Ultimas

Estrelas e Cometas - Mata-Mitos I

Esta é uma nova rúbrica que visa em textos não muito extensos “matar” certos mitos ou ideias mal formadas sobre o wrestling em geral. Não será lançada semanalmente, por isso estejam atentos quando o Mata-Mitos aterra.....


“Mas afinal o que tem um Alberto del Rio que não tem um Escobar?”


Desde há alguns dias atrás quando Del Rio *de um modo refrescante* se tornou um dos poucos 'mid-carder' a ganhar o Rumble como há vários anos não acontecia que surgiram algumas dúvidas quando há capacidade do Mexicano ser cabeça de cartaz no maior evento do ano da WWE.

Pois bem, que tem então ele que um Escobar não tem?

Para começar tem uma 'gimmick' do caraças: o carro caríssimo que entra na arena como um JBL, um 'ring announcer' deliciosamente irritante, as 'catch phrases'...porra, até o cachecol “transpira” classe. Escobar repetia “Essssssssssscobar” e...err...nada mais.

Tem um 'look' que impressiona: dos seus quase dois metros é um Mexicano altamente invulgar e está em bela forma como se vê em qualquer combate dele. Escobar mesmo sendo mais novo estava com uns “quilitos” a mais...

Durante um ano Del Rio tem “carregado” a sua 'gimmick' com várias 'promos' de qualidade em n' RAW's e SD!'s sempre conseguido belo 'heat' do público. O mesmo 'heat' conseguido em 'feuds' com Christian e Rey Mysterio. Por outro lado, Escobar teve ao seu lado Vickie que por norma significa sucesso na WWE (Edge, Ziggler...) e não conseguiu ter 'heat'. Ao mesmo tempo colocaram-no em 'feuds' com Matt Hardys ou a “jobbar” para o Morrison o que não ajuda...

Del Rio é muito bom no ringue variando o desde submissões (algo invulgar em 'heels'), algum 'high flying', 'brawling', etc...é um wrestler muito completo. Escobar era exactamente o oposto da palavra “completo” no ringue.

Respondendo à pergunta inicial: Del Rio tem tudo o que Escobar não tinha.

“Batista nunca punha 'over' os mais novos...”

Puro engano....eis dois exemplos onde Batista demonstra que o vencedor é o menos importante quando se quer exibir as qualidades de novas estrelas nas estreias :



Quem diria que este senhor que tanto trabalho deu ao poderoso Batista e que só sabia repetir o seu nome seria hoje um wrestler que luta pelo título mundial? Reparem no bom 'selling' de Batista que mesmo depois de o vencer ainda vende os efeitos da “porrada” de Ziggler...e Ziggler que não era nada mais que um 'heel' 'rookie' na altura.



Aqui por várias vezes, Bryan quase conseguiu com que Batista desistisse. E ainda teve direito a uma 'promo' a ditar o rumo do combate além do próprio ter sido muito repartido de parte a parte. Aliado a isto temos os comentadores a pôr muito 'over' o Bryan, inclusive o Cole. E para finalizar, Batista não se esqueceu de vender os efeitos das submissões a que esteve sujeito...muito bom.

Batista nestes dois casos fez com que os dois estreantes parecessem 'main eventers'...missão cumprida: os mais velhos preparam o caminho para os mais novos.


"Nunca mais chega a oportunidade do Matt Morgan?”

O Matt tem sido o caso de estar no sítio errado na altura errada:

Quando esteve na WWE em vez de utilizarem um gigante tecnicamente muito evoluído, ágil como ninguém com o seu tamanho e bem bom com o microfone...colocaram-no como “o segurança gago do Carlito”. Assim até um Orton era capaz de “flopar” na WWE...e isto quando Kane e Big Show estão uma sombra do que eram no ringue comparando com alguns anos atrás...



Quando chegou à TNA veio com o mesmo estigma (foi o segurança do Cornette) e só um ano depois começou a ser levado a sério quando teve a 'feud' 'hardcore' com o Abyss.

Quando entrou em 'feud' com o Angle como 'face' parecia que estava a se aproximar o seu primeiro título, estando presente em dois 'main-events' de PPV's. Depois vimos que não deu em nada...sensivelmente um ano depois mais dois 'main-events' em PPV's, agora com Hardy, e...igualmente nada.

Bem, Matt é antes de mais um wrestler bastante completo para o seu tamanho que apenas precisa de melhorar um pouco como “carregar” um combate. Fora isso vejo-o na TNA como a WWE deveria fazer com o Big Show: 'world champ' durante um ano quase com n' 'faces' a tentarem sem sucesso retirar cinto de Morgan...para no fim ajudar-se a “pushar” alguém que não é agora um 'main eventer' (Pope, por exemplo) dando o cinto a ele. Ou seja, Morgan é wrestler para estar sempre no 'mid card'/'upper-card', com poucos títulos mundiais mais com reinados longos. Então porque não foi campeão até agora?

Bem, na WWE suspeito que faltou a Morgan ser amigo de certas pessoas pois vemos vários wrestlers inferiores a ele (Barrett, Drew, Ezikiel, Ryan, etc) com 'pushes' bem maiores.

Na TNA começou por ser visto como “mais um tosco” mas graças à sua técnica no ringue e no microfone isso mudou passado um ano. Contudo, tem tido azar porque tem apanhado wrestlers a meio de 'pushes' fortes com títulos mundiais: Kurt Angle e AJ Styles em 2009 e este ano Jeff Hardy e Mister Anderson.

Ele tem conseguido alternar entre 'face' e 'heel' com sucesso e creio que a TNA anda atenta. Suspeito que depois de Mister Anderson ter sido consolidado definitivamente no 'main-event' o próximo será mesmo Morgan (ou Pope), pois a própria TNA só ganha com isso. Por enquanto não esperem portanto que Morgan chegue lá por estarmos a meio de uma 'feud' Anderson/Hardy/RVD...mas lá para o Verão poderão ter novidades e como disse acima, poderá ser um 'push' longo até ao Bound for Glory.
Com tecnologia do Blogger.