito e caso as vendas não mudem, caso os ratings não cresçam e caso as plateias não aumentem irá ser uma aposta de muito prejuizo e que deixará a empresa em muito maus lençois. Para já não posso fazer uma análise séria porque ainda é muito cedo, mas seguindo alguns rumores, há hipoteses de que a empresa possa sair disto com bastante sucesso e vai ser sem dúvida super interessante seguir a sua programação.


Gostaria de agradecer novamente a participação do grande Marcos nesta edição e nas seguintes. Lembrem-se de visitar o fórum Pro Wrestling Tuga e o Wrestling Notícias para os melhores conteúdos. Daqui a sete dias, regressamos tendo a Wrestlemania XXIX como tema.
Com tecnologia do Blogger.