Ultimas

[Votações] Um olhar para a RAW Roulette: A história da estipulação do show de hoje


Hoje a noite regressa um dos conceitos de mais sucesso na WWE, o RAW Roulette, que de tempos em tempos dá o ar da graça no principal show da empresa e traz consigo um misto de suspense e antecipação em relação a seus combates. Acompanhe o artigo a seguir para saber o que significa a regra e qual o seu papel ao longo da história do wrestling.

Primeiramente, o essencial é explicar exatamente a denominação do especial de hoje a noite. Essencialmente, o RAW Roulette é um programa especial e temático, onde todos os combates tem uma estipulação. Esta estipulação, entretanto, é determinada na base da "sorte", com uma roleta padronizada com vários tipos de combates a ser girada, sendo que o ponto em que a mesma parar acaba sendo o ditador para a contenda.

São várias as opções e as mesmas tem ligeiras mudanças ao longo dos anos. No ano transacto, ela era designada da seguinte forma:


Assim, uma mesma disputa pode acabar por ser uma falls count anywhere match, onde pinfalls e submissions são liberados em quaisquer locais; uma special referee match, onde um juiz convidado torna-se o mediador da peleja; ou ao mesmo tempo, pode virar-se para uma competição de canto e dança. Continuando pelas restantes dezessete opções.

É importante ressaltar-se que, em alguns casos, a roleta determina não a estipulação, mas o oponente de determinado lutador. Um exemplo disto foi quando, na mais recente edição, CM Punk teve de enfrentar Kane, devido a regra.

Apesar do nome atual nos moldes do Monday Night RAW, este mesmo tipo de esquema já é algo criado décadas atrás, que neste novo milênio foi buscado como fonte pela WWE para seus shows.

A história do roulette é algo que controversa. Em grandes ligas, a mesma ficou famosa como estipulação na WCW, sob nome de Spin the Wheel, Make the Deal, que basicamente não se difere em nada do que vemos hoje em dia.

O seu episódio mais famoso foi quando denotou o Halloween Havoc de 1992, logo tornando-se n'algo notório por estar envolvido em tão grande evento que em outras edições abrigou combates como Hulk Hogan vs. Ric Flair em uma cage match valendo ambas as carreiras. O debuto da roleta se envolveu em polemica pelo main event fraco, culpa da construção pífia que teve, envolvendo personagens de fábulas (em vídeos) que poucos ou nada acresceram em qualidade ou credibilidade a um confronto entre duas lendas como Sting e Jake Roberts, que levou com a estipulação de coal miner's glove match, uma variação de uma pole match.

Ao longo do PPV, outros embates conseguiram sobrepor-se, como Vader vs. Nikita Koloff que na oportunidade ainda seguia na feud Vader vs. Mick Foley e Barry Windham & Dustin Rhodes vs. Steve Williams & Steve Austin.

O ponto curioso da história que contei-lhes é que muito mesmo antes do inicial Spin the wheel, já tinhamos um conceito que muito provavelmente foi o alvo de inspiração dos oficiais da WCW.

Apesar de não ter a grande exposição a que a companhia de Ted Turner se propunha, a chamada Wheel of Torture foi primeiramente instituída no Memphis, um território que ainda na década de 80 era alvo de muitos plágios no wrestling e continua a ser, na sua infinita criatividade a formar gimmick matches em geral.

No final dos 80's, 1987/1988 para ser específico, o território do estado do Tennessee começou a dar novos ímpetos a suas feuds ao colocar wrestlers ao que na época era uma humilhação. Se hoje ainda existem críticos da roleta e suas merdosas escolhas, imaginem lutadores serem obrigados a levarem com uma dúzia de ovos jogados contra a face.

Pois era exatamente este um dos tipos de punições a que foram colocados lutadores como Jerry Lawler quando ainda envolto numa rivalidade com Karl Fergie e aliado a gente como Bill Dundee e Rocky Johnson, pai de The Rock.

Apesar de ser um projeto inicial e algo que beta, a roda de Memphis conseguiu ser incorporada de uma maneira melhor no projeto da World Championship Wrestling, que pode-se se dizer como a percursora do que o RAW veio a usar a partir de 2002.

Com Eric Bischoff ao comando, foram várias as ideias da WCW padronizadas sob nome de Vince McMahon, tais quais a Elimination Chamber e a roulette. Foi em outubro que estreou o conceito atual no RAW, tendo algumas alterações em relação a classificação etária da época, que permitia estipulações como Kiss My Ass e a lendária Bra & Panties match.

Foi algo muito bem trabalhado na ocasião, realmente a deixar expectativa para que ocorresse com uma maior frequencia, demarcando-se claramente por um opener como Big Show vs. Booker T em uma steel cage match de qualidade elevada. Entretanto, o main event foi o que fechou o show em grande, com uma TLC Match com nomes lendários neste meio como Jeff Hardy, Bubba Ray e Rob Van Dam.

Veja a Tables, Ladders and chairs match pelos titulos de duplas, na íntegra, abaixo:


O sucesso inicial foi de tal forma eloquente que logo em 2003 a roleta novamente estava presente no show de segunda-feira.

O aprendizado com a estreia se manteve e uma cage match abriu o show, novamente com qualidade interessante e desta vez a dar destaque a divisão feminina, encarcerando Lita e Victoria a perigosa estrutura da steel cage match. Com duas divas de talento em ringue, o objetivo foi cumprido e tivemos então um dos melhores combates femininos da história.

Nesta ocasião, a qualidade no geral foi baixa, quase que uma desilusão em relação ao ano de 2002 onde detivemos memoráveis embates. Desta forma, não é surpresa que o conceito tenha ficado sete anos ocultado até regressar em 2008, onde repetiu-se um bom show.

Em caminho ao Royal Rumble, a roulette ocorreu no início de janeiro, com várias feuds ganhando entornos para o primeiro PPV do ano. Tivemos inovações como uma tag team match de rivais, com inimigos Shawn Michaels e Mr. Kennedy a se unir em uma dupla.

Triple H, em sua sedenta briga por uma chance na Rumble Match também se envolveu em uma violenta guerra com o então General Manager William Regal, sob estipulação de first blood match. Mas o que acabou por marcar verdadeiramente o espetáculo foi a voadora sobrehumana de Jeff Hardy, em uma steel cage match com Umaga, no combate principal.

Deixamos disponível na totalidade esta brutal luta de jaula abaixo:


Por fim, 2010 e 2011 delinearam as duas últimas edições.

2010 foi uma mistura de fatores com estipulações bem designadas como o caso do main event entre Randy Orton e John Cena em uma tables match e Chris Jericho vs. Hart Dinasty numa handicap match dentro da steel cage. Entretanto, e apesar de termos tido um fraco bodyslam challenge e uma competição de dança, Sheamus e John Morrison roubaram o show completamente com uma falls count anywhere onde puderam usar de toda a sua qualidade para provar seu talento no que até hoje é lembrado como um dos melhores, se não o melhor combate do RAW Roulette.


Começamos 2011 datado em junho com combates medianos, a destacar uma boa tornado tag team match entre The Miz & Jack Swagger vs. Alex Riley & Rey Mysterio, que acabou sendo o melhor do show. Mais cedo no blog publicamos um artigo destacando a promo de CM Punk ao final do RAW, que apesar de não ser um combate roubou a cena no show.

Como balanço final, o conceito de sorte da roleta é algo que tende a acrescentar ao desporto do wrestling pela sua expectativa em geral, apesar de ser algo em padrão médio por conter em partes resultados bons e outros ao contrário.

Ficamos agora por analisar e aguardar que o programa de hoje se ressalte pela qualidade positiva.

Devido a presença de vários tipos de contendas, a roulette é alvo de muitas críticas, já que, apesar de obviamente tratar-se algo falso, com uma roleta demarcada a parar numa estipulação, normalmente finda-se em um ou dois tipos de péssimos segmentos comumente tidos de comédia fraca. Ao adverso, shows com este tema sempre acabam sendo repletos de expectativa pois temos a garantia de alto nível em ringue, com exceções como steel cages, tables ou submissions matches que normalmente quebram a programação monótona e por si só carente de qualidade.

Mas não cabe a mim tirar o conceito disto, portanto deixo a vocês o juízo da RAW Roulette, através das votações a seguir.

Devido a instabilidade da estipulação e a controvérsias, cabe constar a tua opinião a respeito do show e seu tema. Faz-te ouvir abaixo, deixando teu voto para o que poderá ocorrer no programa de mais logo.


O show especial de hoje tem transmissão em nosso blog a partir das 23 horas no Brasil e 01 hora em Portugal
Com tecnologia do Blogger.