Ultimas

Mac in Touch #9 - "Cintos bem apertados"


São já 9 as edições do Mac in Touch com a “camisola” do Wrestling Notícias da minha parte e que faço com todo o gosto. Contudo, a desta semana poderá não ter a qualidade que outras tiveram. Outras prioridades se alevantam....

Relativamente à semana passada, lamento o facto de não ter havido mais que 1 comentário, embora esse fosse bom e motivador e deu-me outra perspetiva sobre o impacto que a crónica possa ter tido. E fico contente que pelo menos esse comentário tenha surgido ;).

Esta semana apresento um tema que já pretendia trazer há algum tempo para estas lides e que considero importante na esfera em que me insiro:

Cintos bem apertados

Longe vai o tempo em que a defesa dos títulos de tag team era motivo de main event de um PPV. Quanto menos bem habituarmos uma audiência, melhor, e o que é vulgar aparecer nos shows “gratuitos” numa promoção pode tornar-se o main event na outra pela inexistência dessa espetacularidade. Quando surge, há logo outro impacto. Foi assim com os títulos do passado.

Não gosto de ser nostalgista, “passadista” (you name it) e tenho algum pavor a esse tipo de sentimentos, mas não os consigo evitar quando olho para trás e vejo que os anos do passado, de facto, “were the days!”. Principalmente o título da NWA nos anos 70 e 80. Havia Ironman Matches que acabavam em empates e as defesas de título ocorriam muito pontualmente.

O direito a enfrentar o campeão também tinha de ser ganho depois de muito esforço e sacrifício, com recurso a torneios, ou combates duríssimos onde o adversário lutava até ao esgotar das forças para merecer disputar aquilo que era mais querido na companhia- o título mundial.

Essa mística tem vindo a desvanecer-se desde há duas décadas para cá com a entrada de mais horas semanais de programação de wrestling. Lembro-me de uma altura recente em que todos os títulos da WWE iam passando de mãos quase de mês a mês, e mais recentemente assistimos a uma derrota conseguida com pouco esforço para conseguir um combate pelo título da TNA (Roode vs Storm)…


Chega de queixas! Sei que não “uivo” sozinho e que as companhias maiores têm dado maior atenção a esse aspeto e é de coisas positivas que vos venho falar, nomeadamente na WWE, onde há títulos que parecem ter ganho outro significado histórico, na circunstância os títulos de Tag Team e o título da WWE.

Começando pelos primeiros, detidos por Daniel Bryan e Kane, foi com imensa satisfação a que assisti à junção de dois (pelo menos) upper-midcarders a conquistarem os títulos de tag team (ainda que de forma estapafúrdia). Temi que fosse exclusivamente para propósitos de storyline como é frequente acontecer, mas já lá vão três meses de reinado e parece que a Team Hell No passou a ter de ser levada a sério, tamanho é o pop para com Bryan e o carinho nutrido pelo Shreck da WWE (Kane).

O respeito pelos cintos tem sido bem vincado, nomeadamente com um torneio rumo ao Hell in a Cell e, mais recentemente, um combate de eliminação de 4 equipas que levou os vencedores (Rhodes Scolars) a enfrentar Mysterio e Sin Cara no PPV de Domingo num combate de mesas… para determinar os Candidatos Principais aos títulos de Tag Team.

Não posso ficar aqui no que toca ao cinto de equipas, já que vou ouvindo aqui e ali (nomeadamente por uns cada vez mais carismáticos Prime Time Players) afirmações como “eu sonho com os títulos de tag team” “o nosso objectivo são os títulos de tag team”. Quem gosta deste tipo de ação gosta de ouvir isto, tal como gosta de saber que há alternativas credíveis aos campeões e gente a invejar-lhes o lugar no comando da divisão.

Ah, e os campeões de Tag Team estão agora num programa que os vai levar a um dos main events do próximo PPV… que mais pode um (pseudo-)saudosista/adorador de lógica/amante de wrestling pedir?!


Apontando mais para cima, para o título da WWE, tenho a dizer que estou muitíssimo satisfeito com o reinado que CM Punk leva e o facto de não haver combate no TLC pelo título é quase perfeito para a continuação da credibilização do cinto e de um reinado que já é histórico pela longevidade que leva (só foi pena ter acontecido pela lesão de Punk... a quem desejo que melhore rapidamente eheh).

Este reinado teve um heel turn e conseguiu manter-se firme, a personagem voltou a ser adorada por se odiar tanto e chegámos a um ponto, 389 dias depois, de não-saturação. Não há “enjoo” por ver a mesma face e o mesmo cinto conjugados e creio que muito disto se deve à capacidade e profissionalismo de Phil Brooks que, ok, também terá beneficiado do heel turn acima referido. Isto é, foi refrescante, mas corria-se o sério de risco de se descredibilizar o campeão.

Espero que Punk continue campeão por muito mais tempo. Continuo a alimentar o sonho de ver Punk vs ‘Taker na Wrestlemania 29… pelo título da WWE. The Rock não tem de vencer o título e Punk pode finalmente atingir o que tanto almeja e o pouco que lhe falta na sua carreira – ser main eventer da Wrestlemania.

Com tecnologia do Blogger.