Ultimas

História da Royal Rumble 1998 & 1999

Mais um enorme trabalho do Johnmds ao trazer aos leitores do blog a história da Royal Rumble com os resultados de cada combates que preencheram os cards do PPV que desde a sua génese abre o ano da WWE em termos de PPV`s.


O Royal Rumble é um evento de pay-per-view criado pela WWE, no já longínquo ano de 1988. O show, desde já, adoptou uma dinâmica bastante aprazível, que consistia em premiar o vencedor do Main Event com uma chance a um Título Mundial na Wrestlemania.

Royal Rumble de 1998

A Royal Rumble de 1998 ocorreu em Janeiro, no dia 18, na Arena San Jose, no estado da Califórnia e na cidade de mesmo nome do estádio. Com pouco mais de dezoito mil pessoas, o pay-per-view contou com a tagline de “Pain! Just a 4 letter word” e, no poster promocional, contou com a estrela “Stone Cold” Steve Austin.

Antes da primeira luta começar-se, Dustin Rhodes, filho de Dusty Rhodes, o Goldust, atacou Vader, ainda durante a entrada deste último.

(1) Vader vs The Artist Formerly Known as Goldust

Mesmo com a tentativa de impedir Vader de aplicar seu finisher, Luna Vachon acabou frustrada com o resultado derradeiro da contenda. Com a Vader Bomb pronta para ser executada, Vachon pulou sobre as costas do homem da máscara, apenas para cair de lá e, ao mesmo tempo, ver Goldust sofrer o finisher adversário, perdendo a contenda.

(2) Max Mini, Mosaic e Nova vs Battalion, El Torito e Tarantula; com Sunny como árbitra convidada

Esta foi uma Six Man Tag Team, com participantes da lucha libre, onde Sunny, manager dos Bodydonnas, foi a juíza especial. A vitória sorriu a Max Mini, Mosaic e Nova – o da Extreme Championship Wrestling -, após Mini aplicar um hurricana em El Torito e piná-lo com um backslide pin.

Um segmento nos balneários ocorreu, onde os Nation of Domination invadiram o locker room de “Stone Cold” Steve Austin, encontrando, entretanto, uma cadeira onde havia estampada a figura do sinal do dedo do meio, algo como obseno – algo como, meio, “vão se foder”.

(3) WWF Intercontinental Champion The Rock vs Ken Shamrock pelo WWF Intercontinental Championship

Contenda com um final confuso, onde The Rock atacou Ken Shamrock com um soco inglês, enquanto o árbitro estava distraído e, quando o juiz virou-se para a acção do ringue, apenas viu o pinfall em favor de Shamrock, que conseguiu um belly to belly suplex slam. Após perder seu campeonato, Rocky Maivia apelou por mostrar o objecto ao oficial que, vendo o soco inglês, reverteu a decisão, dando vitória ao Intercontinental Champion.

(4) WWF Tag Team Champions The New Age Outlaws vs The Legion of Doom pelo WWF Tag Team Championship

A disputa pelo campeonato de duplas ia bem, com a força dos Legion of Doom sendo bastante mostrada, sobretudo na parte final do combate, quando “Road Warrior” Animal dominou ambos seus oponentes, entretanto, ao fazer o pinfall, acabou levando uma cadeirada, o que levou a uma desqualificação. A vitória, desta maneira, sorriu aos LOD que, mesmo assim, não venceram os títulos de duplas.

(5) Royal Rumble Match

“Stone Cold” repetiu seu feito do ano anterior, vencendo a Royal Rumble Match por duas vezes – sendo o terceiro na história -, eliminando, por último, The Rock. A Batalha Real começou forças hardcore, já que Cactus Jack e Chainsaw Charlie – alter ego de Terry Funk – principiaram como primeiros participantes, respectivamente. Mas esta não foi a última vez que se viu Mick Foley na contenda já que, com número dezasseis, Foley regressaria a contenda, como Mankind e, outra vez, mais tarde, como vigésimo oitavo, Dude Love. Despistando o facto de ser, portanto, a primeira superestrela a entrar por três vezes num combate do género, Mick não conseguiu um bom desempenho final, nem chegando aos quatro finais combatentes.

(6) WWF Champion Shawn Michaels vs The Undertaker pelo WWF Championship em uma Casket Match

Esta contenda era uma que preferia não ter de rever. Não pela qualidade, inegavelmente boa, quiçá óptima. O facto é que, por este combate, num spots mal feito, Shawn Michaels haveria de sofrer uma grave lesão nas costas, que tirou-o quatro anos de sua carreira, contando da Wrestlemania de 1998 até o SummerSlam 2002. Mas pois bem, a luta, como devem saber, visto que estes dois são lendas no que toca a combater, foi bastante competitiva, com idas e voltas de vantagem e, por vezes, interferências de Triple H e Chyna, subsidiando Shawn Michaels. Próximo ao final, a ajuda de Michaels acresceu-se, com os New Age Outlaw e os Los Boricuas, todavia, Kane surgiu na rampa e controlou a todos – enquanto o Mr. Wrestlemania estava caído, legitimamente contundido -, antes de trair seu irmão e jogá-lo dentro do caixão, antes deste ser fechado por HHH. Paul Bearer ainda apareceu e, para terminar o pay-per-view, a “caixa” na qual o Deadman estava foi queimada.


Royal Rumble de 1999

A última Royal Rumble do milénio ocorreu no dia 24 de Janeiro, no estado da Califórnia, cidade de Anaheim, na arena Arrowhead Pond – ou também denominada Honda Center, que já foi palco de eventos muito grandes da World Wrestling Entertainment como, para além da Rumble, a Wrestlemania XII e a Wrestlemania 2000 (sem citar quatro shows do UFC). Com um público de quase quinze mil pessoas, o pay-per-view contou com a catch-phrase de “No Chance in Hell”, sacada de um famosa frase onde Mr. McMahon anunciou que “Stone Cold” Steve Austin ficaria com a posição número um, proferindo que ele “has no chance in heel of winning this match”. Proveniente disto veio também a música do PPV, No Chance in Hell, da Banda de Chris Warren – que vindouramente seria tema da facção Nation of Domination e, actualmente, somente do dono da World Wrestling Entertainment.

(1) The Big Boss Man vs The Road Dogg

A contenda de abertura do tão antecipado evento começou com provocações de ambos os lados mas, rapidamente, a vantagem surgiu para The Road Dogg. Este, com algumas oscilações, chegou no final com muitas chances de vencer mas The Big Boss Man, aproveitando-se do momento de ímpeto de seu adversário, conseguiu conectar com um Boss Man Slam rapidamente, conseguindo a vitória.

(2) WWF Intercontinental Champion Ken Shamrock vs Billy Gunn pelo WWF Intercontinental Championship

Numa grande luta de briga e técnica dos intervintes, Ken Shamrok conseguiu reter seu campeonato Intercontinental após um Ankle Lock, numa boa contenda, com um período de tempo do mesmo género.

(3) European Champion X-Pac vs Grangel pelo European Championship

Esta disputa foi bastante polémica, sobretudo porque, na parte derradeira da disputa, X-Pac saiu do pinfall muito tarde e, segundo os fãs, a vitória de Grangel foi consumada. Chants rondaram a parte final do embate, mas X-Pac conseguiu vencer com seu facebuster e reter o Campeonato Europeu.

(4) WWF Women’s Champion Sable vs Luna Vachon pelo WWF Women’s Championship em uma Strap Match

Mesmo com Shane McMahon, manager de Luna Vachon, anunciando que Sable não poderia competir, esta surgiu, na rampa, desejosa de lutar. O combate ocorreu só que, próximo ao final, quando Luna encostaria no último canto do ringue para vencer o Women’s Championship, Shane McMahon distraiu o juiz, possibilitando que Tori atacasse Vachon e, assim, Sable retesse seu título de forma bastante fácil.

(5) WWF Champion Mankind vs The Rock pelo WWF Championship em uma “I Quit” Match

Esta contenda prova o porquê de fanáticos por hardcore serem admiradores dos tempos passados, na WWE. Foram usados de tudo para que se ouvissem as benditas duas palavras: mesas, cadeiras, sineta do ringue, cadeiras, degraus de aço e – pasmém – até mesmo a luz da arena caiu, durante um spot. Realmente, palavras não definem esta disputa e aconselho-vos a verem-a (PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 – nota, caso os vídeos não estejam disponíveis, cliquem AQUI) . Só para findar, The Rock venceu, tornando-se WWF Champion.

(6) Royal Rumble Match

Mr. McMahon apenas entrou em uma Royal Rumble na história, contudo, seu recorde é, igualmente, perfeito. Em 1999, o Chairman da WWE usou de sua influência e números sobre The Rock e a Corporation para eliminar, por último, “Stone Cold” e vencer a Rumble Match. Isto foi uma espécie de vingança, já que Steve Austin havia eliminado The Rock no ano anterior. O Rattlesnake e Vince entraram na contenda como número um e dois, respectivamente. Se o texano tivesse sobrevivido e vencido o evento principal, tornaria-se no único da história a fazer este feito por três vezes consecutivas.

Vídeos

Com tecnologia do Blogger.