Ultimas

Wrestling Analysis - Alberto Del Rio - Uma transição e um futuro desconhecido


Olá a todos e bem-vindos uma vez mais a esta coluna já conhecida como Wrestling Analysis e desde já parte integrante da próxima edição da revista online de wrestling conhecida como PWT Magazine. Desta vez o tema que me traz aqui é essencialmente um homem, mas ele não é um homem desconhecido, porque na realidade vocês já o conhecem bem. O seu nome é Alberto Del Rio e ele é o atual campeão mundial!...

Parece que foi apenas o ano passado que o mexicano estava a entrar no seu ano de estreia na empresa, vindo do México como um jovem rico, talentoso, convencido e que surpreendeu o mundo ao fazer Rey Mysterio desistir no seu combate de estreia. As suas características de trazer um carro diferente, um carro de luxo, um lenço ao pescoço e o seu fiel apresentador pessoal fizeram-no uma das personagens mais interessantes em muito tempo no ano de 2010 – automaticamente ganhou a curiosidade dos fãs e mostrou pertencer ao ambiente que tinha sido colocado com grandes exibições contra Rey Mysterio e Christian que o solidificaram como alguém a ter em conta. Mas isto não foi nada comparado com a grande vitória da Royal Rumble e seguida estreia na WrestleMania a lutar pelo titulo mundial, no que ficou conhecido como o último combate do WWE Hall of Famer Edge.


Mas eu não estou aqui para vos contar a história do que aconteceu, todos nós nos relembramos de como Alberto Del Rio não conseguiu cumprir o seu destino nessa noite, todos nos lembramos como alguns meses depois o mexicano venceu o Money In The Bank e no SummerSlam 2011 tornou-se campeão da WWE. Está claro que por esta altura, tudo estava errado com Del Rio – nesta altura havia dois nomes mais sonantes e esses eram CM Punk e John Cena. Enfiado no meio destes dois arqui-inimigos Del Rio foi simplesmente apagado, dando até à data um dos reinos menos relembrados de sempre, de facto dois dos piores reinos de sempre, dois reinos que simplesmente esgotaram tudo o que a personagem tinha a dar, reinos que marcaram Alberto Del Rio como um falhanço!

Apesar de se ter mantido relevante e de estar quase sempre no evento principal na procura desta vez, do título mundial, os anticos de Alberto Del Rio eram agora um pouco difíceis de acreditar. O público estava exausto e estava na hora de lhe dar um banho para o refrescar – dito e feito – a WWE decide que estava na hora de transformar Alberto Del Rio num herói para o povo, um representante da comunidade latina e da comunidade mexicana. Mas a pergunta está, quem se interessou por este movimento? Quem achou que foi bem feito e bem pensado? Que impacto poderia ter uma personagem já muito usada?

UMA ALTERNATIVA


» Muitos recordam-se certamente do nome Tito Santana, um dos primeiros campões intercontinentais, representando do belo povo mexicano, um conhecido herói latino. A sua carreira ficou marcada não pelas suas rivalidades de topo, mas por um facto, Tito Santana foi campeão intercontinental. Será que sou o único a achar que a personagem de Alberto Del Rio como vilão podia ter sido reconstruida aos poucos numa rivalidade com o na altura campeão intercontinental Kofi Kingston? Seria sem dúvida alguma benéfico para os dois competidores, seria algo novo para os fãs e seria uma escapadela para o mexicano se manter num horário mais apertado e começar a entrar na mente dos fãs de novo.

BABYFACE – A DECISÃO!


» No entanto temos de olhar para a realidade Alberto Del Rio, apesar de rumores online dizerem o contrário, era legitimamente um dos bonzinhos da fita após o TLC 2012. O consumar da troca deu-se com uma corrida ao salvamento de Ricardo Rodriguez de um possível ataque dos 3MB, deu-se com um vilão a salvar outro suposto vilão de um ataque de três outros vilões pelo amor ao país. Na minha opinião foi uma troca muito fraca, pouco credível e certamente que a história de atropelar o pai natal não ajudou em muito a entrar no cérebro. A realidade é que após ter sido derrotado por John Cena no evento principal desse Raw infame pelo pior rating em muitos anos, o mexicano recebeu total apoio de Mr. McMahon e tornou-se o próximo em linha a desafiar The Big Show – directa ou indirectamente todos os indícios apontaram para isso e com a utilização uma vez mais de Rodriguez como antro de ataques por parte de outro vilão, desta vez o campeão mundial.

Duas semanas após o seu primeiro encontro e temos as noticias que na minha opinião me chocou –Alberto Del Rio venceu um dos vilões mais dominantes de 2012 num Last Man Standing Match e tornou-se campeão pela terceira vez. Uma decisão apressada pela WWE, uma decisão sem sequer grande publicidade anterior e no seu interno componente, uma decisão um tanto ou nada “desvalorizante” para o titulo e para o antigo campeão. Agora no Royal Rumble, foi anunciado que o combate de desforra estava uma vez mais em linha e qual a estipulação? É verdade, a WWE, original como sempre, anuncia que irá haver um Last Man Standing II.

O mal estava feito, o campeão estagnado está a tentar provar que merece a sua chance mas de alguém fácil de odiar, alguém que era arrogante por natureza, passou de repente a gostar dos fãs sem razão para isso, visto que o seu objetivo real foi salvar o seu apresentador, mas se as coisas foram mal feitas, havemos de dar a volta e mostrar que vamos conseguir trabalha-la para o melhor. No SmackDown Alberto Del Rio teve o seu verdadeiro primeiro passo para se tornar credível – recebeu o apoio do seu grande inimigo de 2012, mas ao mesmo tempo o grande babyface do programa azul em Sheamus. Isto consumar-se-ia mais tarde com a vitória e humilhação do gigante Big Show e Dolph Ziggler.

DOLPH ZIGGLER E AFINS – TRANSICÇÃO?


» Muitos críticos, fãs e colegas lutadores sabem que Dolph Ziggler está a ser preparado para o seu primeiro reinado sério como campeão mundial, não fosse essa claro a razão para estar numa rivalidade de alto perfil contra a cara da empresa em John Cena. Mas o rumor que mais tem corrido, o rumor que parece fazer mais sentido é que Alberto Del Rio tornou-se campeão, tornou-se o jovem herói para que Dolph Ziggler pudesse retirar-lhe o titulo utilizando o seu Money In The Bank.

Isto traz no entanto um problema, uma simples palavra “transição”. Isto declararia Alberto Del Rio uma vez mais como um campeão falhado se não aguentar o seu reino como tanto nos disse que ia fazer, isto ia estagnar a sua personagem ainda mais ao perder o título pelo qual tanto lutou. Será este o passo certo a trabalhar? Pensem no que aconteceu ao mexicano após perder o titulo da WWE as duas vezes, e será que Alberto conseguirá ter algo que o volte a colocar relevante? Não dá para dar dois passos atrás e torna-lo vilão de novo e ser coerente, isso ia simplesmente mata-lo. Probabilidades dizem e muito bem, que Alberto Del Rio deverá ter de aguentar o seu titulo até à WrestleMania XXIX. Se assim o fizer, serei eu o primeiro a dizer que a WWE foi concreta e lógica no seu booking, e aí estarei preparado para um Dolph Ziggler e para a sua mala – apesar de tudo – se Alberto Del Rio provar ser um babyface acima da média, quantos de nós não gostaríamos de ver o loiro convencido, declarado como o melhor seller em ringue bater-se contra um dos melhores workers em jogo atualmente? O primeiro cash-in da história no maior palco de todos, um momento para nos relembrarmos, afinal de contas é isso que a WrestleMania cria – memórias!

OS OPONENTES MAIS CREDIVEIS

»» Se tudo correr como planeado The Big Show irá falhar o recuperar do seu título este domingo, terá sem dúvida um trabalho difícil pelo menos. O que será do mexicano então, quando avançar do desafio que é o gigante? Elimination Chamber segue-se, e lutadores como Randy Orton, Sheamus, que serão sem dúvida certos de ter a sua oportunidade – deixando os três últimos lugares para Dolph Ziggler certamente e outros como Wade Barrett e The Great Khali. Dito isto, se tudo seguir conforme planos rumorados – Alberto Del Rio parece ter uma grande hipótese de reter, o problema estaria no seu oponente de WrestleMania. Isto entenda-se não passa de pura especulação e claro fantasy booking, pois se conhecemos a WWE sabemos que a probabilidade é que acabem por meter agua. Mas quem seria credível a ponto de desafiar o mexicano herói do povo?


»» Caso Alberto Del Rio até perca o título mais cedo do que esperamos, poderá o mesmo ter um lugar certo na WrestleMania e manter-se relevante após um reino falhado? Uma coisa que nós gostamos nos nossos heróis é que sejam credíveis e que ganhem os seus combates de forma justa e séria, quando não o fazem, temos de ver que é um pouco “desestabilizador” da sua posição, mas que se lixe, vamos aqui atirar à sorte e esperar que cole cinco pessoas que poderiam desafiar Alberto Del Rio na WrestleMania:

1) Dolph Ziggler – Parece a escolha mais provável, o lutador está numa ascendente e será certamente campeão do mundo antes do seu tempo chegar ao fim. Por esta altura já terá feito frente a três dos grandes em Chris Jericho, Randy Orton e John Cena, nada mais lhe podemos dar a não ser a oportunidade ao título mundial.

2) Wade Barrett – Esta ideia é um pouco absurda porque estes dois nunca tiveram sequer um segmento em conjunto muito provavelmente, mas não diria não se tivesse que escolher. A ideia de ter o brigão inglês com o seu titulo intercontinental ao peito a desafiar o campeão mundial iria sem dúvida animar o pay-per-view e dar-nos algo fresco e novo. Iria certamente dar-nos bons momentos de televisão entre o “verdadeiro campeão” e da opinião de Barrett em achar que Alberto Del Rio se vendeu aos fãs.

3) Sheamus – Uma combinação improvável, mas não impossível. No último SmackDown os dois tiveram um segmento em que mostraram respeito um pelo outro, logo poderia ser uma boa história a apostar. O grande senão nesta história, é que esta parelha vimos um número incontável de vezes no decorrer deste ano, de facto, foi o combate que mais aconteceu na WWE em 2012. Seria improvável, que os dois se defrontassem na WrestleMania, mas estou apenas a analisar todos os lados.

4) Randy Orton – O irlândes precisa de algo para fazer e por isso o Viper será certamente alguém também improvável de desafiar o mexicano. No entanto se o seu turn for consumado a tempo, quem sabe se o mesmo não vai atrás daquilo que lhe pertence por direito? Iria certamente dar uma nova frescura nos dois e ajudar Del Rio a ganhar algum ímpeto como herói local.

5) Mark Henry – Eu sei que isto parece uma aposta muito de sonho, mas o Homem Mais Forte do Mundo está já quase pronto para regressar, sendo que fontes apontam que está apenas à espera do momento certo. Mark Henry saiu lesionado há mais de seis meses, mas deixou um gostinho como um dos vilões mais dominantes e de melhor qualidade do ano 2011. Será certamente um oponente viável para ajudar Alberto Del Rio e pessoalmente, uma escolha que favorecia bastante.

MH) The Miz e Christian – os dois lutadores serão certamente parte do teatro de Antonio Cesaro daí serem escolhas muito improváveis de acontecer. No entanto a história entre Christian e Alberto Del Rio está lá, é fácil de explorar e poderia dar horas interessantes de televisão. Miz, homem para outro artigo, parece estar a ir por um caminho onde o face turn não parece ajuda-lo em muito e poderia ser um candidato formidável ao mexicano. Também podemos falar de Rey Mysterio, mas a esta altura do campeonato as hipóteses são praticamente impossíveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Alberto Del Rio é uma peça num sítio perigoso de se mover, foi uma troca súbita, inesperada e decididamente não apoiada pelos fãs, pelo menos nunca se notou muito a urgência em tornar Del Rio campeão, mas a realidade está a acontecer perante os nossos olhos e temos de tentar sair da situação com uma estrela intacta. Comentem em baixo que rumo dariam vocês a Alberto Del Rio, o que estão a achar da sua personagem como bonzinho e amigo do povo e tentem prever o resultado do embate no Royal Rumble.





Com tecnologia do Blogger.