Ultimas

Mac in Touch #15- O sucesso às fatias (III)


E já são 15 as edições do vosso Mac in Touch, aqui no Wrestling Notícias. É uma marca que me deixa satisfeito, dada a receptividade (que podia ser bem maior ;)) que tenho tido entre a vasta audiência do blogue.

Irei continuar a minha saga de factores fundamentais para se ter um combate candidato a melhor do ano. Depois de vos falar de Psicologia de Ringue e Storytelling, abordo-vos factores um pouco menos relevantes e que exigem menos palavras para se expandir.... mas, no entanto essenciais para que se tenha um bom combate......

Serão os últimos factores a ser introduzidos nesta série de crónicas, e na próxima semana deverá haver Mac in Touch com uma análise mais "normal" ao estado das coisas da nossa indústria*:

O sucesso às fatias (parte III)

Factor 3- Química/Entrosamento/Fluídez

Tal como uma boa cerveja em noite de Verão, o combate tem de “escorrer” bem pela nossa garganta abaixo. Terá de haver um bom entendimento entre as duas partes relativamente ao que se quer pôr em prática no ringue e ambas terem uma química natural entre elas. Para que isso aconteça, recorre-se muito a reuniões pré-combate sobre o que fazer e como fazer… quando fazer, para se gerirem timings e colocar-se a plateia na mão. O resultado disto será, naturalmente, um bom combate, onde não se nota qualquer tipo de “coreografia”… que, quando detetada a “olho nu”, pode deitar a seriedade de um combate abaixo, pode levar-nos a pensar para lá da personagem, e para o homem por trás dela, algo que retira a magia a qualquer combate.

O típico caso de "cada um para seu lado"
Assim, para que haja um bom combate; considero essencial, aliado às indispensáveis e já referidas psicologia de ringue e storytelling, um bom entendimento entre lutadores ou, pelo menos, a sensação de que não estamos a assistir a dois homens/mulheres/equipas a mostrarem o seu atleticismo, mas sim a uma luta entre duas pessoas. 1 ser o resultado da soma 1+1, no que toca a muitas coisas feitas a dois, é o ideal… e o ringue de wrestling é um lugar onde não há fuga a essa lógica! Ou seja, é melhor ver-se, por exemplo Alberto del Rio vs Big Show ao invés de um Alberto del Rio contra Big Show e vice-versa. Complicado? É muito simples: é melhor assistirmos a um combate entre dois lutadores do que a exibição dos moves de cada um. É assim que um combate começa a criar história, identidade… vida própria.

Factor 4- Duração / Previsibilidade / Final de um combate

Há combates que duram meia hora e parecem passar em 5 minutos tal o empolgamento que geram, enquanto que há outros (e tem havido alguns nestas RAW’s de 3 horas) que parecem durar 50 quando duram só 10… tem tudo a haver com aquilo que é esperado de cada atleta e do desenrolar da história, assim como aquilo que é apresentado no ringue.

O timing deverá ser perfeito quando se fizer a contagem de 3 ou 10 ou alguém desistir. Tem de haver o tal crescendo rumo ao final e este chegar no pico da excitação e não de uma forma abrupta e inesperada… pois por mais positivo que seja haver imprevisibilidade num combate, esta nunca deve fugir dos parâmetros da lógica e dos cenários racionalmente possíveis. No entanto, é muito melhor assistirmos a um duelo, por exemplo, entre forças equilibradas como Punk e Sheamus do que um squash entre um destes e um “lutador local”.

Ou seja, no que concerne à duração de um combate, este: deverá ter imprevisibilidade q.b. mas não em excesso para não fugir aos parâmetros do build-up de cada uma das personagens envolvidas ou relativamente àquilo que estará em jogo; deverá terminar no ponto máximo/óptimo de excitação (já viram o que era 50 nearfalls e haver 20 escapadelas aos finishers?!) e deverá estar em consonância com o resto da história para se tornar num bom combate. 


Para além disto, o final do combate também deverá ser mais excitante que o resto, e não deverá fugir à estrutura histórica normal e credível do mesmo (storytelling).

Factor 5- Gimmick Matches

Este factor é um “se”. Isto é, SE se tratar de um gimmick match, há que surgir num contexto credível para a história entre as partes envolvidas e tem de surgir numa altura em que a companhia em questão não aposta muito nesse tipo de combates. Por exemplo, se tivermos ladder war’s/matches todas as semanas na programação da WWE, iremos ficar dessensibilizados para com aquele objeto e a própria estipulação e passaremos a desvalorizá-la. Cada estipulação também poderá ficar manchada pelo facto de se apostar em muitos combates fora do normal, isto é, se houver demasiadas street fight’s marcadas num espaço de um mês e se se fizer um Last Man Standing no Main Event de um PPV, vai dar-se menos atenção e terá menos impacto aos nossos olhos. O mesmo aplicando-se a outras estipulações.


Mergulhando agora dentro dos “gimmick matches”- para se tornarem em boas contendas, não deverão fugir muito às “regras” normais de um combate de singulares. Este tipo de contenda terá a intensidade do seu lado e poderá ganhar vantagem relativamente aos combates vulgares no final do ano com isso… mas também terá a responsabilidade de corresponder às expectativas (por norma mais elevadas) da audiência e ainda terá de haver a “venda” da “novidade” introduzida no combate. Isto é, um escadote tem de ser bem “vendido” antes de ser usado (ex: com manobras que ameaçam fazê-lo, mas que acabam por não ser bem sucedidas), assim como qualquer outro objeto/estrutura trazido/a ao combate

P.S.: * contudo, durante esta semana deverei publicar um MiT mais curto com a continuação desta série de crónicas. Vai fazer sentido, not to worry ;)

P.S.2: Fora do Wrestling - A Royal Rumble não é o único grande evento a aproximar-se, há também os Óscares a chegar, e muitos bons filmes nomeados. O último que vi foi "A Vida de Pi"... e meus amigos, é daqueles que se DEVE ver numa sala de cinema para se absorver o que há neste fantástico filme de Ang Lee (4 anos a fazer um filme tinham de resultar em algo brilhante). Vale o preço do bilhete + óculos 3D + pipocas grandes + bebida grande + alguma coisa. Recomendo a toda a gente.
Com tecnologia do Blogger.