Ultimas

As Escolhas do Deadman : Best of Monday Night RAW


A WWE vai celebrar hoje o vigésimo aniversário do RAW e sendo assim ocorreu-me a ideia de realizar um «top» sobre aqueles que considero serem os melhores combates da história do programa principal da WWE ....

Obviamente poderão porventura faltar alguns combates visto que estamos a falar de um programa com mais de 15 anos de emissão , ainda assim aqui ficam os meus escolhidos , começando pelas habituais menções honrosas .

Terry Funk vs Mick Foley (Falls Count Anywhere ;05/04/98 ) :

Duas das maiores lendas «hardcore» a enfrentarem-se num combate deste género só podia sair pancadaria da boa , o inicío do combate começa com ambos os homens a trocarem umas quantas cadeiradas bastantes «stiffs» e com Foley a começar a sangrar pouco tempo depois após um encontro imediato com os degraus do ringue .

Estes dois lutaram por quase toda a arena com Funk no alto dos seus 53 anos a executar um «moonsault» do cimo das bancadas para cima de Foley e de vários seguranças no momento mais louco de todo o combate . Foram ainda usados todo o tipo de objectos conhecidos pela espécie humana , numa «brawl» louca que se destacou de outros combates da altura que poderiam ter sido seleccionados e que legitimamente credibilizou Mick Foley como uma verdadeira ameaça ao título de Steve Austin .

Cactus Jack vs Hunter-Hearst-Helmsley ( Falls Count Anywhere ; (9/22/97) :

Novamente Mick Foley a marcar presença nesta lista e novamente num combate «Falls Count Anywhere» , desta vez o parceiro de dança de Foley seria HHH , que se encontrava em rivalidade com Foley após Helmsley ter vencido a final do torneio King of the Ring contra um dos alter-egos de Foley , no caso Mankind .

Foley já tinha utilizado dois dos seus alter-egos na WWE , Dude Love e Mankind , contudo aquele pelo qual maioritariamente o seu trabalho era conhecido pelos tempos na WCW e ECW e que os fãs queriam ver sob a bandeira da WWE era Cactus Jack e essa oportunidade surgiria no Madison Square Garden quando Jack substituiu Dude Love como adversário de Helmsley .

Ambos os lutadores sofreram a sua dose de «bumps» , especialmente Foley , como aliás normalmente acontece . Tal como no combate com Terry Funk , este prolongou-se para além da zona do ringue tendo passado pelos bastidores e acabado na rampa de acesso ao ringue onde Cactus Jack reverteu uma tentativa de Pedigree de Helmsley num Piledriver através de uma mesa , para loucura dos fãs no Garden que passaram o combate todo a a cantar «ECW , ECW» .

Uma combate louco com muita acção , que tendo em conta a altura em que foi realizado consegue aguentar-se muito bem até aos dias de hoje .

DX & The Radicalz vs. The Rock, Cactus Jack, Too Cool & Rikishi (02/07/00) :

Os Too Cool (Scotty 2 Hotty e Grandmaster Sexay) num dos melhores combates de sempre do Raw ??? É verdade , estava inicialmente previsto que este combate fosse um Handicap de 5 para 2 , contudo os Too Cool e Rikishi viriam a juntar-se á mistura , tornando este num dos melhores e mais excitantes combates tag-team da chamada Attitude Era .

De forma a completar aquilo que se passou no ringue e após a tradicional «brawl» entre todos os lutadores eis que surgem de forma inesperada , primeiro Paul Bearer e a seguir Kane que regressava após ter sido afastado pelos DX mais precisamente X-Pac , e assim termina o show com Kane a destruir o conjunto de heel´s presentes no ringue .

Shawn Michaels vs. Marty Jannetty (05/17/93) :

Poderia haver alguma discussão sobre qual dos combates entre Janetty e Michaels seria o melhor , se este ou outro disputado em Jullho do mesmo ano , embora ambos tenham sido de grande qualidade , este penso ser o melhor dos dois visto ter um ritmo mais rápido do que o outro que pecou por possuir demasiados «restholds». Shawn Michaels era o Campeão IC por alturas deste combate e esta seria a primeira e única vez em que Janetty conquistaria qualquer título na WWE .

Ric Flair vs Edge (TLC match ; 16/01/06) :

Quando se ficou a saber que este combate iria acontecer , quem não ficou a coçar a cabeça a pensar «Porque raio está Ric Flair nos seus cinquentas a enfrentar Edge num combate TLC » . Flair nunca havia estado num combate deste género e como tal seria de esperar um desastre .

O quanto estávamos enganados , já que o combate acabou por ser de excelente qualidade e a certa altura ao ver Flair subir o escadote e agarrar o cinto quem não pensou estar a assistir ao inicío do 17º reinado do «Nature Boy» como campeão mundial , contudo Edge venceria com a ajuda de Lita , mas aqui pouco importava o vencedor já que esse fomos todos nós que duvidámos deste combate já que fomos brindados com um grande espectáculo .

Ric Flair vs Mr.Perfect ( Loser Leaves Raw ; 25/01/93) :

Este terá sido provavelmente o primeiro grande combate da história do Raw e talvez seja também o mais importante , visto que o derrotado teria que abandonar de seguida o Raw . Flair estava já de malas aviadas para regressar á WCW e Perfect que até então tinha sido um a espécie de «manager» de Flair , tinha feito um «face turn» pouco tempo antes deste combate e como tal Flair tratou de deixar Perfect completamente «over» . Um grande combate que marcaria o tom para os futuros clássicos a terem lugar no Raw .

Nº X
Kurt Angle vs Chris Benoit ( Steel Cage ; 11/06/01 )

O famoso combate de jaula entre estes dois , que mostrou os sacrificíos que ambos os lutadores estão por vezes dispostos a fazer por nós fãs . Enquanto combate de jaula este combate já teria sido suficientemente bom para garantir um lugar neste «top» , contudo os esforços feitos por tanto Angle como Benoit elevaram este combate para uma dimensão ainda maior , os «spots» de alto risco protagonizados neste combate fizeram este combate elevar-se a um dos melhores não só da história do Raw mas igualmente a um dos melhores «cage matches» de sempre .

O moonsault do cimo da jaula feito por Angle é ainda hoje um dos mais belos e arrepiantes «spots» que tenho na memória e fica ainda Benoit que para não ser ultrapassado , protagonizou uma Flying Headbutt do cimo da jaula , algo quase tão insano ou mesmo tão insano como o salto de Angle do cimo da estrutura .
Desde estes dois «spots» , ao excelente mat-wrestling de ambos , ao incrível German-Suplex da corda superior e ainda a um Steve Austin no minímo paranóico nos comentários , como é possível não gostar deste combate .

E só para registo , como é que o Kurt Angle após os «spots» sofridos neste combate , especialmente aquele moonsault conseguiu continuar a comer comida sólida e não por uma palinha , não faço a mais pequena ideia . Um excelente combate que mostrou o quão dedicados ambos os homens eram á sua profissão .

Nº IX
Bret Hart vs 1-2-3 Kid ( 11/07/94)

Este combate normalmente é esquecido por muita gente dentro do rico historial da WWE , tendo resurgido após a sua inclusão no DVD de aniversário dos 15 anos do Raw , algo bem merecido pois merece o reconhecimento . Para quem não faz ideia , este 1-2-3 Kid é o bem conhecido Sean Waltman (X-Pac) que ganhou este nome após vencer Razor Ramon de forma surpreendente num dos maiores «upsets» da história do programa , conseguindo assim um lugar no Raw e uma oportunidade pelo título da WWE na posse de Bret Hart . Obviamente e como não será surpresa para ninguém , o Kid aparecia em clara desvantagem contudo no final do combate , ganharia o respeito de todos .

Um inicío assente em wrestling no tapete com o Kid a bater-se manobra por manobra com o «Hitman» através da sua velocidade , até Bret conseguir dar a volta por cima utilizando a sua maior compleição fisíca , conseguindo o «pin» depois de uma espécie de Samoan Drop , contudo Bret Hart no seu papel de grande «babyface» avisou o árbitro de que o pé do Kid estaria na corda o que invalidava a contagem , como tal o combate foi reiniciado com mais uma vez o Kid a levar a luta ao «Hitman» e em várias sucessões , se pensa que o Kid iria vencer o título mundial , contudo á medida que o tempo foi passando , a inexperiência foi a pior inimiga do 1-2-3 Kid que após mais uma manobra da corda superior , viu-se apanhado por Bret e no Sharpshooter e assim terminou este grande embate .

Um combate excelente , pouco conhecido da maioria mas que merece um alto reconhecimento e será sem dúvida o melhor combate da carreira de Sean Waltman .

Nº VIII
Undertaker vs Jeff Hardy ( Ladder Match ; 2002)

Em 2002 , o Undertaker era o campeão da WWE , um homem que exigia respeito a todos aqueles que se cruzassem no seu caminho e que caso esse respeito não lhe fosse dado , não se fazia rogado em dar uma lição aqueles que o «Deadman» considerasse desrespeitosos e um desses homens foi um então algo perdido mas popular Jeff Hardy que após um combate de singles com o Undertaker decidiu desafiá-lo para um combate de escada , algo em que o «Deadman» nunca tinha participado e quando chegou a altura do combate , ambos os lutadores mostraram estar á altura do combate , especialmente o Undertaker que seria talvez o lutador com menos possibilidades de conseguir um bom combate deste género .

Viram-se inúmeros «spots» com a escada , com cadeiras , entre outros vários objectos , com ambos os lutadores a terem a sua quota parte de «bumps» , contudo a nota de maior relevo do combate , aconteceu já depois do final , quando o Undertaker levantou o braço de Hardy em sinal de respeito pelo esforço do jovem e começou assim a mostrar os sinais de um futuro «face turn» .

Nº VII
Tables , Ladders & Chairs nº IV (10/07/02)

Um combate inesperado num Raw marcado pela estreia da Raw Roulette que colocou as equipas de Kane e The Hurricane vs Chris Jericho & Christian vs Bubba Ray Dudley & Spike Dudley vs RVD & Jeff Hardy . Kane e Hurricane eram os campeões mas Kane acabaria por entrar no combate sozinho após HHH e Flair atacarem Hurricane no «backstage» . Descrever a acção presente neste combate seria de loucos mas houve «spots» para todos os gostos , desde Legdrops do cimo de escadas , a um Van Terminator de arrepiar de RVD a Kane etc...

Este combate seria nomeado como o melhor da história do Raw no decorrer do 10º aniversário do programa , entretanto caiu alguns lugares mas mantém-se sem dúvida no top dos melhores de sempre .

Nº VI
Shelton Benjamin vs Shawn Michaels ( Gold Rush Tournament ; 05/02/05)

Shelton Benjamin tinha conseguido desde a estreia na WWE , algum relevo devido a umas vitórias sobre HHH e Ric Flair contudo a prova maior de competência de Shelton seria dada no Gold Rush Tournament contra HBK , num combate que criou expectativa entre os fãs devido á semelhança de estilos entre ambos , e a verdade é que este combate não desiludiu . Shelton saiu deste combate com a imagem reforçada até aos píncaros num combate sempre altamente ritmado , em que caso se tivesse que fechar os olhos por um segundo , perderíamos algo de importância .

Shelton parecia conseguir escapar-se de todas as manobras de HBK , e quando parecia que o jovem iria vencer o veterano , aparece um dos finais mais memoráveis dos últimos tempos com Benjamin a projectar-se da corda superior apenas para comer um Sweet Chin Music em pleno ar redondinho no queixo , pondo-o imediatamente KO , para um final espectacular para um combates mais excitantes da WWE .

Nº V
Eddie Guerrero vs RVD (Ladder Match ; 27/05/02)

2002 foi pode dizer-se o ano dos Ladder Matches na WWE , tendo sido todos de qualidade e este não seria a excepção á regra . Eddie entrava como campeão IC após ter vencido o próprio RVD no Backlash , e neste combate ambos os lutadores executaram várias manobras de alto risco de forma a tomarem posse do cinto de campeão , incluindo uma arrepiante sunset flip powerbomb de Eddie a RVD do cimo da escada e nem mesmo a intervenção de um fã no combate mancha a qualidade deste .

Este foi sem dúvida o melhor combate deste género de todos os que houveram nesse ano e é ainda hoje recordado por muitos e por certo assim continuará .

Nº IV
John Cena vs Shawn Michaels ( 23/04/07)

A desforra da Wrestlemania 23 que fez esquecer o seu predecessor , se bem me lembro este terá sido o único combate a atingir os 60 minutos sem estar previamente anunciado que assim iria ser. Um inicío algo lento mas que entrou bem dentro do contexto do combate , numa história excelentemente contada que viu ambos os lutadores constantemente a escaparem dos golpes do adversário até chegarmos á marca dos 55 minutos quando HBK conseguiu finalmente derrubar Cena com um Superkick , num dos melhores combates que me lembro de ver na WWE sem ser em PPV , arriscando-me quando digo que talvez desde os tempos dos Smackdown Six que não via melhor espectáculo num Raw ou num Smackdown .

Nº III
HHH vs Shawn Michaels (29/12/03)

Um combate a ter lugar pouco antes do final do ano de 03 e que maneira de acabar , com ambos os lutadores deram um espectáculo digno de qualquer PPV , incluindo mesmo a Wrestlemania . O combate seria pelo WHC na posse de HHH e no decorrer do combate houve uma tal quantidade de near-falls que se poderia pensar que pela primeira vez até então , o título mundial iria mudar de mãos em pleno Raw . O único pecado deste combate foi o seu final um pouco rebuscado mas ainda aceitável visto que estava já em preparação o Triple Threat da Wrestlemania XX , em que Eric Bischoff reverte a decisão original do árbitro de dar a vitória a HBK . Um pecado menor comparado com a qualidade do combate em si , uma excelente maneira de acabar o ano de 2003.

Nº II
HHH & Stone Cold vs Chris Jericho & Chris Benoit ( 21/05/01)

Este combate é normalmente lembrado por ser o combate em que HHH sofre a sua primeira lesão no quadríceps que o manteria afastado da competição durante cerca de um ano , contudo o combate dado por estes 4 lutadores foi de grande qualidade , começou como qualquer outro combate de tag-teams mas a certo ponto entra um ritmo bastante alto, que atraía cada vez mais o público para dentro do combate , devido á percepção de que os dois canadianos poderiam mesmo conseguir derrotar os todo-poderosos e detestáveis , «One-Man Power Trip» .

E assim foi com um final alucinante onde vimos HHH preso no Walls of Jericho (com uma perna pendurada por arames) na mesa dos comentadores e com Austin a atingir Benoit com um Stunner no ringue , ao qual Y2J faz o «save» e atinge Austin com um Lionsault , o que por sua vez leva HHH a ir buscar a sua fiel marreta , contudo o golpe que era dirigido a Jericho atingiu Austin permitindo a Jericho fazer o «pin» e nesse momento dizer que o público foi á loucura seria dizer pouco . Uma excelente «Brawl» que mostra qual o «habitat» ideal para HHH e para Austin especialmente neste período .

Nº I
Owen Hart vs British Bulldogg (03/03/97)

Este combate serviu para decidir o primeiro Campeão Europeu da WWE e teve lugar em Berlim na Alemanha , cujos fãs tiveram oportunidade de assistir aqui a um verdadeiro clássico . Owen e o Bulldog eram na altura os campeões de equipas da WWF e como tal o combate começou numa toada mais lenta , sem que nenhum dos dois partisse decidido para cima do adversário , contudo tudo viria a mudar , com sucessões de «near-falls» e mudanças de ímpeto para cada um dos lados , num combate disputado sempre a um ritmo frenético com o Bulldog a vencer Owen Hart tal como tinha vencido Bret Hart em 92 em pleno estádio de Wembley , num excelente sinal de continuidade . O que me resta dizer deste combate é que se trata de um embate totalmente obrigatório ver .

Com tecnologia do Blogger.