Ultimas

Polêmica: John Cena é o melhor para o professional wrestling


<< Polémica: John Cena é o melhor para o professional wrestling >>

John Cena é o melhor para o Professional wrestling.

Esta de certeza é uma frase que marca impacto. Não pelo fato de ditar um sujeito como o melhor, mas por citar o simples nome daquele que, na história da modalidade, consegue ter as mais diferentes opiniões por parte dos fãs....

Cena é o que pode se chamar de tendência. O homem spotlight sempre acaba por chamar a atenção por bem ou por mal, mas inegavelmente chama-a. E isto, em tempos como os de hoje, acaba sendo o essencial.

Na realidade, em toda a história do Professional wrestling se viu este fenômeno. É normal que, em uma indústria, se valorize aquele que traz melhores números monetários e essa valorização não só rende mais como também mantém a pessoa em questão valorizada.

A questão em si é a de que para uma empresa como a WWE, onde atualmente tão poucos tem o draw de Cena, quanto mais este estiver no topo, melhor. E isto em nada tem haver com wrestling skills.

Reparem que Hulk Hogan não seria a mesma lenda se não tivesse vencido os vilões Andre the Giant, Randy Savage e Big John Studd, assim como Bruno Sammartino a varrer gente como Larry Zbyszko. E estes babyfaces juntam-se a Rocks e Austins na carência de qualidade em ringue que citei anteriormente.

Em geral, acabamos por viver numa sociedade muito exigente com tudo o que compra, e o wrestling não se faz exceção.

Talvez este seja o ponto pelo qual Cena é tão criticado, um misto de ignorância com arrogância.

Muito pelo fato de que as mesmas pessoas que dizem que ele é overrated veneram os mesmos estereótipos de vencedores, heróicos, carismáticos e com um quê de messias do passado.

É assim que a roda gira e volta ao mesmo sentido.

John Cena dentro dos ringues é um exemplo para a grande maioria dita “Mark”, que não entende a interpretação de papeis de faces e heels e acaba por colocar a esperança no seu ídolo para derrotar o malfeitor.

Esta esperança teve de ser alimentada nos últimos 10 anos, quando John deteve reinados impressionantes como campeão e derrotou a quase todos os que lhe fizeram frente.

Sua ascensão como face foi metódica e abrilhantou os momentos certos, pondo abaixo ameaças como Big Show e JBL, o mais longo reinado como campeão da WWE na história do Smackdown. Contudo, a mudança para o Raw foi o divisor de águas, onde ele finalmente tornou-se numa grande estrela, reinando no território de leões e, outra vez, sendo dominante.

Outra estrela de hoje em dia nos mesmos moldes, é Randy Orton, mas no próximo parágrafo passo a explicar a singela diferença entre ambos.


Existe o porquê de Alberto Del Rio e CM Punk não terem vencido Randy Orton ao menos uma vez nas suas respectivas feuds: torná-lo credível. Estando no Smackdown, Orton precisa solificar-se para ser o relativo a Cena na brand rival e, em qualquer esporte, a única maneira de se ter alguém em questão é vencer e provar que consegue sair por cima dos mais diversos oponentes.

Contudo, o ponto em que quero chegar é a moralidade. Orton jamais irá ser John Cena, pois não é o suficiente herói para tal. Sua personagem de solitário justiceiro que ataca a tudo e todos não compactua com os valores de respeito e lealdade do líder da cenation.

E estes valores são os que formam os verdadeiros líderes de algo, pois no mundo atual é importante ter um ídolo em quem se espelhar. Não se vê, por exemplo, Balotelli como a grande marca do Manchester City, e existe o motivo para tal.

Hulk Hogan fez-se famoso como mestre da geração infato-juvenil da WWF, falando sobre assuntos como alimentação e saúde, participando de séries de desenhos animados e fazendo filmes para consagrar ainda mais sua faceta.

Na era contemporânea, temos um John Cena que apresenta programas no canal infantil CW, estrela filmes de ação com o papel principal, dá entrevistas em talk shows e, talvez sua função mais honrosa, ajuda crianças com sérios problemas de saúde e em sua maioria em estado terminal.

É desta maneira que, após quase uma década, o nome John Cena é a marca mais valiosa da WWE e a qual a mesma deve sempre zelar, como vem fazendo: com cautela - sendo modelo disto o fato de não ter feito o seu heel turn desde que alcançou a maturidade, algo acertado pelo booking.

Como marca, todo cuidado é pouco e há de se manter a fórmula de sucesso que independe de meia dúzia de pessoas metidas a inteligentes, que não compreendem como funciona o módulo do wrestling.

Cena precisa vencer para ficar over? Vence.
Cena precisa ter um reinado longo como campeão? Tem.

Portanto, não fiquem surpresos no próximo dia 16 quando Dolph Ziggler perder sua maleta Money in the Bank para John Cena, afinal é investimento, porque John precisa muito mais que Ziggler.



<< Polêmica, o lugar que incita discussão na blogosfera >>


Com tecnologia do Blogger.