Ultimas

Mac in Touch #12 - "Malucos do Riso"


BOM ANO 2013 a todos os leitores do Mac in Touch e aos do Wrestling Notícias. Espero que todos os vossos desejos se concretizem e que o melhor do ano passado seja o melhor do ano que aí vem!...

No que toca ao wrestling, provavelmente teremos agora uma ponta inicial de ano forte e aguardo com apetite aguçado os próximos 4 meses... esperemos é que o resto do ano não conduza ao show de Natal como o que tivemos, nem que o ano de programação da WWE acabe com ... m*rda, literalmente.

Mas, sobre isso falo mais detalhadamente na 11ª edição do Mac in Touch:

Malucos do Riso

Há noites de festa que “varrem” o mundo de ponta a ponta. Essas noites especiais, por norma, são passadas em família ou entre amigos e, dependendo da altura do ano, no conforto do lar ou lá fora. Quando as coisas acontecem “indoors”, por norma há uma televisão ligada e, como acontecerá nalguns casos, pessoas a olhar para ela. 

A véspera de Natal e a última noite de um ano são exemplos disso mesmo. Seja aqui em Portugal ou lá, na América. E há sempre programas televisivos especiais para todo o gosto e feitio… mas as famílias costumam cair para o lado mais generalista e o grupo de amigos também, embora possa dar-se o caso de eles e as namoradas deles terem coincidências de desejos, o que é raro acontecer.

Assim, não há muita coisa que os canais alternativos possam oferecer porque já se sabe que serão esmagados, pelo menos nessas noites, pelos finais de Reality Shows ou filmes que para serem exibidos exigiram um quarto do orçamento da estação televisiva que se dá ao trabalho de o fazer… para que a televisão esteja “lá” ligada, mesmo que ninguém preste grande atenção.

Em Portugal ou nos EUA, deverá ter havido um recuo na despesa (mas não no esforço financeiro) dos canais generalistas relativamente a tempos de vacas gordas, mas ainda assim deverá ter havido, como sempre há, grande “fuzz” há volta dos programas transmitidos nas vésperas de Natal e Ano Novo, assim como uma subida generalizada de audiências…porque há mais gente a ver televisão.


Como referi anteriormente, as outras estações têm de apresentar soluções mais credíveis para a programação exibida entre as 8 da noite e as 2 da manhã do dia seguinte para que possa haver, pelo menos, uma manutenção da audiência habitual naquele horário. Para que não haja “esmagamentos”. No Natal, é pôr algo mais familiar, no fim-de-ano será algo mais festivo.

A USA Network, canal que transmite o show de wrestling que é a bandeira da WWE e um bocado o show-representante do wrestling a nível mundial, optou, nesse período de tempo e nessas noites pelas mesmas coisas: Maratona do NCIS desde as 8 da manhã, Monday Night Raw da WWE a partir das 20 e até às 23, e depois disso … um filme. Mais familiar no Natal (The Mummy), e mais “festivo” (Couples Retreat) no ano novo.

Ou seja, durante metade do tempo (3 das 6 horas) crucial para angariar audiências, a estação televisiva entregou, este ano, com aparente cega confiança, a programação do seu canal à WWE e a escrita ao departamento criativo da companhia.

Resultado? O pior do ano, pelo menos, no Natal (e sim, já contando com as gravações/DVR’s).

Eu não fiquei espantado com esses resultados, mas fico incrivelmente surpreendido e amargurado com a capacidade de visão daqueles que por lá andam a escrever shows em colocar um programa como o que puseram, cujo enredo principal passava pelo atropelamento do Pai Natal e a sua recuperação durante o show, tendo como “alvo” uma estrela que nem sequer se podia encarar como um vilão dado o processo de mudança da personagem em que se encontra… mas pelos vistos foi.

Quem se deu ao trabalho de mostrar ou tentar angariar pessoas para assistir a mais wrestling, pode muito bem ter ficado desapontado com as reacções que essas pessoas agora tiveram delas… é que é comédia absolutamente estúpida e completamente imatura. Eu sei que agora se tenta agradar a um novo público, e que se está a construir uma nova audiência, mas os fãs de wrestling com 15 anos para cima não mereciam esta “prenda”, nem as conclusões exageradas sobre o estado mental que as pessoas a quem se mostrou este show tiraram sobre eles…

É uma preocupação natural que tenho para com os meus “companheiros”. Fez-me lembrar uma frase de Lance Storm sobre um dos muitos estúpidos segmentos (goofy comedy) apresentados ao longo do ano: “estavam pessoas na  mesma sala que eu, e ficaram do tipo “como és capaz de ver esta m*rda?!””. 


É bom que o nosso presente de Natal venha em breve para que possamos esquecer este show… e não, não é com um chuva de cocó que as coisas amenizam… NÃO MESMO!
Com tecnologia do Blogger.