Ultimas

Um olhar sobre o melhor do wrestling japonês em 2012


Estamos perto do término de 2012 e como o fim-de-semana está calmo, temos aqui uma boa oportunidade para falar e rever o que foi o melhor do wrestling japonês neste ano de 2012.....

A liderar os melhores combates do ano estão dois combates pelo IWGP Heavyweight Title que traduziram bem a ilustre história que o título tem. Na sua primeira defesa após se tornar o mais jovem lutador a conquistar o título, Kazuchika Okada enfrentou um adversário também jovem como ele, Tetsuya Naito num explosivo combate no Korakuen Hall. Neste primeiro combate entre eles, os dois mostraram uma excelente química e os dois parecem que estão destinados a serem eternos rivais no topo da New Japan Pro Wrestling.



A contrastar com estes dois jovens estão os veteranos Minoru Suzuki e Hiroshi Tanahashi que tiveram um muito aplaudido clássico do puroresu no PPV da New Japan no Sumo Hall no mês de Outubro. Os dois mostraram um trabalho único de selling e storytelling num combate que acredite-se ou não somente teve uma tentativa de pinfall e foi o que terminou o combate. Foi a melhor hora que Minoru Suzuki mostrou no wrestling e uma performance de carreira da ex-estrela da Pancrase.



Abaixo destes dois clássicos está um combate pelo Open The Twin Gate Championship que colocou Shingo Takagi e YAMATO contra Masaaki Mochizuki e Don Fujii no PPV da Dragon Gate do dia 23 de Setembro. Foi um combate de equipas mágico que teve todos os elementos dos combates anteriores entre os quatro numa história soberba. A sequência final foi absolutamente doentia com Mochizuki a tentar derrubar um valente YAMATO.



Uma promotora que é conhecida pro apresentar combates candidatos a combate do ano é a Michinoku Pro e embora actualmente não estar a ter essa reputação, isso não invalidou que Hayato Jr. Fujita e Kenou apresentassem um grande combate no dia 3 de Junho. Foi um combate que combinou striking de alto nível e tentativas loucas de submissão e que puseram um público nas suas mãos e a vibrar como tudo.



O six-way da Dragon Gate para determinar o candidato principal do dia 24 de Junho foi um encontro rápido e elétrico. Yuji Nagata e Masayuki Kono apresentaram o combate mais brutal desta lista onde os dois embateram num a Cage Death Match no show de Março da All Japan no Sumo Hall. Hirooki Goto vs. Tomohiro Ishii de 20 de Maio contou talvez a melhor história de um underdog do ano com Ishii a dar um bom combate ao campeão Intercontinental da altura. Apesar desta lista de combates, só uma estrela pode ser considerada a melhor estrela de 2012.


Kazuchika Okada teve pelo menos seis combates de elevadíssimo nível. A final do G1 contra Anderson, o rematch em Outubro, a sua vitória contra Tanahashi em Fevereiro e a consequente derrota para Tana em Junho, a defesa contra Goto em Maio e o combate no G1 onde o "The Rainmaker" enfrentou o homem que com ele foi discutido no inicio deste artigo, Tetsuya Naito. A sua grandeza terá de ser reconhecida e com este a receber o prémio de MVP do ano por parte da Tokyo Sports já é um começo e certamente merecido.
Com tecnologia do Blogger.