Ultimas

A elite dos oito maiores do wrestling


A sitcom hilariante da NBC, 30 Rock ajudou recentemente a popularizar um termo da indústria do entretenimento. O EGOT.

Esta palavra é usada para referir os poucos elitistas que atingiram o “Grand-Slam” do entretenimento: terem ganho um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony.

Na história da arte, apenas uma dúzia de pessoas tem a distinção de ser um EGOT. Entre elas incluem-se pesos pesados como Mel Brooks, Audrey Hepburn e Whoopi Goldberg.....

Apanhado nas alturas dos prémios eu pensei: E se o Wrestling tivesse o equivalente a um EGOT?
Tinha de ser sobre os poucos wrestlers que alcançaram quatros dos mais prestigiosos feitos no desporto. Eu não estou a falar de ganhar um título mundial, que é algo dado a alguns wrestlers. Em vez disso tem de ser algo que relativamente poucos na historia alcançaram.

Então eu pensei nestes quatro critérios: Ter ganho um Royal Rumble, ter competido num combate pelo World Heavyweight Championship na Wrestlemania, ter ganho o prémio de Wrestler do Ano pela PWI e ter sido o nº1 no PWI 500.

Infelizmente não há sigla para tal lista de wrestlers que alcançaram estes quatro feitos então temos de nos contentar com isto WRM1's (Wrestler of the year, Rumble winner, Mania headliner e #1 ranked.)

Então cabe me a mim revelar pela primeira vez os WRM1's do Wrestling:

1. Hulk Hogan
2. Steve Austin
3. Triple-H
4. Brock Lesnar
5. Chris Benoit
6. Batista
7. John Cena
8. Randy Orton

É uma lista interessante quer por quem está quer por quem não está. Lesnar cuja carreira no wrestling apenas durou dois anos faz parte da lista, mas alguns dos melhores de sempre incluindo Shawn Michaels e Ric Flair não o fazem (A Flair falta um #1 no PWI 500. Michaels, surpreendentemente nunca foi votado para lutador do ano).

Obviamente, há várias razões para esta lista ser mais do que uma montra de grandeza no Wrestling. Por uma, desde 1993, ganhar o Rumble e ser main eventer da Wrestlemania andam de mãos dadas um com o outro (apesar de dois vencedores do Rumble, Austin em 1997 e McMahon em 1999 não tiveram os seus combates pelo título) Mas Hogan e Flair ganharam Rumbles e foram cabeças de cartaz antes de os dois feitos serem sinónimos.

E, alguns destes feitos tem histórias mais longas que outros. Por exemplo o “PWI 500” começou em 1991, desclassificando alguns dos melhores de sempre cujo auge veio antes disso (incluindo, naturalmente, Flair)

No entanto e considerando o “tamanho” dos oito lutadores na minha lista, acho que o meu WRM1 tem algum mérito.

Algumas curiosidades sobre os a elite dos oito:

- Steve Austin é o único a ter conseguido os quatro feitos pelo menos duas vezes. Ganhou o prémio de lutador do ano duas vezes, também por duas vezes liderou o PWI500, ganhou três Rumbles e esteve em três combates pelo título mundial na Wrestlemania.

- Três dos oito homens também ganharam a “Triple Crown” da WWE- O WWE Heavyweight Title, o Intercontinental Title e Título de Tag Team. Eles são Austin, Triple H e Orton. (Benoit nunca ganhou o título WWE original, mas antes o World Heavyweight Championship criado em 2002).

- Três dos homens também já ganharam o King of the Ring: Austin, Triple H e Lesnar.

- Seis dos homens ganharam mais que uma versão de um título mundial. Hogan e Benoit ganharam títulos mundiais na WWE e na WCW. Triple H, Batista, Orton e John Cena cada um ganhou quer o WWE Heavyweight quer o World Heavyweight.

- Lesnar foi o único a ganhar um título mundial na UFC

- Já todos lutaram na WWE. Quatro deles lutaram na WCW: Hogan, Austin, Triple H e Benoit. Apenas Hogan lutou na TNA.

- Dois estão no WWE Hall of Fame (Hogan e Austin) e quatro no Wrestling Observer Hall of Fame (Hogan, Austin, Benoit e Triple H).

- Lesnar foi o mais novo a alcançar os quatro feitos. Tinha 26 anos em 2003 quando ganhou o prémio de lutador do ano. Hogan foi o mais velho, tendo 38 anos quando foi o nº1 no PWI 500.

- Apenas um lutador a tempo inteiro está a um feito de fazer parte da lista. Kurt Angle a quem lhe falta um Rumble. O Semi-Activo Kevin Nash precisa de um Royal Rumble para também o alcançar. Como mencionei antes, o retirado Flair só não tem um nº1 no ranking do PWI500.

- E todos os oito homens, na minha opinião, são infinitamente mais talentosos que a Whoopi Goldberg

E os leitores, concordam com esta lista, algum nome a acrescentar, retiravam algo, digam de vossa justiça!

Oriignal de Al Castle, PWI Senior Writer com tradução de Hawk
Com tecnologia do Blogger.