Ultimas

A vida e obra de Paul Bearer [Um simples miúdo do Alabama que queria viver o sonho de ser alguém no wrestling]


William Moody cresceu em Mobile, Alabama e foi durante toda a vida um fã de wrestling. A sua entrada no negócio aconteceu ainda em adolescente como fotografo na Gulf Coast Championship Wrestling. Ironicamente este começo de carreira foi muito similar a dois outros grandes managers dessa era, Jim Cornette e Paul Heyman que também começaram como fotógrafos ainda na adolescência.....

Nasceu William Alvin Moody a 10 de Abril de 1954. Moody era filho de dois fãs de wrestling. Na sua autobiografia ele refere o facto de ir aos shows de wrestling ainda bebe.

“O meu interesse no wrestling profissional começou talvez na altura que comecei a andar” dizia ele. “Eu lembro-me dos meus pais levaram-me para as gravações do wrestling nos estúdios do canal 5 (em Mobile). Não preciso dizer que foi amor à primeira vista. Mantive-me um fã de wrestling na minha criancice. Contudo a minha fascinação começou quando tirei a carta de condução e pode ir sempre aos shows que aconteciam na área da Gulf Coast. Se havia wrestling na cidade, eu estava lá. Quando a Gulf Coast Wrestling se transferiu para o Mobile Municipal Auditorium (agora Mobile Civic Center), eu fui com eles e somente falhei um par de eventos em sete anos”

Moody começou a tirar fotos para revistas de wrestling bem como para um programa local de TV em Mobile, o que lhe abriu a porta para entrar no mundo do wrestling profissional e que era muito difícil de se entrar. Ele começou ainda a sair com mais quatro amigos que tinham o objectivo comum de terem sucesso no wrestling profissional. Um dos que se tornou um grande amigo de Moody foi Marcel Pringle, um wrestler independente de longa data no Alabama de quem ele foi manager muitos anos. Outro foi Michael Seitz, mais novo cinco anos e que se tornaria no futuro Michael Hayes. O terceiro foi Ruben Kane, que se tornou Robert Gibson dos Rock eamp; Roll Express e o ultimo foi John Frenkle, que lutou na década de 80 como Hollywood John Tatum, conhecido no Texas e na Mid South Wrestling. Kane tinha a seu favor o facto de o seu irmão mais velho, Ricky Gibson ser um dos top workers no Sudeste.

Após o liceu, Moody alistou-se na força aérea e fez a recruta na Lackland Air Force Base em San Antonio mas acabou estacionado em Biloxi por quatro anos.

Ele começou a lutar nos shows independentes quando ainda estava na força aérea e estrou-se com a idade de 18 anos no Verão de 1974 usando uma mascara e sendo anunciado como Mr. X em Greenville, AL.

Nessa altura ele interessou-se por ciências mortuárias. Enquanto estava na força aérea ele trabalhava e treinava para ser um agente mortuário o que o levou a visitar várias agências funerárias, Em 1976, ele tornou-se aprendiz de director de funeral e de embalsamador na Higgins Mortuary em Mobile. Entrou na universidade do Alabama do Sul e aí conheceu a sua esposa com quem casou no final de 1978.

Ele foi casado por 30 anos e teve dois filhos. A sua esposa Dianna batalhou um cancro de mama durante anos. Ela já tinha vencido o cancro até que este regressou e juntamente o estrago feio pela quimioterapia anterior fez com que ela falecesse a 31 de Janeiro de 2009. A sua família já tinha vivido a tragédia quando em 2003, o seu primeiro neto Troy Mitchell Moody faleceu no dia seguinte a ter nascido. O seu irmão também já tinha falecido em 2006 vítima de cancro. O seu segundo filho, Daniel Moody de 25 anos é um lutador independente no Sudeste que actua sob o nome de D.J. Pringle.

Moody continuou a lutar, a trabalhar na casa funerária e ainda e estudar. No wrestling era frequente usar o nome de The Embalmer ou de The Mortician onde desempenhava uma personagem heel. Ele depressa se apercebeu que os seus talentos seriam melhor usados como um manager heel do que como lutador.

Ele teve o seu primeiro trabalho a serio no wrestling no ano de 1978 ao trabalhar para o promotor George Culkin no Mississippi onde foi contratado pelo booker Frankie Cain, conhecido como The Great Mephisto. Ele usou o nome de Percy Pringle III, pegando o nome do original Percival Pringle. Ele nessa altura deixou o emprego na agência funéria e deixou a universidade.

Embora tenha sido mais famoso a nível mundial sob o nome de Paul Bearer, no seu círculo de amigos ele era tratado como Pringle. Ele era geralmente chamado como “Percy” e assinava os autógrafos como “PP3”.

Depois do seu primeiro filho ter nascido no Verão de 1979 ele apercebeu-se de que o wrestling profissional era um jogo de vaidades e regressou aos estudos na San Antonio College e obteve o seu diploma em ciências mortuárias. Enquanto estudava ele trabalhava à noite e aos fins-de-semana numa funerária em San Antonio. Após a sua graduação ele foi para Biloxi e trabalhou na funerária local.

Em 1984 ele regressou ao wrestling profissional e foi para Championship Wrestling from Florida ser o manager de Rick Rude que era o heel de topo da promotora na altura e para além disso esteve no ringside como manager na estreia profissional de Lex Luger.

Após o sucesso na Florida ter passado, ele e Rude foram para a World Class Championship Wrestling em 1985. Rude era o campeão mundial da promotora quando Pringle entrou na promotora e estando esta em declínio mas ainda a se aguentar.

Rude haveria de sair para as Jim Crockett Promotions enquanto Pringle se manteve no Texas por vários anos. Ele tinha a personagem de um “riquinho gordinho e covarde” que nunca singrou como babyface. Após alguns anos como mangre ele começou a trabalhar no backstage e tornou-se comentador no show de TV, promovia house-shows, geria o stand de merchandise e escriva os alinhamentos. Os fãs viram ele como um dos seus, alguém que estava ali como se fosse um fã a viver o seu sonho. Ele mais tarde tonou-se heel para ser o adversário de Chris Von Erich (Chris Adkisson).

No Texas e usando o nome de Pringle ele foi manager de nomes como The Missing Link, Matt Borne, Buzz Sawyer, Texas Red (Mark Calaway, que mais tarde se tornou The Undertaker), Eric Embry, the Great Kabuki, The Dingo Warrior (que mais tarde se tornou Ultimate Warrior), Steve Austin, Ted Arcidi, Steve eamp; Shaun Simpson, Black Bart e Iceman King Parsons.


A sua afiliação mais famosa foi com Undertaker. Muitos recordam-se dele como o homem estranho a quem Brother Love entregou a carreira de Undertaker logo após a sua entrada na WWF no início de 1991 mas a parceria entre os dois já vinha desde a estreia no wrestling profissional de Mark Calaway. O primeiro combate de Calaway foi no Dallas Sportatorium como sendo Texas Red e tinha como manager, o heel Percy Pringle III no combate contra Bruiser Brody.

Após ser um babyface para os fãs enquanto comentador na TV e a trabalhar na promotora ele foi o manager babyface de Eric Embry quando Embry construiu e bookou a promotora em torno de si num angle em que eles fizeram a promova ser heel. Embry e Pringle revoltaram-se contra a promotora criando um angle em que eles tinham permissão para destruir todas as referências à companhia e mudar o nome desta para conseguir uma afiliação com a USWA dirigida por Jerry Jarrett. Enquanto esse angle teve sucesso na altura, actualmente no Texas a USWA mal é relembrada enquanto a World Class é a mais famosa.

Undertaker estrou na WWF em Novembro de 1990 sendo trazido por Brother Love (Bruce Prichard) como Cain the Undertaker. Eles deixaram cair o nome de Cain e um mês depois ele era somente The Undertaker e tinha como manager Paul Bearer.

O nome Paul Bearer surgiu da personagem de Dick Bennick Sr como apresentador do show de terror “Creature Feature” que dava na WTOG-TV em Tampa/St. Petersburg nas tardes de Sábado e era popular quanto Moody vivia em Tampa na altura da Championship Wrestling from Florida.

Com o seu rosto pintado de branco com o seu cabelo escuro (ele era loiro como Percy Pringle), carregando a urna que dava poderes mágicos a Undertaker, ele foi uma das personagens clássicas na televisão da WWF na década de 90. Ele era mais conhecido pela sua voz que quando Undertaker destruía os seus adversários dizia “Ooooh yes.”

Paul Bearer era completamente diferente de Percy Pringle III. Eles tinham aparências diferentes dada a maquilhagem e a cor e estilo de cabelo de Bearer mas ambos tinham um elemento de comédia associado às suas personagens. Pringle tinha o estereótipo de riquinho gordinho que desempenhava essa personagem para a comédia física durante os combates. Bearer raramente tinha algo de físico e nunca tinha o objetivo de arrancar sorrisos mas os dois arrancam risos devido às suas feições faciais e maneirismos exagerados e no caso de Bearer para vender o facto de este ser um agente mortuário de nome Paul Bearer.

Antonio Pena quando geria a AAA adorou a personagem de Bearer e a dada altura criou a personagem Mini Paul Bearer ou Mini Paul.

Undertaker eamp; Paul Bearer foram heels de topo durante anos e mais tarde tornar-se faces. Contudo Bearer virou-se contra Undertaker e tonou-se manager do seu rival Mankind (Mick Foley) em 1996. A sua feud com Undertaker levaria a que ele também fosse manager de Vader e de The Executioner (Terry Gordy mascarado).

Bearer eventualmente afirmou que revelaria o segredo obscuro de Undertaker a não ser que ele volta-se a ser seu apoderado. Undertaker relutantemente aceitou mas acabaria a separar-se dele. Bearer revelou que Undertaker começou um incêndio que matou os seus pais e o seu irmão mais novo e foi ai que a ligação entre os dois começou.


Undertaker defendeu-se a dizer que foi o seu irmão quem começou o incêndio e a dizer que o incêndio foi um acidente. Esta história iria levar à estreia do irmão de Undertaker, o gigante Kane, personagem desempenhada por Glen Jacobs, que aquando da sua estreia usou botas com calços para parecer maior que Undertaker.

Bearer mais tarde afirmou que o seu irmão mais novo Kane ainda estava vivo, o que levou à introdução da personagem de Kane. Posteriormente foi anunciado que Kane era filho de Bearer e assim meio-irmão de Undertaker após Bearer ter tido um caso com a mãe de Undertaker. A storyline foi que Bearer criou Kane em segredo depois de este ter sofrido um trauma permanente com o incêndio e por isso tinha de usar uma mascara. Com estes várias voltas e reviravoltas nas personagens e storylines, nada disto chegou a fazer sentido.

Kane fez a sua estreia no primeiro Hell in a Cell Match causando a derrota a Undertaker para Shawn Michaels no dia em que Brian Pillman foi encontrado morto no seu quaro de hotel

Em 1998, Undertaker tonar-se heel com Bearer já que este se voltou contra Kane. Mais tarde Undertaker e Kane seriam uma equipa heel gerida por Bearer, Em 2000, Bearer foi retirado da estrada mas manteve contrato com a WWE ao trabalhar nos escritórios para em 2002 sair da companhia.

Ele saiu revoltado com a WWE. Como alguns se devem recordar naquela altura ele estava com cerca de 230 quilos e esteve presente nos primeiros shows da TNA em Nashville como Percy Pringle III.

A WWE quis o seu regresso mas ele recusou a primeira proposta mas depois em Outubro acabou por assinar contrato aliciado pelo bónus oferecido por Jim Ross que indicava que a WWE lhe pagaria o tratamento para fazer um bypass gástrico. Após a sua recuperação, ele regressou na Wrestlemania XX para estar no canto de Undertaker no combate contra Kane.


Ele voltaria a ser contratado para um angle em que Paul Heyman mandou os Dudleys raptarem-no para se livrarem de Undertaker. Isto levaria a um combate no Great American Bash onde Bearer foi colocado em cimento e que se Undertaker não perdesse o combate, eles enterrariam Bearer. Undertaker venceria o combate mas ele próprio enterrou Bearer dando a impressão de o matar e assim o retirar da TV como personagem.

Ele voltou a trabalhar na sua funerária em 2006 e era ainda um promotor de wrestling independente na área de Mobile.

“Eu sinto que o wrestling independente é raiz básica da nossa indústria”, dizia ele. ”Se as raízes morrerem, as arvore morrem e eu estou numa cruzada pessoal para proteger o nosso negócio ao nível local”

Desde essa altura ele regressou para alguns angles e trabalhou na indies. Ele reuniu-se com Undertaker em 2010 para uma feud com Kane, dando a Undertaker os seus poderes e reintroduziu a urna. Mas Bearer mais uma vez atraiçoaria Underwear e deu a urna a Kane.

Isto levou a que Kane bate-se Undertaker num Buried Alive match com a ajuda de Bearer e dos Nexus. Isto tirou Undertaker da TV por vários meses para só regressar para a Wrestlemania. Bearer manteve-se como manager de Kane numa feud fraca com Edge, uma das piores nos últimos anos. Edge, o babyface estava constantemente a atormentar e a torturar Bearer, Edge usou um manequim igual a Bearer para provocar Kane a dada altura Kane pensou que o verdadeiro Bearer era um manequim e o derrubou de uma escada para cima de o cimento e assim o retirava mais uma vez da TV.

Em 2002, Bearer regressou como manager de Kane contra Randy Orton mas este ultimo acabaria por o prender numa cadeira de rodas e mete-lo num frigorífico. Kane salvou Bearer mas de novo o mataria, pois haveria de o deixar a congelar no frigorífico.

“Eu estou verdadeiramente orgulhoso da tradição do wrestling old school que em trouxe até ao topo” escreveu ele na sua biografia”. “Eu fui abençoado por conseguir viver o meu sonho e tenho um grande respeito pelo negocio em que estou,especialmente pelas lendas que abririam os caminhos por onde andei. Foram eles que fizeram isto ser possível. Nunca me esquecerei de onde vim e aquela que será sempreenbsp; a minha casa, Sweet Home Alabama”.

Com tecnologia do Blogger.