Ultimas

WWE PPV Royal Rumble 2013 - Análise




A Estrada para a Wrestlemania começou com o Royal Rumble! Trinta homens batalharam no ringue por uma chance de lutar pelo título da WWE ou pelo título Mundial no maior PPV do ano, a Wrestlemania XXIX. Eis mais tarde que nunca a análise ao PPV com as respetivas notas.....

O card completo do Royal Rumble 2013 foi o seguinte:


30-Man Royal Rumble Match
(vencedor recebe uma shot ao WWE Championship ou World Heavyweight Championship na Wrestlemania XXVIII)

WWE Championship
CM Punk (c) vs. The Rock
Se os The Shield interferirem, CM Punk perde o tíitulo

Last Man Standing Match pelo World Heavyweight Championship

Alberto del Rio (c) vs Big Show

WWE Tag Team Championship
Team Hell No (Kane e Daniel Bryan) (c) vs Rhodes Scholars (Cody Rhodes e Damien Sandow)

United States Championship - Pré-Show
Antonio Cesaro (c) vs The Miz  

-------------------------------- --------------------------------------

Last Man Standing Match pelo WWE World Heavyweight Championship
Alberto Del Rio (c) vs. Big Show

Show começa logo a atacar Del Rio no canto com murros e chapadas no peito. Del Rio tenta responder com kicks. Big Show com um shoulder block que derruba Del Rio. Show com um scoop slam. Del Rio responde e salta do canto mas direto a uma chapada de Big Show. Del Rio responde a Show com um dropkick no joelho que o derruba. Del Rio com um kick no peito e aplica uma hurricarana. Del Rio voa do canto com uma seated senton. Big Show reverte um armbar ao meter Del Rio num fallaway slam. Show com uma chapada violenta em Del Rio no apron e vai buscar uma cadeira. Dentro do ringue, Del Rio faz sair um kick em Big Show e apanha cadeira para a meter nas costas de Show. Del Rio sobe ao canto mas Show apanha-o e aplica um chokeslam que rende uma contagem de oito.

De Rio sai do ringue e Big Show segue-o para o castigar. Del Rio desfere um golpe baixo para Show só se levantar nos oito. Big Show furioso ataca Del Rio rampa acima e mete-o contra o cenário. Show pega numa peça do stage e ataca Del Rio. Show sobe com Del Rio para cima do cenário e derruba Del Rio para cima de uma mesa e que origina uma contagem de nove.

De volta ao ringue, Show ameaça ao knockout punch mas Del Rio foge do ringue. Show pega nos degraus e Ricardo tenta atacá-lo mas para logo ser mandado contra a barreira. Show corre para um spear em Del Rio mas acaba a ir contra a barreira. Del Rio pega na cadeira e ataca o braço de Big Show. No regresso ao ringue, Del Rio derruba Big Show e prende o armbar e Ricardo prende as pernas do gigante com fita adesiva e este não mais se levanta e perde.

Este era o combate do PPV que tinha o vencedor mais do que certo. Del Rio será a aposta da WWE para 2013 e este tem de ser pushado ao máximo e este combate tinha este propósito e o facto de ser uma repetição da estipulação do combate que lhe deu o título é indicativo disso.

Não foi um grande combate last man standing match. A acção foi mediana e pelo menos as grandes contagens que houveram no PPV foram poucas o que ajudou à fluidez do combate. Não gosto de combates com esta estipulação e com muitas contagens pois matam a fluidez da acção.

Como se esperava o combate abre com Big Show pleno de raiva e a querer vingança pela perca do título e ataca forte. Del Rio dá boa réplica e mostra astucia ao atacar o ponto fraco dos gigantes que são os joelhos e consegue derrubar e puxar o pop ao desferir vários kicks. Del Rio por duas ocasiões salta do canto para atacar Big Show.

Este domínio de Del Rio não se traduz em nada pois este tem um ataque disperso e não se foca em parte nenhuma e Big Show o que dá azo a que este volte a equilibrar mas Big Show comete o erro de levar o seu tempo e não bastando traz uma cadeira para o ringue o que se revela um erro crasso pois dá uma arma a Del Rio.

Nesta parte do combate há muitos erros de estratégia e Del Rio também os comete pois apesar de Big Show lhe dar uma arma este decide voltar a saltar do canto. Duas conseguiu, na terceira Big Show esperto, bloqueia o move e mete o chokeslam para assim sair a primeira grande contagem do combate. 

Del Rio sai do ringue e Big Show vai atrás para aproveitar o ambiente e castigar ainda mais. Del Rio esboça reacção com um low blow e um kick. Del Rio só enfurece mais Big Show que traz a luta rampa acima para o stage e ai aproveita para meter Del Rio a voar para cima de uma mesa e sair outra contagem de nível.

A acção volta ao ringue e Del Rio foge do KO punch e fora do ringue Big Show tentar agora usar os degraus e de novo dá uma arma a Del Rio. Ricardo tenta atacar Big Show e é metido com estrondo contra a barreira. Del Rio evita um spear de Big Show e agora sim usa a arma que o gigante lhe deu e ataca o ombro de Big Show.

Del Rio põe o público nas suas mãos ao despejar um extintor em Big Show mas o remate final foi mesmo quando Ricardo prende as pernas a Big Show com fita-cola e Alberto finaliza o gigante com o armbar no ringue e assim Show não se consegue levantar para assim falhar a reconquista do título.

Como disse na introdução foi um combate mediano somente com o objectivo de pôr Alberto del Rio a sua nova faceta babyface over. Os spots finais de ataque do campeão mostram isso. Pode não ser um spot final de encher o olho mas cumpre na perfeição o seu objetivo, elevar o babyface e a sua astúcia.

Classificação: ***

WWE Tag Team Championships
Team Hell No (c) vs. Damien Sandow e Cody Rhodes

Começam a Daniel Bryan e Cody Rhodes com Bryan logo a dominar e a aplicar o surfboard submission. Tag com Kane que aplica um kick na face de Rhodes. Tag com Sandow que sofre um scoop slam e uma cotovelada de Kane. Sandow é mandando contra o canto e tag com Bryan que aplica um dropkick. Bryan pontapeia Sandow no canto e faz o tag com Kane que aplica um kick na cabeça- Sandow responde com uma cotovelada para Kane metê-lo fora do ringue com um big boot. Bryan voa na suicide dive para cima de Sandow e Rhodes fora do ringue. Rhodes ataca Bryan pelas costas e este é atacado. Rhodes com um scoop slam e prende o half boston crab. Tag com Sandow que aplica um side russian leg sweep e aplica o spinning elbow. Tag com Rhodes que esmurra Bryan no peito e manda-o contra o canto. Bryan com um big boot e um kick. Hot tag com Kane que limpa Sandow com clotheslines. Sandow evita a flying clothesline. Kane com suplexes em Sandow e Rhodes. Bryan faz o blind tag e aplica a Sandow um dropkick e Kane aplica o chokeslam em Rhodes. Bryan com o no lock em Sandow e este desiste.

Esperava mais deste combate. Estava numa posição difícil no card é certo mas pedia-se um pouco mais no ringue. Tinha em emente que os títulos mudariam de mãos neste combate mas a WWE decidiu trocar as voltas e mantêm os títulos na Team Hell No e na semana seguinte separou os Rhodes Scholars. Acredito que os novos campeões só na Wrestlemania 29 e talvez para uma equipa dos The Shield.

Nesta contenda curta a acção decorrente foi a seguinte. Bryan e Rhodes abriram o combate com Cody a querer tocar tecnicamente mas Bryan logo mostrou onde é grande. Os minutos iniciais são os babyfaces fortes a dominarem Sandow e nem mesmo com Rhodes a atacar um joelho de Kane abrandou essa intenção.

Os babyfaces entusiasmaram-se e Bryan voou para fora do ringue caindo em cima dos adversários. O entusiasmo de Bryan faz com que seja atacado pelas costas e comece a ser criado o heat do combate mas o facto e que aqui se notou a fraca posição no card e o cansaço do público tendo em conta o combate anterior.

Bryan é dominado de todas as formas pelos heels mas o combate tinha de ser rapidinho e Rhodes sussurra no ouvido de Bryan para despachar o comeback e este assim faz. Puxa o público para si e faz um hot tag com Kane que limpa o ringue. Os Rhodes Scholars atacam Kane em dupla e esquecem-se de Bryan que faz um blind tag e daí até estar a submeter Sandow foi um instante.

Combate de equipas genérico que a WWE apresenta sem muito interesse. A mudança de título precisava-se para dar ânimo aos Rhodes Scholars. A comédia de Kane e Bryan já começa a encher e tem de haver algo novo 

Classificação: **1/4

Royal Rumble Match 2013

Como habitualmente não vou fazer o relato do combate pois seria aborrecido. Deixo aqui os pontos principais do combate:

O regresso de Chris Jericho foi de longe o pop da noite e só este momento já valeu o tempo perdido neste PPV.

Até à entrada numero oito o combate teve pouco interesse e com Jericho a dominar a acção. Destaque para o estúpido bump de Drew McIntyre que ao ser eliminado se atirou para o chão num ignorante somersault.

A entrar com o número oito foi a segunda surpresa do combate, Goldust para haver uma das melhores interacções do combate com o seu irmão Cody. Goldust é um worker fantástico.

O combate ia enchendo e os Rhodes continuavam a dar show com oito lutadores no ringue era tempo de haver limpeza mas não é Sheamus que a faz e acção pouco tempo depois vez passa a dez esposas no ringue. 

O público não gostou da eliminação de Goldust por Cody. Os lutadores juntaram-se para eliminar Brodus. 

Kofi Kingston faz a sua macacada do costume e agora improvisa com uma cadeira mas de pouco valeu pois foi logo eliminado.

Godfather veio mostrar as mulas e ganhar um chorudo pagamento para estar um segundo no ringue. 

O ringue está cheio e é tempo de eliminar pessoas e nada melhor para isso que John Cena que sozinho limpa uns cinco a seis heels.

Bo Dallas ataca John Cena no canto. 

Xau Rey nem dei por ti no combate

Sequência entre Bryan e Antonio para fazer salivar

Traição e comédia nos Hell No dava um bom título de filme

Zack Ryder na eliminação mais estúpida dos últimos anos e imita Taka Michinoku

Sin Cara a entrar com o 28 e não obtém reacção

Wade e Dallas a prepararem algo para o futuro?

Ryback a limpar o ringue

Cena, Ryback e Sheamus é o trio final

Xau Sheamus, 2013 não será 2012

Cena e Ryback numa sequência e Cena vence sem surpresa.

O Royal Rumble Match 2013 tinha um vencedor muito previsível, talvez o mais previsível em muitos anos. A decisão de John Cena vencer era a mais correta e a que dará mais dinheiro à WWE pois levará a Cena vs. Rock II. As surpresas do combate que são sempre um ponto forte do combate foram boas e trouxeram bons momentos, bem Godfather nem por isso. 

O combate que talvez não seja relembrado nos anos próximos teve alguns momentos interessantes como por exemplo a sequência final entre Cena Ryback, as interações que poderão ditar o futuro com Kane-Bryan, Barrett-Bo Dallas, e Sheamus-Orton, As sequências dos Rhodes a preverem o Super Bowl e dois iron mans no combate com Jericho e Ziggler.

Pelo menos não foi como no ano passado e houve menos comédia, mais starpower e eliminações e interacções intrigantes e a beleza do royal rumble match está nesses momentos e nas pequenas histórias que surgem no combate.

Classificação: ***3/4

WWE Championship
CM Punk (c) vs. The Rock

O combate abre logo com uma troca intensa de murros com Punk a sair por cima com kicks no canto. Rock responde com uma clothesline e mete Punk fora do ringue. Rock mete Punk contra a mesa de comentadores. Punk mete Rock no ringue e ataca com murros. Rock manda Punk contra a barreira e Heyman ataca Rock pelas costas para provocar a distração e Punk ataca com uma clothesline. Punk mete Rock de barriga na barreira e no regresso ao ringue desfere joelhadas kicks. Punk prende a submissão com o leg scissors. Rock responde com cotoveladas e tenta o comeback mas Punk mete a joelhada na zona abdominal para uma nearfall. Punk prende o inverted triangle choke para Rock sair com joelhadas. Murro de Rock seguido de um inverted atomic drop para de novo Punk responder com uma joelhada. Murro de Punk na zona abdominal e Punk na corda segue com mais murros e mete-o de barriga na corda para obter um dois.

Punk segue com kicks e mais uma vez Heyman aproveita o árbitro estar de costas para atacar Rock. Punk com um dropkick vindo do canto para meter Rock fora do ringue mas com Punk a mostrar estrago na perna. Punk voa na springboard para fora do ringue. A acção regressa para o ringue e Rock ataca a perna de Punk com kicks. Punk afasta Rock para o exterior e voa na suicide dive. Nova springboard vinda do canto mas agora Punk falha e Rock aproveita para atacar a perna e aplica um russian leg sweep para um dois. Punk reverte um rock bottom com cotoveladas. Punk ameaça o GTS mas Rock evita e tenta o sharpshooter mas Rock evita para prender o anaconda vice. Rock sai para aplicar o DDT. Rock vai para o rock bottom mas Punk evita e Rock acaba a aplicar o sharpshooter mas Punk sai e foge do ringue.

Rock vai atrás de Punk e limpa a mesa de comentadores e os dois vão para cima destas com Punk a ameaçar o GTS mas Rock quer o rock bottom e assim acabam os dois a cair já que a mesa parte. Rock aplica um rock bottom fora do ringue para no regresso obter um dois. Punk com um kick na cabeça de Rock e volta a castigar as pernas de Rock. Slughfest e Rock com uma flying clothesline e um spinebuster em Punk. Rock aplica o people's elbow e as luzes apagam-se e Rock aparece estendido na mesa de comentadores para no regresso ao ringue, Punk fazer o pin e vencer.

Vince McMahon não gostou da ideia e quer tirar o título a Punk mas Rock impede e quer que o combate recomece. Vince aceita e Punk ataca Rock mas logo acaba a cair num spinebuster e no people’s elbow e Rock vence.

The Rock vive num ginásio e tem aquele cabedal tudo porque as injecções às 3 horas da manhã estão a fazer efeito. Este era um combate que tinha o vencedor há muito tempo anunciado e a forma como geririam a estipulação, o interesse do público e a química dos lutadores iria determinar se este seria um bom ou mau combate.

O público como esperado era pró-Rock. Punk pode ser estrela mas nunca será a estrela que é Rock. Rock nunca foi um grande worker e não seria agora que iria mostrar a qualidade. Sabe ter o combate básico e o resto flui. Punk tinha a missão de fazer melhor figura que John Cena na Wrestlemania 28.

O facto de The Rock ter vindo para o combate a vender o estrago provocado pelos The Shield no RAW foi o ponto fulcral para CM Punk ver aí um ponto de ataque ao meter Rock de barriga na barreira e depois tentar puxar o heat com várias submissões no entanto o heat não foi tanto como aquele que se pretendia.

Rock usou por várias vezes springboards e numa delas acaba a cair mal com a perna e dá a Rock um ponto de abertura e este aproveita isso para fazer o seu comeback. Excelente os reverteres dos finishers poe parte dos lutadores naquela que foi a melhor sequência do combate. Rock consegue sair por cima na contenda ao aplicar o sharpshooter como se pretendia numa perna lesionada.

Punk tentou fugir do ringue mas era Rock por todo lado e chegamos ao spot falhado da noite onde com os dois lutadores em cima da mesa de comentares na troca de golpes e Rock tenta o rock bottom na mesa mas esta parte a meio caminho e caem os dois desamparados. Sick

Rock mesmo baralhado aplica o rock bottom no exterior e no interior tem tudo para ganhar e então acontece o jogar da estipulação com as luzes a apagarem-se e os The Shield atacarem Rock sem serem vistos.

Punk acaba por vencer o combate mas o trabalho de estipulação continua com Vince McMahon a querer tirar o título a Punk mas Rock a acentuar a sua faceta babyface e a vender como um animal quer o combate recomeçado.

Vince aceita e está dado o mote para Rock conquistar o título com uma aura babyface ainda maior e assim o consegue após um people’s elbow e assim ganha o título da WWE conforme mandava a cláusula que estava no contrato assinado com a WWE.

Numa palavra final, a química de Rock e Punk é melhor que Rock e Cena não haja dúvidas. Trabalharam bem a estipulação e embora sendo um vencedor já há muito tempo spoilado no final o saldo é bem positivo. Só desgostei dos spinebusters de Rock que são uma porcaria pegada. Paul Heyman teve uma óptima presença.

Classificação: ****

---------------------------------- PRETO NO BRANCO -----------------------------------

Classificações

Last Man Standing Match pelo WWE World Heavyweight Championship - Alberto Del Rio (c) vs. Big Show - ***
WWE Tag Team Championships
- Team Hell No (c) vs. Damien Sandow e Cody Rhodes - **1/4
Royal Rumble Match 2013 - ***3/4
WWE Championship -
CM Punk (c) vs. The Rock - ****

O Royal Rumble 2013 foi um PPV sólido que a WWE apresentou. Do evento destaco os seguintes pontos positivos:

O combate entre CM Punk e The Rock pelo título da WWE que viu o segundo quebrar o longo reinado de CM Punk foi o melhor combate do PPV. Foi um combate com acção focada e com pormenores a tentar trabalhar bem o público e a estipulação inerente.

O Royal Rumble Match que teve como vencedor John Cena foi um combate entretido onde houve menos comédia, que o ano passado, mais starpower com eliminações e interacções intrigantes e a beleza do royal rumble match está nesses momentos e nas pequenas histórias que surgem no combate.

Em termos de pontos negativos, uma vez que o PPV somente teve quatro combates e onde os combates foram do mediano a bom, não destaco qualquer ponto negativo.
.



Figura do PPV


The Rock
A conquista há muito assinada

Para figura do PPV escolho aquele que agora é o campeão da WWE, The Rock. A conquista do título da WWE por parte deste há muito estava definida e não duvido que tenha sido uma das cláusulas presentes no contrato assinado entre Rock e a WWE. O objetivo desta conquista é simples, acontecer Rock vs. Cena II na Wrestlemania com Cena a conquistar o título. Sob este ponto de vista, esta foi a decisão correta pois Rock é mais estrela do que alguém na WWE neste momento e a que gera mais dinheiro e traz mais exposição mediática e esse é o objectivo em qualquer negócio.

Causa e Efeito

Se há palavra que pode definir o segundo maior PPV anual da WWE, o Royal Rumble neste ano de 2013 é previsível. Apesar de ser um ponto negativo, o facto é que geralmente os PPV`s de Janeiro e Fevereiro são sempre previsíveis uma vez que os combates chave da Wrestlemania estão praticamente fechados. Assim The Rock derrotou CM Punk pelo titulo da WWE e John Cena venceu o Royal Rumble Match para marcarem o rematch da Wrestlemania 28 no evento deste ano.

The Rock terminou o reinado de campeão da WWE mais longe desde 1987 de CM Punk num combate que foi reiniciado após uma interferência dos The Shield e com The Rock a pedir a McMahon para que o combate fosse retomado pois ele queria tirar o título a Punk. O final viu uma people’s elbow uma vez que o objectivo do combate era The Rock mostrar a Punk que as pessoas eram importantes e daí ter usado esse finisher.

John Cena venceu o Royal Rumble Match quase por escassez de outros potenciais vencedores que fizessem sentido. Na noite seguinte afirmou que iria atrás do título da WWE numa promo bastante crítica por ter deitado abaixo o título de campeão do Mundo.

O Royal Rumble fica marcado pelo regresso de Chris Jericho à WWE para trabalhar sem programa fixo e onde se espera que ponha alguém over na Wrestlemania, reportando-se que seja Ryback.


 Classificação Geral

***1/4

----------------------------- Classificações anuais ------------------------------

PPV`s

(1) WWE Royal Rumble - ***1/4
(2)  TNA Genesis - **
Combates

(1) WWE Royal Rumble - WWE Championship - CM Punk (c) vs. The Rock - ****
(2) WWE Royal Rumble - Royal Rumble Match 2013 - ***3/4
(3) TNA Genesis - Triple Threat Elimination Match pelo TNA World Heavyweight Championship - Jeff Hardy (c) vs. Bobby Roode vs. Austin Aries - ***3/4

Figuras

(1) TNA Genesis Jeff Hardy - Superar as odds
(2) WWE Royal Rumble - The Rock - A conquista há muito assinada
Com tecnologia do Blogger.