Ultimas

Reflexões Partilhadas - Dana White, um exemplo de gestão


Como todos os homens de sucesso, Dana White divide opiniões. Muitos pensam que se trata de um excelente gestor, para outros, apenas vê dinheiro, não respeitando os princípios dos rankings e dos méritos, que explora os lutadores, etc. Pessoalmente, Dana White, o careca da UFC, é um grande gestor, um modelo de como se deve gerir uma empresa num mundo tão competitivo como o de hoje......

Recordar que DW foi colocado no cargo de um empresa à beira da falência, comprada por 2 milhões de dólares, e hoje tem um valor de mercado superior aos 1 bilião de dólares, ou seja de 2.000.000,00 para 1.000.000.000,00!!!! Pois é verdade, vejam bem a diferença de números.

DW construi ao longo dos anos um império. Liquidou ou vai liquidando a concorrência, o que de alguma forma é mau, podendo no futuro ter dificuldades em renovar estrelas por causa dessa mesma falta de concorrência, no entanto até chegar a esse ponto vai um grande passo, já que o MMA moderno como é conhecido nos dias de hoje ainda é um bebé.

Uma das grandes acusações que são feitas ao “patrão” da UFC é o facto de desvirtuar os rankings que por norma regem as disputas principais (ok, no caso de Lesnar até eu fiquei indignado por o tipo ter tido hipótese de disputar e conquistar o cinturão). O caso mais recente desse desrespeito será a luta Sonnen vs Jones. Sim, têm toda a razão, mas o UFC é controlado por acionistas e esses acionistas querem uma coisa, ver o seu investimento render. O retorno dos dólares é o mais importante, e neste momento aproveitar a onda em redor de Sonnen, um lutador longe de ser de ícone, é de génio.

O novo Golden Boy da UFC, Jon Jones, a enfrentar o maior “vilão” da empresa com certeza que irá chegar muitas vendas, e vendas significam dinheiro. Naturalmente que também defendo que depois do atropelamento que Sonnen vai sofrer, ai Jones deve terminar o serviço de limpeza na categoria, enfrentando quem vem atrás no ranking, em especial Dan Henderson (aqui pode haver uma surpresa!), Gustafsson, Phil Davis, e depois subir de categoria para competir com homens de barba rija (e não é uma piada para Roy Nelson!). Admito que gostava de ver Jones enfrentar Junior dos Santos (ok, admito que gostava de ver Jones levar uns bons ganchos!!)

Pelos resultados apresentados, por ter feito o que é da UFC nos dias de hoje, Dana White só pode ser considerado um génio. 
Com tecnologia do Blogger.