Ultimas

The Rock é o lutador do ano de 2012!


Atribuir o prémio de lutador do ano é algo subjectivo e a maioria concorda que o prémio de 2012 deva ir para o campeão da WWE CM Punk. Contudo o wrestling no final de tudo é um negócio e será descabido esse prémio ir para o maior draw? Se não for, o prémio de 2012 deve ser entregue a The Rock!....

Acreditem que entendo a vossa opinião de que o prémio devia ir para CM Punk. Eu não sou fã de CM Punk mas há que dar mérito a ele por este estado no topo todo o ano, reinventou a sua personagem e teve um punhado de bons combates ao longo do ano.

Eu ouvi vários podcasts e opiniões que defendem a ideia de entregar a The Rock o galardão de lutador do ano. Assim de um modo superficial parece ser uma ideia ridícula. Ele só combateu uma vez no ano. Como é possível alguém que só tenha combatido uma vez no ano ser considerado o lutador do ano? Quando esse combate estabelece um recorde e originou números como nenhum outro conseguiu no restante ano a ideia já tem pernas para a andar.

Os factos são simples. The Rock aumentou os ratings da WWE como nenhum lutador o fez em todo ano. O único que chegou próximo foi Brock Lesnar. Não só Rock fez uma grande diferença nos ratings mas como estes estão na rua da amargura desde que ele deixou a WWE. Eu não gosto de colocar muito hype nos ratings de TV mas há algo a ver aí. The Rock teve mais impacto na WWE em 2012 nas poucas semanas em que esteve presente do que outros o restante do ano.

No ringue ele só combateu por uma vez e sejamos sinceros que o combate nem foi assim tão bom. Eu achei que Rock vs. John Cena desapontou no ringue. Mas vejam. O Combate foi um sucesso de bilheteira. O Combate foi o mais rentável da história da WWE. O Combate estabeleceu um record para a Wrestlemania. Numa altura onde as vendas e o interesse no wrestling está em declínio, The Rock trouxe de volta o fã casual e introduziu novos fãs. O impacto foi muito forte.

Onde cabe John Cena nesta equação? Cena originou mais dinheiro este ano nos seus combates contra The Rock e Brock Lesnar do que alguém na WWE. Cena faz parte desta equação. Poderia Rock ter gerado estes números sem Cena? Acho que não. Mas vejamos que Cena teve várias chances ao longo do ano para seguir com o momentum e aumentar o negócio mas ele não o conseguiu. Somente o conseguiu com Brock e Rock e no restante ano pouco fez. Por isso, ele está fora do meu critério.

Eu posso ter uma visão do negócio diferente da vossa. Trabalhar dentro do ramo fez com que eu olha-se sempre ao dinheiro. Eu sei o quanto é bom ver um bom combate e aplaudirem o vosso lutador preferido mas nada disto acontece se o combate não gerar lucro. É por isso que gerar dinheiro é sempre o principal objectivo de um lutador. Shawn Michaels é o meu lutador preferido de sempre mas não é melhor lutador de sempre pois para essa definição estão os nomes de Bruno Sammartino, Hulk Hogan e Steve Austin.

Punk teve um bom ano mas foi um fracasso em vendas. Ele perdeu espectadores e não teve qualquer efeito nas vendas para além do seu Combate contra Ryback. Não quero dizer que tenha tido um mau ano mas porque terá ele de vencer o título de melhor lutador do ano? Porque teve um ano de reinado? Teve-o porque foi assim bookado. Já o dinheiro gerado por The Rock foi autêntico, as pessoas que viram por RAW foram autênticas e é por isso que deve ser o lutador do ano.

Original de Eric Gargiulo com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.