Ultimas

Os grandes momentos do Madison Square Garden (Parte 1)


Se há um palco Mundial que pode ser associado ao wrestling, este é o Madison Square Garden.

Para verdadeiramente se perceber a importância histórica do Madison Square Garden na história do wrestling até ao presente da WWE temos de regressar até ao tempo dos antigos territórios....

Em 1948 a National Wrestling Alliance foi formada e conciliou a maioria das grandes promotoras norte-americanas. Apesar de haver bookers regionais que tinham os seus próprios talentos somente havia um campeão Mundial reconhecido. Isto tudo correu bem até duas federações se afastarem da NWA.

Uma era dirigida por Verne Gagne e AWA (American Wrestling Association). A outra era dirigida por Vincent J. McMahon e era a WWWF (World Wide Wrestling Federation).

McMahon, o pai de Vincent Kennedy McMahon haveria de gerir os seus shows no nordeste. Todas as arenas eram usadas mas somente uma era palco dos grandes cards e onde se terminavam as grandes rivalidades, o Madison Square Garden.

Localizado em Nova Iorque entre a 34*e a 6ª avenida, o MSG foi palco de tribulações de muitas estrelas ao longo dos anos. A sua história é tão vasta e singular que fazer somente um top de momentos seria injusto. Neste artigo vamos olhar a alguns dos grandes contributos e momentos do MSG na história da WWE.

Uma das grandes razoes da importância do MSG é porque na sua história está grande parte da linhagem da WWE com a importância de lutadores que vão desde Bruno Sammartino a John Cena. O The Garden sempre foi o termómetro do wrestling e quem ficar over no Garden fica over no wrestling e este artigo irá provar isso.

Eis alguns momentos da grande história do MSG (Nota: não estão por ordem cronológica)


Hulk Hogan derrota The Iron Sheik para conquistar o WWE Championship 
 2 de Janeiro de 1984

Este foi o momento que transformou o wrestling, não haja dúvidas de isso.

Hulk Hogan que até já tinha sido banido da WWF por tentar ser uma estrela de cinema, tornou-se a estrela da companhia sobretudo graças a uma mudança na gerência da companhia.

O McMahon pai, deixou de ter poder na companhia e o seu sucessor foi o seu filho Vince Kennedy. A visão de Vince era muito diferente da do seu pai e isso passava por uma estratégia de crescimento global do wrestling e onde se auto construiria para o futuro. Bem, uma história para outro dia.

Falemos dessa noite fria de Janeiro.

O Iron Sheik tinha ganho o título há um mês atrás devido à desistência de Bob Backlund já que o seu mangre Arnold Skaaland atirou a toalha brinca. O vilão iraniano era sinónimo de crueldade. O seu camel clutch era a sentença de morte para as suas vítimas, incluindo o sobre-humano Backlund que cujo reinado de campeão de cinco anos terminou coma aquela manobra.

Backlund procurou vingança mas ele precisaria de ajuda. Eis que surge Hogan.

A primeira passagem de Hogan na WWF foi praticamente irreconhecível- Tendo como manager Freddie Blassie, a sua personagem de monstro heel não teve sucesso e quase nunca é reconhecida.

Hogan recebeu uma oferta para participar no filme Rocky II. O velho McMahon encostou-o contra a parede e disse para escolher ou o filme ou o wrestling. Hogan preferiu o filme e McMahon despediu-o na hora.

Depois de ter gravado o filme, Hogan entrou na AWA. Tendo começado como heel, o público não o aceitou e acabou a se tornar babyface e logo ameaçou o status do campeão reinante da AWA, Nick Bockwinkel

Hogan ganhava credibilidade e experiência de cada vez que entrava no ringue. Apesar de não ser campeão, era os uma questão de tempo ate conquistar o título, mas….

O filho telefonou!

Vincent Kennedy oferecia a Hogan uma proposta irrecusável. Foi tao grande a proposta que Hogan não apareceu mais na AWA e logo passou para a WWF. As ramificações desta mudança poderão ser discutidas num outro dia.

Hogan entrava na WWF com pujança e logo mirou Sheik e o título. Alia iacta est, 23 de Janeiro de 1984, o dia que haveria de mudar o calendário do wrestling.

O combate em si foi muito rápido. Hogan dominou o seu adversário mas o diabo iraniano haveria de voltar ao combate. Hogan estava no clutch e os fãs a pediam o seu comeback.

Hogan respondeu afirmativamente. Deixava cair a perna, 1-2-3!


Em menos de sete minutos. Hulk Hogan tornava-se o campeão da WWE pela primeira vez. Num momento emotivo no backstage, Andre The Giant cumprimentava e congratulava o novo campeão.

Nos anos seguintes, a Hulkamania haveria de governar o wrestling e foi neste combate no The Garden que tudo começou


Austin aplica o stunner a McMahon! 
Monday Night RAW de 22 de Setembro de 1997

Com o RAW a estar no ar há quatro anos na altura e tendo já tido algumas viagens importantes, o facto surpreendente é que esta era a primeira vez que o show acontecia no MSG.

Não confundam o MSG com a arena original do RAW o Manhattan Center. Eles ficam perto um do outro mas as arenas não poderiam ser mais diferentes.

Voltando ao MSG, as Monday Night Wars estavam em alta rotação e a WCW estava em modo destruidor. A New World Order tinha o domínio e os cruiserweights estavam ter os grandes combates dos cards. Numa tentativa de desespero, a WWE tentava injectar alguma “Attitude” na sua fórmula.

Steve Austin começava a subir nos rankings da WWE. Uma lesão no pescoço tinha abrandado o seu momentum no wrestling mas nem um pouco a sua personalidade.

No mês em antes, Austin tinha atacado cada comentador e autoridade da WWE com o stunner, mas, faltava um!

Steve Austin não tinha muitos amigos no roster (kayfabe) e os seus grandes inimigos eram a Hart Foundation e nesta altura Owen Hart mais especificamente.

Owen botchou um piledriver que colocou Austin no hospital com uma lesão no pescoço e pós Austin fora dos ringues por algum tempo devido a uma cirurgia.

Nos dias antes a este show, Owen tinha uma ordem judicial para não se aproximar de Austin e este último seria preso se tocasse em Owen. Assim após a vitória de Owen sobre Brian Pillman no torneio pelo título intercontinental, este dedicou o Combate ao seu adorado irmão Bret. Mas algo aconteceu…

Austin atacava Owen e os polícias de Nova Iorque estavam já em fila para o prender. Vince que estava na mesa de comentários tentou acalmar as coisas.

Vince criticou Austin mas não ainda como haveria de fazer no futuro. Vince compreendia ele estar furioso mas ele nunca poderia ter quebrado a lei e por isso ia sofrer. Austin agradeceu a Vince pelos cuidados médicos que obteve mas que ele se podia ir foder.

STUNNER!


Foi um stunner muito mal executado, muito em parte devido ao fraco selling de Vince. Austin foi preso e algemado rumo à prisão. Talvez ate tenha sido a mesma prisão onde o Montie foi violado analmente no SummerSlam de 1991!

Seja como for, o certo é que isto foi algo efectivo e que começou a alterar o rumo da Monday Night War. Não só foi um grande momento do MSG como dos melhores momentos da história da WWE.


John Cena regressa no Royal Rumble 
27 de Janeiro de 2008

Falando agora de algo mais actual

O reinado de super-homem de John Cena como campeão da WWE em 2007 terminou de forma abrupta. Tentando aplicar um hiptoss básico a Mr. Kennedy no RAW, Cena arrebentou o seu músculo peitoral. Como um soldado, ele terminou o combate e até sofreu mais um beatdown de Randy Orton. Orton e Cena iam lutar no No Mercy desse mês num Last Man Standing pelo título.

A recuperação de Cena estava prevista para ser entre seis a doze meses e a Wrestlemania estava perdida, contudo ele chocou o Mundo.

A edição de 2008 do Royal Rumble foi boa a nível de espectáculo.

Michael Buffer introduziu os dois primeiros lutadores e o primeiro foi Undertaker, que defendia a vitória no ano passado. O segundo era  HEARTBREAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KIDDDDDDDDDDD! Shawn Michaels que viu o seu nome ser exagerado procurava vingança da eliminação de Undertaker o ano passado. Basicamente eram os dois primeiros lutadores deste ano que foram os dois últimos do ano anterior.

Michaels e Taker dominaram a primeira parte do combate. Ambos acabariam eliminados com Michaels a eliminar Taker e Mr. Kennedy a eliminar Michaels

Roddy Piper e Jimmy Snuka teriam mais um confronto e foi algo que parou tudo que acontecia no ringue.
Triple H limpou o ringue e era o favorito a vencer. O 30 lutador estava a chegar e todos pensavam que seria um midcarder.

3…
2…
1…

HOLY FUCKING SHIT É JOHN CENA!


A resposta a isto foi épica. Ele regressou dois meses antes das melhores projecções. Cena começava a limpar a competição. Triple H e Cena eram os dois últimos lutadores com o The Game a querer uma viagem para a Wrestlemania!

Para uma era em que o interesse é gerado principalmente pela via dos spoilers, a surpresa foi bem guardada e na medida em que o regresso de Cena surpreendeu legitimamente todo o público do Madison Square Garden que diga-se não são nenhuns marks que comem tudo que a WWE dá.


Shawn Michaels voa na Wrestlemania X 
 20 de Março de 1994

A construção deste combate foi perfeita. Shawn Michaels o campeão Intercontinental da altura foi suspenso pela WWE por um teste positivo a drogas. Na televisão foi dito que Michaels não cumpriu os deveres no contrato.

Na sua ausência, um novo campeão foi coroado e pouco tempo demorou a que o Badass da altura Razor Ramon fosse corado campeão.

Shawn voltaria à companhia pouco tempo depois e com o título de campeão intercontinental.

Na vida real, Michaels continuou com o título enquanto suspenso. Vince tornou isto em algo positivo ao dizer que a WWE nunca o pediu para que o devolvesse

Os fãs estavam confusos mas interessados, A batalha para determinar o campeão estava marcada e era na Wrestlemania X num ladder match!

Apesar de ser um combate de escada, o combate não começou logo a ter escadas. Algum bom wrestling abriu o Combate com Diesel (o guarda-costas de Michaels na altura) a ser expulso do ringside após atacar Ramon.

Ambos sentiram o ferro

Shawn subia a escada e num momento único cimenta o seu status na elite do wrestling. O splash de cima da escada fez os fãs ficarem suspensos e tornou Michaels numa estrela maior.


Ramon haveria de ganhar o combate mas Shawn foi o verdadeiro vencedor. Nos três próximos combates Michaels mostraria a verdadeira categoria do Heartbreak Kid.

Artigo original de BadBooking com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.