Ultimas

Killswitch Engage #1 - Coragem, fruto de sucesso?

“A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras.” (Aristóteles)

Esta frase retirada de um famoso filósofo grego simplesmente transmite aquilo que muitas pessoas hoje em dia precisam para que a sua empresa seja um sucesso. Para o caso das empresas de wrestling (WWE, TNA, ROH, entre muitas outras) esta frase é sem dúvida o fruto para o sucesso destas mesmas!....

Sejam bem-vindos à primeira edição do Killswitch Engage no Wrestling Notícias e o primeiro assunto que veio à cabeça foi falar de TNA e do seu estado desde 2010 para cá baseado nesta frase de Aristóteles… CORAGEM! Palavra fulcral para todos nós hoje em dia, pois sem isto, das duas uma, ou a empresa continua a manter-se estável durante um tempo ou então simplesmente irá acabar e nunca mais iremos ouvir falar dessa mesma. A TNA é daquelas empresas que eu tenho apoiado desde 2007 para cá, pois poderá ser possivelmente uma futura competição da WWE quando estiverem prontos para isso (quando falo em competição, estou a referir-me aos ratings) e após 10 anos de existência, quem sabe se o futuro não é risonho para esta empresa.

Sempre foi dito à presidente da TNA e aos empregados de lá, que esta empresa não irá durar mais de 6 meses ou mais de um ano… basicamente têm andado a provar o contrário e sinceramente acredito que foi a coragem de algumas decisões que pôs a TNA onde está atualmente! Vamos relembrar os incidentes que aconteceram desde 2010 para cá em termos da TNA, pode ser?

TNA iMPACT! 04/01/2010: Aparência de muitos lutadores ex-WWE



Victory Road 2010: Parte final do “main-event”



TNA iMPACT! 29/03/2010: Estreia da personagem controversa de Orlando Jordan



Victory Road 2011: Jeff Hardy luta no “main-event” drogado



IMPACT WRESTLING 10/11/2011: Garett Bischoff faz a sua estreia como wrestler


Ainda bem que a minha memória não é muito fresca, mas qual é o objetivo com estes vídeos todos? Apesar de serem uns pequenos podres que a TNA teve, havia sempre uma solução para que nós todos pudessemos esquecer estas situações… aqui entra a palavra “Coragem” nesta história toda!

Depois de tudo o que aconteceu com a TNA (por vezes devido à culpa do “booking” dos combates feito pelo Vince Russo ou noutras devido aos lutadores não estarem bem preparados), eu sou o primeiro a admitir que a TNA teve uns tomates do diabo para arriscarem um “push” enorme a Jeff Hardy desde Bound For Glory 2011 até ao Bound For Glory 2012… mas quem é a empresa que decide voltar a apostar num lutador que, nos primeiros meses de 2011 andava a fazer porcaria atrás de porcaria e culminou com aquele incidente muito grave? A TNA fez e o que é que está a acontecer neste momento? Provavelmente a melhor época que Jeff Hardy está a ter na TNA e esperemos que a motivação continue a ser a mesma.


Esta decisão feita pela empresa não partiu só dos oficiais desta mesma… Jeff Hardy também foi capaz de mudar a sua vida de um dia para o outro e sim, sou homem para acreditar que o nascimento do filho dele mudou completamente a sua vida! Quando se é jovem e não andamos com muitas responsabilidades atrás, fazemos porcaria que não devemos, mas quando nasce uma grande responsabilidade nas nossas mãos, a nossa vida e ritmos diários muda completamente e foi o que aconteceu com o atual TNA World Heavyweight Champion Jeff Hardy.

Ainda muitas pessoas se recordam do incidente que ocorreu nesse PPV em 2011 com o Jeff Hardy, mas agora hoje em dia, já o querem ver na WWE pois sabem que lá dentro, ele é um bom lutador e seria um grande “draw” a nível de merchandise… é um facto! Ninguém pode negar que Jeff Hardy atualmente na WWE seria um grande sucesso, tanto que a TNA agora conseguiu manter o Jeff por mais dois anos na empresa, pois sabem muito bem que a nível de merchandise tem sido um sucesso e o próprio Jeff Hardy sente-se mais à vontade lá (não há uma grande agenda, pode publicar os seus álbuns de música e até fazer algumas pinturas).

Dixie Carter teve coragem para arriscar juntamente com os oficiais da TNA e o Jeff Hardy é um belo exemplo de como segundas oportunidades são para se aproveitar… outro exemplo que podemos verificar é o IMPACT já ter transmissões ao vivo (e não gravadas) e mais recentemente, vai haver edições ao vivo fora de Orlando a partir de 14 de Março e estará “on the road”. Depois de 10 anos de existência (a caminho dos 11), a TNA já está a começar a arriscar nalgumas jogadas interessantes que podem ter sucesso ou não, dependendo do que acontece e neste caso, como fã da TNA, tenho a dizer que nunca duvidei do talento que eles têm e certamente vou ser dos primeiros a dizer que a TNA vai ter um excelente 2013 se tudo correr bem.

Há muitos anos que os fãs pediam para que o IMPACT fosse feito ao vivo para que a maioria das surpresas não sejam estragadas por “spoilers” na Internet e foi em Maio do ano passado que isso passou a ser uma realidade. Obviamente que é preciso algum investimento para que estas coisas aconteçam e sinceramente, para quem já viu a TNA a chegar ao fundo do poço quando Jeff Hardy lutou drogado no “main-event” de um PPV, acho que a esperança é a última a morrer!


Se isto tivesse acontecido numa empresa de wrestling em que se deixam ir abaixo por causa da vergonha que passaram naquele PPV, essa empresa já tinha dado de frosques… nunca mais me esqueço do que aprendi em Empreendedorismo! Por vezes quando uma empresa atinge o fundo do poço, têm de reinventar a marca e o nome para esquecer o passado… basicamente foi o que aconteceu com a TNA, pois o programa chamava-se TNA iMPACT e a partir de Maio de 2011, a empresa deixou de utilizar a marca TNA e o programa passou a ser IMPACT WRESTLING (Where Wrestling Matters). Muitos vídeos de lutadores da TNA a falarem sobre o que para eles o wrestling significava foi o primeiro passo para o sucesso e aos poucos e poucos, a empresa voltava a usar a referência da TNA para os combates pelo título.

Com este texto todo, não quero que muitos pensem que sou um grande “TNA fan boy”, pois também assisto aos programas da WWE e eles também trazem coisas interessantes, mas o que queria chegar à conclusão nesta história toda é que sem coragem, não há forma de garantir que aquela empresa que esteja a começar tenha sucesso (se não confiamos nas pessoas, no projeto e não arriscamos nada, quem nos garante que o projeto seja bem sucedido?) e o caso da TNA, só prova que apesar de todos os obstáculos e toda a porcaria que lhes aconteceu em 2010/2011, as pessoas de lá souberam arriscar e ter coragem para tomar certas e determinadas decisões (o “push” a Bobby Roode, Austin Aries e Jeff Hardy… os Aces & Eights… a história da Claire Lynch que apesar de ter caído mal em todos nós, originou belos combates… o Bound For Glory Series que, para mim é um grande conceito que a TNA deve aproveitar… tudo isto foi fruto de um 2012 interessante para a empresa)!

Coragem é sem dúvida a grande qualidade que nós humanos possuímos e no meu ver, a TNA se continuar com esta coragem quem sabe se qualquer dia não haverá a dita competição que a WWE bem precisa para esta última arrebitar e esforçar para trazer um melhor produto… com isto, acabo aqui a minha primeira edição do Killswitch Engage e como sempre deixo a pergunta para os leitores poderem dar a sua opinião:

Coragem é a palavra para uma empresa de wrestling com sucesso? Ou haverá mais fatores para além da coragem?
Com tecnologia do Blogger.