Ultimas

Killswitch Engage #2 - Drogas... casos e casos! (Parte 1)

“Se queres prever o futuro, estuda o passado.” (Confúcio)

Uma frase tão… mas tão realista em todas as empresas (seja de wrestling, futebol, andebol, software, lojas… aplica-se a tudo) e é com isto que quero dar as boas-vindas a todos vocês nesta segunda edição do Killswitch Engage, onde pretendo dar um grande ponto de vista no que toca ao mundo das drogas e a porcaria que vem provocar a todas as pessoas a nível de carreira profissional (neste caso, o emprego de sonho pode acabar de um dia para outro)....

Já não é novidade nenhuma que as drogas ou bebidas alcoólicas são a base principal para a WWE querer despedir ou até suspender por uns dias determinado lutador… convém lembrar que às custas destas substâncias, já vimos suicídios de determinados lutadores, pessoas com potencial a serem despedidas, entre outros casos. Este tema veio a calhar porque nesta passada quarta-feira, descobriu-se que o Jack Swagger foi detido pela polícia por excesso de velocidade sob a influência de substâncias proibidas e também por possuir uma quantidade de marijuana.

Quem já me conhece pessoalmente ou por Internet, sabe que eu sou contra bebidas alcoólicas, fumar e até tomar droga (se bem que respeito as decisões de cada pessoa, pois são elas que têm a responsabilidade de tomarem conta delas próprias) e no mundo do wrestling, muita gente que não conheça o desporto ou o que aquilo envolve critica por todos os lutadores tomarem esteróides para terem aqueles músculos todos, entre outras coisas e por vezes, não é bem assim com determinados lutadores! Nestas próximas edições pretendo fazer uma lista de lutadores que até tinham potencial e acabaram na miséria devido a estas substâncias proíbidas ou até por conduzirem sob a influência de bebidas alcoólicas… vamos começar então?



Randy Orton

Como todos nós sabemos, a WWE possuí um programa chamado “Talent Wellness Program” onde de forma resumida podemos dizer “3 strikes e estás fora da WWE” se te apanharem a consumir substâncias proibidas ou então quando estiverem a fazer vários testes e descobrirem algo de grave. Diz-se que este programa começou devido ao falecimento trágico de Eddie Guerrero em 2005 e atualmente, Randy Orton já se lixou duas vezes…

O primeiro “strike” ocorreu em Abril de 2006 quando foi suspenso durante 30 dias depois de terem descoberto o Randy Orton a fumar marijuana nos bastidores e a desculpa que a WWE deu quando anunciou esta suspensão, foi que este lutador não estava a ter um comportamento de um verdadeiro campeão… ora, vamos a imaginar o que estava a ocorrer por esta altura com Orton. Estava metido na rivalidade entre Rey Mysterio e Kurt Angle como um “heel” arrogante e com potencial para muito mais coisas, especialmente a conquista de mais um World Heavyweight Championship, mas tudo isto foi por boca abaixo quando foi suspenso! Após a suspensão e quando regressou, foi preciso uns meses para que a WWE voltasse a ter confiança para apostar neste jovem, tanto que a sua conquista de um título mundial voltou a ocorreu por volta de No Mercy 2007.

Depois volta e meia, passado uns belos anos e com uma personagem mais solidificada, o segundo “strike” ocorreria a Maio de 2012 quando a WWE anunciou a suspensão de Orton durante 60 dias… isto iria ocorrer numa altura em que estava planeado uma rivalidade entre Chris Jericho e Randy Orton ou então entre Dolph Ziggler e Orton (devido a uma suspensão completamente diferente destas que estou a tratar). Resultado disto tudo… bem, o seu regresso foi derrotar o Heath Slater (jobber de serviço na altura das lendas a regressarem ao Raw) e até ver tem tido rivalidades com pouco destaque, chegando a ter que desistir perante o “Cross Armbreaker” de Alberto Del Rio e até a perder contra Wade Barrett sucessivas vezes. Até agora, não tem tido destaque, se bem que a WWE estava ponderar um Orton vs Sheamus pelo World Heavyweight Championship na Wrestlemania deste ano…

Isto tudo para chegar a que conclusões? Nós todos sabemos o potencial que Randy Orton tem com esta personagem de “Viper” e ser frio e calculista, e apesar de já ter conquistado muitos títulos na WWE, estas duas suspensões não permitiram que o sucesso deste jovem fosse ainda maior do que ao que já é… para além de que passa a imagem a todos os fãs que este lutador é alguém irresponsável e se fizer porcaria mais uma vez, basicamente é despedido e depois terá de voltar a ganhar a confiança da WWE (que é o que está a acontecer atualmente).



Kenneth Cameron

Wait for it… não sabem quem é este rapaz? Bem, acredito que não consigam lembrar pois este rapaz apenas teve em destaque na FCW (território de desenvolvimento da WWE em 2012) e neste novo formato do NXT numa equipa com Conor O’Brian com o nome de “The Ascension”. A equipa estava pronta para dar o próximo grande passo e ir para a WWE como uma potencial equipa de campeões, só que infelizmente o erro de uma pessoa acabou por estragar a possível aposta da WWE na divisão de equipas (tanto que os Ascension no NXT tiveram uma interessante rivalidade com os Usos).

O que aconteceu? Simplesmente, a WWE despediu Kenneth Cameron no dia 30 de Novembro de 2012 devido ao facto deste lutador ter sido preso por ter agredido um agente da polícia e por mau comportamento, graças à sua intoxicação… ele eventualmente foi libertado depois de ter sido pago o que era necessário, mas só que a sua carreira profissional basicamente foi por água abaixo devido a esta situação!

A questão que também se põe aqui é… e agora? O que é que vão fazer com Conor O’Brian? Continuam com a “gimmick” dele, arranjam um parceiro com semelhanças ao Kenneth Cameron e pode ser que funcione? Talvez funcione, mas nunca será mais o mesmo, pois o Conor consegue trabalhar bem em equipa, só que o possível parceiro é que pode não ter a mesma intensidade que o Cameron tinha! Este é um caso recente para provar que quando estás metido no mundo de wrestling, tens de ser responsável e aprender com o passado, visto que já não foi a primeira vez que Cameron cometeu algo deste tipo.



William Regal

Aos veteranos também acontecem estes casos e é curioso notar que William Regal nunca teve assim casos muito graves, até que chega à WWE e passado uns belos anos de ter conquistado títulos e de mudar de personagem várias vezes, eis que a primeira suspensão ocorre após da revista “Sports Illustrated” ter falado sobre 10 estrelas da WWE que foram encontrados com esteróides ilegais… nesta altura, William Regal andava a ser “pushado” como um interessante General Manager do Raw e o que vale é que a WWE não lhe retirou essa posição mas o castigo que deram a ele, foi o John Cena a atacá-lo para ficar ausente durante um mês (que era o mês da suspensão) e voltou como General Manager do Raw ainda… esta coisa ainda foi bom para William Regal, porque é uma posição que tem valor só que não é a mesma coisa do que andares com um título mundial nas tuas mãos.

Passado um ano aproximadamente (menos de um ano vá), a WWE começou a dar claras indicações que William Regal deveria merecer uma recompensa pelos anos de carreira que teve e de nunca ter tido um título mundial nas mãos… pois o que acontece é que após a Wrestlemania, a WWE decide voltar com o prestigiado “King of The Ring Tournament”, onde normalmente o vencedor desse torneio teria um enorme “push” (Edge, Brock Lesnar, Triple H e até o Booker T renovou-se totalmente com uma personagem mesmo de rei dos tempos antigos). William Regal parecia ser o próximo caso de sucesso, tanto que depois de ganhar o torneio, estava a renovar-se com uma personagem cheia de poder e que podia fazer o que quiser (quem não se lembra do Regal apagar as luzes quando um “main-event” estava a ocorrer para enormes apupos do público?).

Regal parecia estar num grande caminho como General Manager do Raw e ao mesmo tempo vencedor do King of The Ring… porém, no dia 20 de Maio de 2008, foi anunciada a segunda violação deste lutador no “Talent Wellness Program” e o que é que a WWE teve de arranjar para que o Regal ficasse de fora durante 60 dias? Bem, vamos acabar com o “push” dele ao arranjar um “Loser Gets Fired Match” entre Mr. Kennedy e William Regal… resultado? Regal perde, foi despedido na história, mas voltou passado uns meses como um “free agent” contra CM Punk (na altura World Heavyweight Champion).

Conclusão… William Regal tinha tudo para ser um verdadeiro “heel” cheio de poder e pronto a conquistar quiçá um título mundial e de um dia para o outro, acaba por meter-se nestas coisas (se bem que era mais discreto) e desde daí para cá, que nunca mais foi o mesmo e provavelmente já se arrependeu das coisas que lhe aconteceram. É sempre nestas alturas que temos grandes decisões a fazer e foi o que provavelmente Regal fez para que a WWE provavelmente continue a achar que é um empregado leal… na minha opinião ele continua a ser alguém leal e que tenha aprendido com os erros, só que agora poderá pensar no tempo em que era King of The Ring e poderia ter tido o seu sonho conquistado, mas simplesmente foi tudo por água abaixo.

Queria trazer estes 3 casos, mas existem muitos mais tanto que nas próximas edições pretendo analisar mais situações onde basicamente, vemos potencial nos lutadores e estes simplesmente deitam por água abaixo o trabalho que já foi feito e as possíveis recompensas que poderiam ter… para mim, a frase inicial desta crónica diz tudo, pois há pessoas que aprendem com o passado e há outras que demoram a aprender, mas no final de contas todos nós cometemos erros e queremos melhorar. Para isso, convém estudar o passado para que o futuro previsto por nós seja bem melhor do que estávamos à espera!

Para a semana espero trazer mais casos destes, mas a pergunta que deixo a todos os leitores esta semana é o seguinte:

Que opinião tens sobre estes casos? Injustos para alguns ou é tudo justo? Drogas, serão realmente necessárias para os lutadores?
Com tecnologia do Blogger.