Ultimas

Um olhar sobre o Strikeforce World Grand Prix Heavyweight Tournament


Ao longo de muitos anos, Fedor Emelianenko de Stary Oskol, Rússia foi considerado o melhor lutador de mixed martial arts. Este rótulo foi adquirido no apogeu do Pride Fighting Championships, em que ele segurou o título de heavyweight ao longo de quatro anos e onde nos dois primeiros anos de reinado, o Pride ofereceu a Emelianenko os melhores lutadores da classe heavyweight. O ano passado surgiu Alistair Overeem que se tornou o enigma da divisão de heavyweights. O campeão de heavyweight da Strikeforce não só destruiu todos que lhe puseram á frente ao longo dos últimos anos em MMA mas como em Dezembro passado, ganhou o K-1 World Grand Prix, o maior evento de kickboxing do Mundo. Enquanto a maioria dos lutadores de MMA tendem a vir do mais alto nível em certos desportos como wrestling, judo, jiu-jitsu ou kickboxing, Overeem é a excepção á regra ao ser campeão nos dois desportos.

Se fisicamente com 1,95m de altura e 120 kg Overeem impressiona, a sua streak de vitórias no primeiro round não deixa também de impressionar. Mas olhando aos records de Overeem e Emelianenko, surgem rapidamente duas questões. No caso de Emelianenko, num desporto que tende a mudar rapidamente, o que ele fez de relevante ultimamente? Já no caso de Overeem, a questão que se levanta é, ok ele apresenta um grande físico, obliterou muitos dos seus adversários no kickboxing e destruiu alguns talentos de baixo calibre em MMA, mas digam um lutador de topo da classe heavyweight que ele venceu no seu reinado em MMA?

Tirando Brett Rogers, o melhor que se obtém é um inexperiente Todd Duffee ou um Paul Buentello. No Sábado, quando o Strikeforce heavyweight tournament começar no Izod Center em East Rutherford, N.J, devemos ter resposta a estas questões. No entanto estão não serão dadas de imediato, pois é necessário que Emelianenko e Overeem ganhem os seus combates iniciais para se encontrarem nas meias-finais que deverão ser em Agosto. Neste torneio existem três grandes candidatos pois a estes dois, junta-se Fabricio Werdum que venceu por submissão Emelianenko no dia 29 de Junho em San Jose. Os três partem lado a lado e se não acontecerem lesões, os dados estão lançados para combates de enorme qualidade e um torneio a pautar pelo mesmo diapasão.

Os primeiros dois combates, Emelianenko (32-2, 1 no contest) vs. antigo campeão da Elite XC Antonio Silva (15-2) e o antigo campeão da UFC Andrei Arlovski (15-8) vs. Sergei Kharitonov (17-4) juntamente com os dois combates alternativos, Shane Del Rosario (10-0) vs. Lavar “Big” Johnson (15-3 e Ray Sefo (2-0) vs. Valentijn Overeem (28-25) compõem o show de sábado no Showtime. Os outros dois combates iniciais são o antigo campeão da UFC Josh Barnett (26-5) vs. Brett Rogers (11-2) e Overeem (34-11, 1 no contest) vs. Werdum (14-4-1) que acontecem dia 9 de Abril cuja localização é ainda desconhecida mas com os rumores a apontarem para Tóquio.

Dizer que este é o maior torneio de heavyweights da história é discutível. A UFC teve entre 2008 e 2009 o torneio de quatro homens com Lesnar, Randy Couture, Frank Mir e Antonio Rodrigo Nogueira para decidir que era o verdadeiro campeão de heavyweight. O Pride teve inúmeros torneios de qualidade entre 2000 e 2006 e este desporto teve na sua génese os torneios de oito homens que se realizavam numa só noite, sendo que os primeiros eventos da UFC se realizaram nestes moldes.

O que não deixa de ser impressionante é a qualidade deste torneio de oito homens que consegue ter todos os lutadores de topo que estão fora da UFC. Este torneio vai originar o debate de onde Emelianenko, Overeem, Werdum ou Barnett se situam no ranking de lutadores actuais e no fim também ser irá especular no ranking que o vencedor deve ter em relação aos tops heavyweights da UFC. Essas perguntas não terão resposta. Para além disso, ninguém pode prever o torneio, pois um torneio deste calibre origina sempre surpresas e a única certeza que temos é que irá haver um vencedor.


Vejamos um pouco sobre os outros lutadores participantes no torneio:

Fedor Emelianenko – Considerado o melhor heavyweight de sempre deste desporto. Emelianenko encontra-se no nº8 do ranking da Yahoo! Sports, ainda que a sua última vitória tenha sido em Novembro de 2009 sobre Rogers. Este torneio irá dizer se a derrota sofrida a 29 de Junho para Werdum após um triangle armbar em apenas 69 segundos foi somente um lapso mental ou se é sinal que os seus 34 anos já começam a fazer efeito. Emelianenko é um veterano em vencer torneios, conquistou dois na RINGS em 2001 e 2002, venceu um torneio da Pride em 2004 para além dos 12 torneios nacionais e internacionais em Sambo. Apesar de ser o lutador mais baixo no torneio com apenas 1,83m e o com peso de 104kg, ele compensa com a sua experiência e com os melhores reflexos. Com um estilo pouco ortodoxo, ele tem um poder de knockout devastador e fraquezas são poucas. Um aspecto que se deve ter em conta sobre Emelianenko é que ele impõe tanta força nos seus murros que já partiu a sua mão inúmeras vezes e isso pode ser um pormenor chave num torneio em que tem de lutar por três ocasiões.

Alistair Overeem – Com 30 anos, Overeem é aquele cujo físico mais impressiona. Com ataques agressivos tanto nas mãos como nas pernas, ele nos últimos anos tem destruído os seus adversários em dois desportos. O seu cardio é a sua principal desconfiança que se levantou em Dezembro no K-1 Grand Prix. É um finalizador nato com 14 knockouts e 19 submissões nas suas 34 vitórias e nos dez últimos combates somente uma vez foi para o segundo round. Há três anos e meio estava com um rácio de 25-11 até que ganhou 15 kg de puro músculo e entrou numa senda devastadora. Nunca tendo falhado um teste de doping, o que já não pode ser dito por todos no torneio, Overeem é frequentemente acusado sendo que o campo de treino de Emelianenko está sempre a fazer insinuações. Nos últimos três anos, somente fez um teste de doping nos Estados Unidos no seu único combate ai, onde derrotou Rogers e as acusações deverão continuar ao longo do torneio. Perdeu cerca de 5kg mas parece devastador como anteriormente.

Josh Barnett – Campeão de heavyweight da UFC com apenas 24 anos corria o ano de 2002, ainda hoje se mantém o mais jovem a conquistar aquele título, contudo Barnett não está na alta competição desde o New Year’s Eve 2006 onde perdeu por decisão para Rodrigo Nogueira. O lutador de 1,91m e 113kg teve nos últimos anos a comissão atlética do estado da Califórnia como o seu principal adversário após ter testado positivo para esteróides no Verão de 2009 antes de combater com Emelianenko. Continua sem poder lutar naquele estado e mesmo que ganhe combates, a localização dos mesmos está limitada. O seu controlo em 2009 foi o terceiro da sua carreira. O segundo controlo positivo foi após a conquista do título da UFC sobre Randy Couture. Combateu seis vezes nos últimos quatro anos contra lutadores de terceiro e segundo escalão para além de que tem sido pro wrestler no Japão. Foi um top heavyweight no meio da década de 00 e a sua forma actual é uma incógnita. Barnett é bom em todos os aspectos, particularmente em submissão, pois é um original do wrestling old-chool “hookers” em vez do jiu-jitsu actual. Tem bom poder de striking e como teve um sorteio favorável, é um dos favoritos a chegar á final.

Andrei Arlovski – Outro antigo campeão da UFC. Arlovski vem de três derrotas consecutivas e logo perante três participantes no torneio. Posto KO por Emelianenko e Rogers e tendo perdido por decisão para Silva. Com 31 anos, o bielorusso é aquele que melhor boxe apresenta no torneio, com uma defesa de takedowns muito forte, boa movimentação e agilidade para alguém com 1,93m e 110kg para além de que tem um sólido chão. Nunca perdeu por submissão. De todos é aquele que apresenta o maior ponto fraco, o seu queixo. Seis das suas oito derrotas foram por KO para além de que a sua autoconfiança já foi posta em causa, sobretudo no seu combate com Silva. Desde a sua vitória em 2008 sobre Bem Rothwell, Arlovski não tem sido o lutador que muitos relembram de 2005 em que ele simplesmente destruiu a fraca competição que tinha na UFC.

Fabricio Werdum – Vindo do maior choque de 2010 quando ele submeteu Emelianenko, Werdum de 30 anos é aquele que melhor chão tem no torneio ou não fosse bicampeão mundial de Jiu-jitsu brasileiro e bicampeão mundial de submissão em Abu Dhabi. Já venceu três lutadores presentes no torneio, Silva, Emelianenko e Overeem, sendo estes dois últimos por submissão. Overeem pediu Werdum para o primeiro round para se vingar da derrota de 2006 e este é o combate mais aguardado dos quatros de final. Werdum tem de levar os combates para o chão pois apresenta um fraco poder de striking comparado com os restantes.

Antonio Silva – Conhecido como “Bigfoot” Silva, de 31 anos possui um aspecto único pois sofre de acromegalia, que é a secreção em excesso de hormona de crescimento, o que pode ser associado ao lendário pro wrestler, Andre the Gaint. Silva tem apenas 1.95m mas as suas mãos, pés e cabeça são enormes e os seus braços não ficam atrás. Teve de baixar de peso para os 120kg mas mesmo assim no Sábado haverá uma diferença de 15 a 18 kg para com Emelianenko. É muito forte fisicamente e quando derruba os seus adversários dificilmente os deixa levantar. De todos é o que possui piores reflexos e certamente que Emelianenko irá tirar partido disso. Silva foi derrubado e quase finalizado pelo light heavyweight Mike Kyle no seu último combate a 4 de Dezembro, mas conseguiu acabar por vencer.

Sergei Kharitonov – Com 30 anos, o russo foi estrela na era do Pride. Foi o ultimo a vencer Overeem e logo ao primeiro round em 2007 e para além disso venceu Werdum em 2005 por decisão. Somente combateu três vezes em MMA nos últimos três anos e uma delas foi uma derrota rápida ás mãos de Jeff Monson por submissão. Para além disso tem 1-2 em kickboxing. Com um background de sambo e boxe é um finalizador com 17 vitórias, sendo oito por submissão e oito por KO. Teve um sorteio favorável e é um dos candidatos a chegar á final.

Brett Rogers – O mais jovem e o menos experiente no torneio. Rogers ficou conhecido pelo seu combate contra Emelianenko, onde a dada altura no primeiro round tinha o russo no chão e lesionado. Com 1.95m e 120kg, precisa de cortar no peso e com 29 anos de idade quase só compete nos Estados Unidos. O seu estilo é totalmente diferente dos restantes competidores, mas tem um forte striking ou não tivesse ganho em 22 segundos a Arlovski, O seu último embate foi a 23 de Outubro em Halifax, Nova Scotia contra Ruben Villareal, um lutador de baixo-relevo e a vitória só veio na decisão, o que não é um bom sinal para alguém que vai combater num torneio deste calibre.

Original em F4W com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.